Olivença

• 2865 Respostas
  • 898498 Visualizações
*

garrulo

• Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1245 em: Janeiro 04, 2007, 11:12:47 pm »
Caedlu, en españa los problemas territoriales se solucionaron con la costitucion de 1978 y los sucesivos estatutos de autonomia .La existencia de ETA es solo un residuo irracional que tiene 100.000 votantes, ese es su sustento en una poblacion, la del pais vasco de 210.0000
Esos planteamientos irreductibles de 100.000 votantes y 1000 activistas no pueden hacer mella en un estado de derecho con 45.000.000 de personas.
Los derechos individuales y colectivos estan salvaguardados en mi pais, a los terroristas leña, con la ley en la mano.
« Última modificação: Janeiro 05, 2007, 10:20:06 am por garrulo »
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1246 em: Janeiro 05, 2007, 06:17:31 am »
Citação de: "manuel liste"
Citação de: "Jose M."

Los extremeños (oliventinos incluidos) seremos los más pobres y míseros de la Península, pero de cervezas y jamones que no nos discutan...

Claro que en el resto del Alentejo tampoco se come mal  :sil:

*

HISPANIXREX

• Membro
  • *
  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1247 em: Janeiro 05, 2007, 07:55:10 am »
Me hace mucha gracía cuando se expone, en este FORO, argumentos y algunos foristas responden con amenazas, insultos, etc y al responder a estas amenazas salta otros foristas que se creen más educados y actuan en plan negociador.

Normalmente me expreso bien, se entiende y se observa claramente que mis argumentos son totalmente pro-españoles; hasta aquí todo normal pero cuando me amenazan respondo y muchas veces con argumentos que no son rebatidos aunque deben ser verdad o tienen que doler porque las únicas alegaciones suelen ser del tipo "insulto contra España".

En cuanto a José M. pues que te voy a decir, que vas de buen rollito pues lo aplicas a todos los foristas, no solo a los españoles.Yo creo que Cabeça es suficiente mayor para que se defienda sólo, no necesita a nadie para que medie.

Solamente he indicado que si él amenaza también puede ser amenazado.

Y vuelvo a lo de siempre, argumentos, argumentos, argumentos pero de 2007.

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1248 em: Janeiro 05, 2007, 08:35:40 am »
Citação de: "HISPANIXREX"
En cuanto a José M. pues que te voy a decir, que vas de buen rollito pues lo aplicas a todos los foristas, no solo a los españoles.Yo creo que Cabeça es suficiente mayor para que se defienda sólo, no necesita a nadie para que medie.

Es que para cabrearme ya tengo el trabajo y mi suegra, y para disgustarme las estadísticas de don Manuel Liste...

Imagino que el senhor Cabeça de Martelo no me necesita para defenderlo, pero si nos dedicamos a insultarnos unos a otros el debate se desvirtúa.

Por otra parte sólo insulta quien puede, pero no quien quiere, y hay afirmaciones como las que insultan y menosprecian a España que sólo sirven para darnos superioridad ética. Del mismo modo creo que si yo insultara a Portugal perdería muchas de mis razones.

Recibe un cordial saludo.

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #1249 em: Janeiro 05, 2007, 11:16:01 am »
Citação de: "HISPANIXREX"
(...)
Y vuelvo a lo de siempre, argumentos, argumentos, argumentos pero de 2007.

Muito bem. Comece você que ainda não o fez
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23347
  • Recebeu: 4272 vez(es)
  • Enviou: 3016 vez(es)
  • +3159/-4572
(sem assunto)
« Responder #1250 em: Janeiro 05, 2007, 11:37:06 am »
Cabeça, qué te parece si mientras estos discuten sobre neardentales y cromagnones me invitas a una SUPERBOCK?

Sem problemas, aceito e convido-o com muito gosto, o problema é q estamos muito longe. Como já disse, aqui já se disse tudo, não se discute assuntos, insulta-se. Daqui a nada estão a debater as diferenças rácicas entre os Portugueses e os Espanhóis...  :roll:

Caro HISPANIXREX, eu realmente já sou crescido o suficiente para me defender por mim próprio, mas o que se passou é que eu não percebi o que queria dizer, ao qual tive dois colegas do fórum que explicaram o que queria dizer. Eu li o que escrevi e não encontrei nenhum insulto. Acho que há meia dúzia de pessoas que gostam e querem andar aqui aos insultos (Portugueses e Espanhóis), eu pessoalmente acho isso uma infantilidade e como tal não participo. Pesquise os meus posts aqui no fórum e veja o que eu escrevo e o que eu penso, depois venha falar comigo, ok?!
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1251 em: Janeiro 05, 2007, 12:44:56 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Cabeça, qué te parece si mientras estos discuten sobre neardentales y cromagnones me invitas a una SUPERBOCK?

