Nesse aspecto, talvez os F-16BM servissem. Vários países usam aeronaves de treino desarmadas. Além de que um ST nunca vai replicar o tipo de armamento do F-16, nomeadamente no que diz respeito a mísseis BVR, e eventuais mísseis anti-navio e de cruzeiro (caso tivéssemos
).
Nós seguimos a "escola" da USAF seguramente, mas nada impede vermos como fazem outros países. Podem é dar esta formação mais avançada de armamento em aeronaves bilugar como os nossos F-16B, mas nós também temos poucos, acho que são 4, com tantas vendas já nem sei.
Em relação ao armamento, pois o ST não utiliza misseis BVR nem Harpoon, mas usa canhão e pode usar diverso armamento nas asas guiado ou não guiado, por isso se a diferença é apenas o BVR (o Harpoon não temos como muito bem disse), essa parte pode ser ensinada nas esquadras de F-16.
Temos poucos BM, mas dada a quantidade de pilotos que formamos, se calhar até devem chegar... E supostamente têm menos desgaste que os monolugar.
Sim, o ST deve servir para o essencial, mas quando for para andar de F-16, têm que aprender tudo na mesma.
Nós por acaso temos mísseis BVR? E radares para isso?
É que a partir de 1500 pés a distância para o horizonte já é semelhante ao limite de detecção do radar (se os valores de 83kms estiverem certos). Estou a referir-me aos APG-66 (V)2 dos F16.
Temos, poucos, mas temos. AIM-120C5 creio eu. Era um dos pontos fulcrais do MLU, dar capacidade aos F-16 de lançar mísseis BVR. O radar é de facto algo limitado, mas para isso até há solução, é modernizar com o novo radar AESA.
O alcance de detecção do radar vai depender dos objectos a detectar. Um avião comercial vai conseguir ser visto a uma distância muito maior, que um caça. Vai depender do RCS do objecto detectado.