« Responder #1440 em: Março 06, 2025, 11:40:23 am »
Exército e BAE Systems discutem a produção no Brasil do obuseiro 105 mm AR Light Gun

Entre os dias 26 e 27 de fevereiro de 2025, a Diretoria de Fabricação (DF) realizou uma reunião com a empresa BAE Systems para discutir a produção nacional, sob licença, do obuseiro 105 mm AR Light Gun.
O evento foi realizado no Escritório da DF em Brasília e contou com a participação de representantes da DF, do EME, do COLOG e da empresa BAE Systems.
O Diretor de Fabricação iniciou a reunião apresentando os participantes e destacando a relevância do evento para o Exército Brasileiro, o que foi corroborado pelo Chefe do EPEx, que ressaltou a necessidade de modernizar o Sistema de Artilharia de Campanha do EB. Em seguida, diversos debates técnicos e operacionais sobre os obuseiros 105 mm AR foram realizados entre os participantes.
Durante a reunião, foram discutidas as expectativas do Exército Brasileiro para a obtenção da licença de produção dos obuseiros 105 mm Light Gun no país, destacando o potencial fabril dos Arsenais de Guerra e a importância de sua plena utilização.
A BAE Systems, por sua vez, apresentou suas perspectivas e os benefícios da nacionalização da fabricação, reforçando as oportunidades estratégicas para ambas as partes.
Além disso, foram definidos os próximos passos para avançar na negociação do projeto de fabricação nacional, sob licença, dos obuseiros 105 mm Light Gun. Também foi debatida a possibilidade de um acordo entre os governos brasileiro e britânico para viabilizar futuras colaborações entre as Forças Armadas de ambos os países no emprego dos obuseiros em operações e treinamentos.
Na busca constante por projetos que gerem Poder de Combate, o Sistema de Fabricação ressalta a importância da produção nacional dos obuseiros 105 mm, de forma a garantir a soberania nacional, assegurar a modernização do Sistema de Artilharia de Campanha e impulsionar o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa.
FONTE: DF/EB / https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/exercito-e-bae-systems-discutem-a-producao-no-brasil-do-obuseiro-105-mm-ar-light-gun