Quantos foram para a FAP e Marinha, visto que o exército "arrumou as botas voadoras"? Estamos em Portugal, república das bananas...

É uma pergunta retórica ou a sério? Não foi nenhum, pois esses oficiais e sargentos do exército já não teriam idade para sair do exército e iniciar carreira militar noutro ramo.
Para os aproveitar noutro ramo teria que ser algo semelhante ao que aconteceu com os Paras quando foram para o exército, isto é, transferir a força toda de um lado para o outro, ou seja, transferir/fundir a UALE com a esquadra 552 da FAP, ou criar uma unidade de helicópteros conjunta exército-FAP, algo completamente revolucionário por cá.
Nunca aconteceu, dá trabalho e ninguém (exercito e FAP) achou que valeria a pena, o exército perdeu a capacidade mas não queria perder esses elementos, queria que eles continuassem no exército nas funções que talvez tivessem antes, muitos deles então mandaram o exército passear e foram fazer pela vida na aviação civil.
A FAP pode continuar a ser a componente aérea militar e futuros planos de helicópteros tácticos (e verba) passa pela Força Aérea.
Esses pilotos do exército irem para a Marinha...

, lol, acredito que ninguém tocou no assunto, os nomes dos postos são diferentes, nem a Marinha quer essas misturas.