Sem problemas, aceito e convido-o com muito gosto, o problema é q estamos muito longe. Como já disse, aqui já se disse tudo, não se discute assuntos, insulta-se. Daqui a nada estão a debater as diferenças rácicas entre os Portugueses e os Espanhóis...  :roll:

Perdonad que escriba en español,  ando con prisa...

Pues es una pena que ya se haya terminado el tópico y parezca que no queda nada por decir... Yo tengo curiosidad por saber ciertas cosas como por ejemplo: la torre del puente de Ajuda hacía que fuera muy estrecho para pasar carros ¿las mercancias se pasaban en barca?. El puente de Ajuda permaneció destruido durante un siglo antes de la toma de Olivenza, con lo que el paso de las tropas portuguesas hacia Olivenza se realizaba por Badajoz ¿era un modo de controlar la guarnición de Olivenza?. En 1811, las tropas portuguesas al mando de Lor Beresford tomaron Olivenza a los franceses, el General Castaños (español) exigió a Beresford la entrega de la plaza a España, los portugueses quisieron quedarse con Olivenza, pero se vieron forzados a obedecer a Beresford, ¿por qué tomo Inglaterra esta decisión?

Claro que parece más interesante averiguar quien es más macho, si el portugués o el español...

Saludos cordiales, seguiré mirando de tanto en tanto el topic por si aparece un post de calidad.

*

mllom

• Membro
  • *
  • 74
  • +0/-0
A Barbudio
« Responder #1252 em: Janeiro 05, 2007, 01:04:24 pm »
Lo de usted es de premio. Dice que lo de Portugal con los pueblos indígenas brasileños fue en "buena lid" porque eran pueblos salvajes y caníbales. Sabe usted la historia del pueblo Maya o azteca? sabe de sus sacrificios y qué también realizaban canibalismo? Eso no justifica cualquier tipo de masacre, ni a ustedes ni a nosotros. Los ingleses? cuantos aborígenes hay en australia. Le repito TODOS los pueblos europeos hicieron barbaridades. Ustedes es que son muy buenos, por eso les echaron a patadas de Angola y ¿qué tiene que ver que abolieran la esclavitud en 1860 si se llevaron casi 2 siglos tratando a la raza negra como a perros?. AUTOCRÍTICA SEÑOR.
Qué está diciendo de que el PSOE de Galicia se autodefinió com independentista :lol:
Y no se les ocurra darnos lecciones de terrorismo, por desgracia además de en progreso, calidad de vida y riqueza en esos también les podemos dar lecciones a gente como usted. Van más de 800 muertos españoles a manos de estos malnacidos. Pero España no se rinde NUNCA, eso lo habrá comprobado a lo largo de la Historia, incluso en la guerra de Cuba en una situación desesperada la armada salió a luchar con barcos de madera contra barcos de acero pero no se rindió. Fue una masacre pero España no fue la reina del mundo durante 2 siglos por casualidad. Estoy orgulloso de la Historia de mi pueblo en sus victorias y derrotas, con lo bueno y lo malo. La Historia hay que asumirla y no hicimos más que lo que hizo el resto de Europa USTEDES INCLUIDOS.
En cuanto a los castellanos en Cataluña no sé cómo serán tratados pero a mí me han tratado muy bien cuando he ido. Respeto su lengua y es parte, como las demás, de España, por eso no tengo ningún problema.
Usted solo rebosa resentimiento y odio visceral a España, algo le habrá pasado. Intente llevar la vida lo mejor posible con España porque llevamos 500 años así, y así seguirá. Le digo más en caso de que alguna autonomía quisiera independizarse, me da igual porque seguiré igual de orgulloso de ser español y ante los problemas nuestro pueblo siempre ha dado lo mejor de sí. Mayor es su problema cuando un 30% de portugueses les gustaría unirse a España (según un diario luso, ¿cómo explica usted eso?) A mí me daría verguenza que el 30% de los españoles quisiesemos ser parte de otro país.
Por último no quiero que parezca que tengo ningún problema con los portugueses, es más, he estado multitud de veces en Portugal y siempre me han tratado de maravilla. Estoy seguro que la reprsentación que hay en este foro es sesgada. Un foro de defensa se llena de nacionalistas acérrimos y supongo que será el caso de este foro. Aprecio a Portugal y los portugueses y los seguiré tratando igual de bien a pesar de gente como Barbudio.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #1253 em: Janeiro 05, 2007, 02:09:59 pm »
======
NOTA

Caro Mllom, as suas afirmações estão fora do contexto relativo à questão de Olivença!

