Casa nova: 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea já tem pavilhão só para manter os Gepard
A 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, de Santa Maria (RS) – orgânica da 6ª Brigada de infantaria Blindada (sediada na mesma cidade) –, já tem pronto um pavilhão oficina construído, especialmente, para prover a manutenção das suas 16 viaturas de defesa antiaérea Gepard 1A2 (VBC D AAe Gepard 1A2).
O edifício já foi vistoriado por oficiais da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e do Centro de Doutrina do Exército.
Duas Portarias do Exército datadas de 25 de junho de 2013 promoveram mudanças em baterias de Artilharia Antiaérea do sul do Brasil.
A primeira transformou a antiga 11ª Bateria AAe Leve em 11ª Bateria AAe Leve Autopropulsada, transferindo-a à subordinação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa, dotada de carros de combate Leopard 1A5.
A outra mudança foi feita na 6ª Bateria de Artilharia AAe, de Santa Maria, convertida em 6ª Bateria de Artilharia AAe Autopropulsada – mantendo-se, nesse caso, a subordinação à 6ª Brigada Blindada.

Copa – Os carros de defesa antiaérea foram adquiridos aos estoques do Exército da República Federal da Alemanha, dentro de um planejamento que teve início ainda em 2011.
O Exército comprou 34 unidades, ao preço total de R$ 78,4 milhões de Reais. O emprego imediato das viaturas será na defesa do espaço aéreo brasileiro, particularmente durante grandes eventos.
Os oito primeiros Gepard chegaram ao Brasil no primeiro semestre de 2013. Metade desse lote foi encaminhada ao bairro Perpétuo Socorro, sede da 6ª Bateria, em Santa Maria. Já nesse ano os blindados da Bateria participaram do esquema de segurança montado pelo governo federal para a Copa das Confederações.
Fonte: http://www.planobrazil.com/casa-nova-6a ... os-gepard/