Habla de que somos un pueblo de exterminadores ¿qué hizo Portugal en Brasil?
Portugal nunca levou a cabo politicas de genocidio organizado no Brasil, como os castelhanos fizeram com os Incas e Aztecas.
As mortes quando as houve foram o resultado espectavel do confronto entre a civilização cristão e culturas bárbaras onde o canibalismo e os sacrifícios humanos eram correntes. Portugal, ao contrário do país vizinho, não utilizou o genocídio como via de colonização, foi um civilizador, recorreu à força quando precisou, mas nunca concebeu sequer a ideia de exterminar tudo e todos. isso é uma invenção castelhana! E se fica indignado é porque a carapuça lhe serve, no fundo sabe que eu tenho razão.
¿quienes eran los reyes de la trata de esclavos africanos junto a Ingleses y Holandeses?
Portugal foi um dos primeiros paises a abolir a escravatura, em 1869.
Em espanha houve uma primeira tentativa em 1794 sob a egide francesa (Robespierre) de pouca duração. Reincidiu e só em 1886, forçada pelos EUA (Guerra Hispano-Americana) foi finalmente abolida, sendo assim um dos últimos países ditos civilizados a fazê-lo!
.
TODAS las potencias europeas se dedicaron a eliminar a los habitantes de las zonas conquistadas en mayor o menor medida sólo que si usted vá a México o Perú comprobará que el 70% de la población es amerindia (por tanto descendientes de los pueblos que usted dice exterminados)
nem todos, ingleses e franceses deram-se relativamente bem com muitas das tribos, os portugueses também, russos, dinamarqueses(bom esses acabaram por ser exterminados na america, pelos indios), etc. Nem vale a pena discutir muito isto, os espanhois foram de longe os piores.
...
Na realidade, no peru, apenas 45% da população é amerindia.
No sec 16 os Incas eram 12 milhões, hoje os amerindios são ... 12 milhões. Só agora recuperaram da matança e já lá vão quase 500 anos!
(a taxa anual de crescimento demográfico é hoje de 1,3%, mesmo fazendo as contas com base nesse valor, deveriam existir mais de 50 milhões de amerindios)
mientras que en Norteamérica no encuentra un indio ni yendo con un detective (si lo encuentra será en una reserva y probablemente alcoholizado por desgracia).
Segundo os últimos censos existem 3 milhões de índios. Os EUA não são exemplo para ninguém, se bem que em sua defesa se pode dizer que os índios da america do norte nunca foram tão numerosos como os da america do sul.
Pone enlaces de grupúsculos nacionalistas gallegos :shock: :shock: . Lo dicho no tiene ni idea.
Não sou eu que classifico o PSOE da galiza de independentista, acontece que eles sabem que uma significativa parte do seu eleitorado é independentista. Por alguma razão se aliaram a um partido notoriamente partidario da independencia.
Já agora... a ETA também é um grupusculo???
Algo más yo soy andaluz, por tanto no soy castellano y el tema recurrente por algunos foristas portugueses de que estamos subyugados
o somos víctimas del imperialismo castellano es patético, una muestra más de que no tienen ni la más mínima idea de lo que es España.
Por acaso até tenho já que vou muitas vezes a espanha, basta ver como são tratados os castelhanos em Barcelona por exemplo, não me admiraria se os empregados lhes cuspissem na sopa. Por contraste são bastante simpáticos com os Portugueses e ao contrário dos castelhanos não se importam nada que falemos com eles em Português, aliás, tudo menos o castelhano.
Deje de tratar con radicales, que es lo que me parece que hace para tener un concepto así de mi Nación y lea un poquito de Historia, le vendrá bien.
História?? basta ler os vossos jornais: atentado no aeroporto, bombas artesanais na galiza, ruptura da paz com a ETA, etc.
Por favor no escriba más chorradas y lo de preguntar a ETA
, verá, no tengo la costumbre de hablar con ANIMALES.
Faz mal, e o vosso governo também, é que eles zangam-se e depois quem paga são vitimas inocentes!!
Não sei que idade tem, mas se é jovem asseguro-lhe que ainda vai assistir ao desmembramento do seu rico país.
A Galiza é uma questão de uns 20 anos no máximo, até aderir à comunidade lusófona.
O País Basco e a Catalunha só estão à espera de um sinal de fraqueza de madrid.
Formarão decerto um espaço hispanico, mas serão independentes.