======

Não temos nada que ver com o seu desejo de defender Castela, no caso de outros países abandonarem o Estado Espanhol. Isso trata-se noutro tópico, e recomendo o relativo aos separatismos.

= = = = = =

Jose M.

As questões que refere já foram tratadas anteriormente. De facto este tópico já tem muitas páginas e isso torna complicada a gestão da informação.

Só há relativamente pouco tempo me detive sobre a questão da ponta da Ajuda.
De facto nos livros que tenho sobre o tema de Olivença, praticamente não referem a ponte.

Confesso que não entendo muito bem a razão do tipo de construção, tendo em consideração que já estamos num periodo em que dominam os canhões.

A largura da ponte (largura = anchura em castelhano) decorre de ser uma constução militar, pensada para a possibilidade de se poder defender com facilidade.
Quanto mais estreita for a construção, maior será a facilidade de defender o terreno próximo de um ataque inimigo, porque só algumas tropas podem passar de cada vez.

A mais famosa demonstração desta tática, ainda hoje, e passados milhares de anos, é a batalha de «Termopilae» ou Termópilas em que os espartanos, que eram muito poucos, conseguiram parar o avanço dos Persas que eram em  quantidade imensamente superior.

É natural que as dificuldades de comunicação tornassem a defesa de Olivença um problema e que em última análise tenham levado a que a avaliação da situação por parte do comandante da praça o levassem à rendição em 1801.

= = = =

Olivença, como referiu, voltou a ser tomada pelas tropas do exército luso-britânico.
Este tomada é importante, porque quando a Espanha ocupou Olivença, fe-lo atacando Portugal, porque a Espanha era aliada da França, enquanto que Portugal não o era.

Os ingleses voltaram a entregar Olivença aos espanhois por uma razão absolutamente simples:

No caso de entregar Olivença aos portugueses (o que seria o mais lógico e mais justo) os ingleses pensaram primeiro nos seus interesses militares e tiveram medo que entregar uma praça a Portugal, provocasse uma alteração no posicionamento das milicias espanholas, em que o exército Lus-britânico se apoiava para lutar contra os franceses.

Não nos podemos esquecer que as milicias espanholas eram incrivelmente desconfiadas dos ingleses. Enquanto os portugueses viam os ingleses como seus aliados naturais - O exército luso-britânico era misto, e havia unidades inglesas sob somando português e unidades portuguesas sob comando inglês, os espanhóis viam os ingleses quase como tão maus como os franceses.

A decisão de voltar a entregar Olivença aos ingleses, depois de muitos portugueses terem morrido para a libertar, foi uma decisão politica e estratégica.

Reduziu a desconfiança que os espanhóis tinham relativamente aos ingleses e permitiu aumentar a colaboração com as várias milicias espanholas, a qual acabou por permitir o avanço das forças portuguesas e inglesas dentro da Espanha, até à última batalha em Vitória (se não me engano), quando finalmente uma força portuguesa expulsa os últimos franceses da peninsula ibérica.

Como pagamento, ficámos com os mortos, com o esforço e sem a terra.

Qualquer país e qualquer povo se sentiría injustiçado com este tipo de situação.[/quote]
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

mllom

• Membro
  • *
  • 74
  • +0/-0
Sr. Papatango
« Responder #1254 em: Janeiro 05, 2007, 02:36:09 pm »
Tiene usted razón en que este no es el tópico adecuado para esta cuestión aunque debo recordarle que mi mensaje sólo fue una respuesta a uno realizado por un compatriota suyo de muy mal gusto y con una falta de respeto total hacia mi nación. Aún así comprendo lo expuesto por usted y no seguiré en este topic con el tema.
Sin más despedirme no sin antes aclararle que defiendo a España no a Castilla, supongo que habrá sido un lapsus por su parte, no le creo tan torpe de confundir estas 2 realidades.
Un saludo

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1255 em: Janeiro 05, 2007, 03:57:14 pm »
Papatango escreveu:
Os ingleses voltaram a entregar Olivença aos espanhois por uma razão absolutamente simples:

No caso de entregar Olivença aos portugueses (o que seria o mais lógico e mais justo) os ingleses pensaram primeiro nos seus interesses militares e tiveram medo que entregar uma praça a Portugal, provocasse uma alteração no posicionamento das milicias espanholas, em que o exército Lus-britânico se apoiava para lutar contra os franceses.

