E o mais engraçado é que se tivermos os valores Gregos em conta, os nossos 28, contando com os B, ficaria por "apenas" 90 milhões de €!

Penso ter lido que o upgrade de MLU para V ficaria por 10€M a unidade. Mas não me comprometo com esses valores pq já foi há uns tempos. E penso que não seria para fazer upgrade aos 28 por causa das horas de voo, embora a LM diga que dá para estender a vida das células atualizadas para V em aviões mais antigos.
Se calhar €150M deviam bastar para este programa ir para a frente. Nada proibitivo.
Se fosse feito só as celulas com menos horas e com o SLEP incluido para 12 mil horas de voo, não devia passar muitos dos 100 milhões de €.
Mas há outros tach... quer dizer, prioridades.

O estudo de modernização dos F-16 portugueses não inclui reforço estrutural, porque dada a taxa de esforço prevista as 8000 horas dão para voar até meados da década de 2040.
Tendo em conta o contrato de modernização das células marroquinas (F-16C), o custo de modernização para o padrão V anda pelos 42M USD a unidade, embora este inclua TGPs Sniper e outro equipamento auxiliar. Já o programa de Taiwan (F-16A - portanto mais próximo dos nossos F-16) anda pelos 30M USD a unidade, incluindo igualmente material adicional. São no entanto 141 células, o que pode fazer baixar o preço unitário, além de o contrato já ser de 2012.
O calcanhar de Aquiles da nossa frota continua no entanto a ser o motor (tal como da frota de Taiwan)