Não nos podemos esquecer que as milicias espanholas eram incrivelmente desconfiadas dos ingleses. Enquanto os portugueses viam os ingleses como seus aliados naturais - O exército luso-britânico era misto, e havia unidades inglesas sob somando português e unidades portuguesas sob comando inglês, os espanhóis viam os ingleses quase como tão maus como os franceses.

Nao concordo. No tratado de Amiens de 1801 Inglaterra  reconhecia que Olivença era terra legitimamente espanhola, mesmo que a ilha Trinidad era legitimamente inglesa. Se Beresford houvisse permitido que Portugal ficara em Olivença, Inglaterra tinha que tornar Trinidad a Espanha.

As vezes temos de desconfiar dos "aliados naturais".

Cumprimentos.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #1256 em: Janeiro 06, 2007, 12:25:13 am »
Nao concordo. No tratado de Amiens de 1801 Inglaterra reconhecia que Olivença era terra legitimamente espanhola, mesmo que a ilha Trinidad era legitimamente inglesa. Se Beresford houvisse permitido que Portugal ficara em Olivença, Inglaterra tinha que tornar Trinidad a Espanha.
Faltou dizer que teria que devolver também Gibraltar...
:roll:  :roll:

-----------------------------------------------------------
Mas de que forma é que um tratado entre a Grã Bretanha e a França (embora uma parte diga respeito à Espanha) pode ter alguma coisa a ver com a invasão de território português por parte da Espanha?

São coisas completamente diferentes.

Além disso, há outras questões:
A Espanha juridicamente não existe como Estado quando o exército luso-britânico toma Olivença.
Aliás, como sabe, a Catalunha, Aragão e Navarra, foram mesmo integrados na França.

Ao contrário de Portugal, que continuou a existir legalmente quando a capital do país passou para o Rio de Janeiro, a Espanha teve o rei feito prisioneiro e o poder usurpado pelos franceses.

O resultado, foi que os movimentos de oposição que apareceram por toda a Espanha não eram mais que pequenos movimentos regionais não reconhecidos como Estado.

Quando o exército luso-britânico ocupa finalmente Olivença, conquista-a à França e ao Reino da Espanha, o qual tinha deixado de existir, mas era legalmente representado pelos franceses.

Olivença era assim, por Direito de Conquista, legitimamente portuguesa novamente. Os exércitos de Beresford, do ponto de vista legal, obedeciam ao Rei de Portugal (é claro que todos sabemos que a realidade era outra).

Ou seja: Os acordos entre britânicos e espanhois e franceses, tinham caducado e não tinham validade alguma quando Olivença foi retomada.

= = = = = =

O problema eram as milicias, umas mais desconfiadas que outras. Verdade se diga que os ingleses também não ajudaram nada na desconfiança que os espanhois tinham deles e com o saque de algumas cidades espanholas pelos ingleses essa desconfiança apenas aumentou.

Em Portugal, sabia-se perfeitamente que havia pressões enormes sobre Wellington e sobre Beresford, para que este pressionasse Wellington, no sentido de tomar Olivença para Portugal, o que finalmente aconteceu.

O problema é que como disse acima, qualquer alteração no comportamento das várias milicias espanholas poderia ter consequências muito graves para o exército anglo-português, que dependia em absoluto da capacidade e vontade das milicias espanholas em atacar as retaguardas francesas, impedindo assim que os franceses conseguissem reunir forças significativas para atacar Portugal.

A entrega de Olivença novamente aos espanhóis, depois de ter sido conquistada pelo exército luso-britânico corresponde a uma decisão politica, estudada e pesada durante um longo periodo. A opção por manter Olivença sob controlo espanhol teve como objectivo evitar problemas, numa situação que era complicada e quando a vitória sobre os franceses ainda estava muito longe de ser certa.

Cumprimentos

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1257 em: Janeiro 06, 2007, 05:49:36 am »
Papatango escreveu:
 Mas de que forma é que um tratado entre a Grã Bretanha e a França (embora uma parte diga respeito à Espanha) pode ter alguma coisa a ver com a invasão de território português por parte da Espanha?

Tratado de Amiens de 1802
Artículo VII.- Los territorios y posesiones de  Su Más Leal Majestad (Portugal) se mantendrán íntegramente en su estado anterior a la guerra. Sin embargo, los límites de la Guayana francesa y portuguesa se fijan en el río Arrowary (...) desde su desembocadura... hasta su nacimiento y luego en una línea recta que transcurre desde su nacimiento hasta el río Branco, hacia el oeste. La República francesa dispondrá de soberanía plena sobre la orilla izquierda del río Arrowary, desde su desembocadura hasta su nacimiento, así como los territorios al norte de la línea descrita (...) Los acuerdos pactados entre las cortes de Madrid y Lisboa sobre los límites de ambos estados en Europa, se adherirán a lo estipulado en el tratado de Badajoz.

Gibraltar é anterior a esta guerra, é de ahí que nao foi afectada.

Papatango escreveu:
A Espanha juridicamente não existe como Estado quando o exército luso-britânico toma Olivença.
Aliás, como sabe, a Catalunha, Aragão e Navarra, foram mesmo integrados na França.

Acho que todos desejamos que voçé mostre os documentos que provem as suas palavras.

Papatango escreveu:
Olivença era assim, por Direito de Conquista, legitimamente portuguesa novamente. Os exércitos de Beresford, do ponto de vista legal, obedeciam ao Rei de Portugal (é claro que todos sabemos que a realidade era outra).

Entao, existe o Direito de Conquista o 14 de Abril de 1811 mas nao o 10 de maio de 1801?.

Papatango escreveu:
Ou seja: Os acordos entre britânicos e espanhois e franceses, tinham caducado e não tinham validade alguma quando Olivença foi retomada.

Entao, em 1811 ja ficaram "caducados" os acordos de 1801 e 1802, mas em 2007 ainda nao "caducou" um Tratado de 1815? Seja cuidadoso com os iogurtes e as caducidades.  :P

Papatango escreveu:
O resultado, foi que os movimentos de oposição que apareceram por toda a Espanha não eram mais que pequenos movimentos regionais não reconhecidos como Estado.

Quando o exército luso-britânico ocupa finalmente Olivença, conquista-a à França e ao Reino da Espanha, o qual tinha deixado de existir, mas era legalmente representado pelos franceses.

Concordo com voçé, nos tinhamos dois reis que nao ordenavam e uma Junta Central. Vos tinham Um rei e dos capitais: uma Rio de Janeiro para manter o orgulho e outra Londres para ordenar. A falar do rei em Brasil em Espanha se diz "que es como tener un tío en Graná, que ni tienes tío ni tienes ná". E desde tao longe a sua "Leal" Majestade diz que o Tratado de Badajoz nao era válido.

Nao, nao gosto dos desprezos, e rogo que o minho anterior párafo seja considerado irónico.

Caro Papatango, as "pequenas milicias regionais" de uma Naçao que segundo voçé nunca existiu, foram as que impediram aos franceses chegar a Rio de Janeiro (o Rei de Portugal ainda podia ir a Macau e ter lá a capital)

Cumprimentos.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #1258 em: Janeiro 07, 2007, 10:34:03 pm »
Citação de: "Jose M"
Acho que todos desejamos que voçé mostre os documentos que provem as suas palavras.
Documentos a provar o quê?

Que os reis de Espanha eram reféns dos franceses, que foram aprisionados e que foram substituidos por familiares do próprio Napoleão?

Ou que Napoleão tinha planos para redesenhar as fronteiras da peninsula, removendo a Catalunha e partes de Aragão ao governo em Madrid, entregando Portugal como compensação?

= = = =

Entao, existe o Direito de Conquista o 14 de Abril de 1811 mas nao o 10 de maio de 1801?.
Se verificar bem, notará que eu nunca neguei a ninguém esse Direito de Conquista!
A Espanha, tem efectivamente o Direito de Conquista sobre Olivença na Guerra das Laranjas em que Godoy precisava de qualquer coisa para justificar uma guerra absurda.

Aliás, é uma questõa já colocada há muito tempo pelo Sierra002.

A questão não é esse direito, mas sim os tratados subsequentes.

Evidentemente que eu não sou espanhol, logo não tenho dois pesos e duas medidas.
O Direito de Conquista aplica-se nos dois casos. A ultima entidade a tomar Olivença foi o exército Luso-britânico, que doa a quem doer, era técnicamente uma força dependente em última instância do Rei de Portugal.

= = = = = =

Citação de: "Jose M"
Um pouco de seriedade.
A caducidade decorre da violação dos acordos e não do tempo que entretanto decorreu.

Concordo com voçé, nos tinhamos dois reis que nao ordenavam e uma Junta Central. Vos tinham Um rei e dos capitais: uma Rio de Janeiro para manter o orgulho e outra Londres para ordenar. A falar do rei em Brasil em Espanha se diz "que es como tener un tío en Graná, que ni tienes tío ni tienes ná". E desde tao longe a sua "Leal" Majestade diz que o Tratado de Badajoz nao era válido.
Essa é a sua opionião.
Portugal tinha apenas uma capital, chamada Rio de Janeiro. Era ali que se encontrava a corte, o Rei e a administração do Estado.

Não sei se a capital no Rio de Janeiro era só para manter o orgulho, mas o que sabemos é que a Espanha independente não tinha capital em lado nenhum, o os poucos lugares onde existia, existia porque os ingleses a apoiavam e defendiam.

E Sua Leal Majestade, tinha o direito legal de determinar se o tratado era válido ou não!!! Já Sua Majestade Católica, estava nos calabouços dos franceses e não podia dizer nada! :roll:  :mrgreen:

Então agora os bandos de espanhois que andavam rotos e nus pelas estradas a assaltar os franceses impediram que estes chegassem ao Brasil?  :mrgreen:

José M. ->
As milicias regionais espanholas, tiveram a relevância que todos lhes reconhecem, e que a que eu já me estou farto de referir.

Ao contrário dos espanhóis, nós temos capacidade para conseguir ver as coisas de forma mais racional e menos «furiosa».

As milicias no entanto nunca foram um exército. Não havia exército espanhol e se alguém o afirmar está a mentir ou por desconhecimento ou por tentativa propositada de mentir.

As várias milicias tinham comportamentos muito diferentes entre si. Algumas detestavam os ingleses quase tanto quanto os franceses e era quase impossível falar com elas. Outras eram consideradas muito mais fáceis de dialogar.

Lembro-lhe por exemplo que nas linhas de torres havia milhares de espanhóis dessas mesmas forças irregulares, muitos galegos e gente da região de Salamanca.

As forças irregulares espanholas não eram no entanto uma força combatente eficaz se vista como um exército.
Eles foram absolutamente importantes, para reduzir a capacidade dos franceses, mas não tenha ilusões.

Sem Portugal (o tal país com um rei que não mandava nada) e a sua aliança com a Grã Bretanha, sem os britânicos e sem os milhares de portugueses do exército regular (esse sim um exército a sério, ordenado organizado e enquadrado) ou das forças irregulares portuguesas, não haveria milicia espanhola que resistisse aos franceses.

Se não fosse assim, as forças do exército luso-britânico não tinham entrado em Espanha como entraram e não teriam sido elas a expulsar da peninsula os últimos franceses, quando as milicias espanholas já tinham voltado a casa.

Mas isto, é de facto um tema para outro tópico que não o de Olivença, e ainda mais porque acho que a questão de Olivença é uma questão de justiça e não uma mera questão jurídica, onde os espanhóis se escondem por detrás de questões técnicas, para defender o que é acima de tudo uma ofensa a Portugal, por parte de um povo que se diz nosso amigo e aliado, mas que nos humilha e ofende com aquela situação.

Cumprimentos

*

Spectral

• Investigador
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #1259 em: Janeiro 08, 2007, 09:11:20 pm »
Sem me querer intrometer na discussão de Olivença, nas fases mais avançadas da Guerra Peninsular existia certamente um exército regular espanhol, com formações organizadas, uniformizado e com oficiais nomeados pelas estruturas dirigentes. Ver por exemplo qualquer ordem de batalha dos aliados de um batalha dessa época ( estou a lembrar-me agora do livro "Salamanca" das Batalhas D'Portugal, mas já não tou em Portugal para o consultar e pôr os detalhes).

No entanto o exército espanhol regular não era bem visto pelos ingleses, que preferiam de longe as unidades portugueses sobre o seu comando. Aliás os ingleses achavam a acção das guerrilhas muito mais importante.

PS : Lembrei-me agora que tenho em formato PDF os livros Ospreys "The Spanish Army of the Napoleonic Armies"vol I (MAA321), III (MAA 334), autor Renee Chartrand. Quem estiver interassado em consultá-los pode enviar-me uma pm que eu envio-os  :wink:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman