Saudações guerreiras
Durante un acto cultural de confraternización con el municipio vizcaíno de Érmua, el portavoz municipal del PP, Juan José Llorente Vara que asistía como invitado al recital conjunto que ofrecían la Filarmónica de Olivenza y un coro de la citada localidad vasca. se levantó de su asiento y pidió que cantaran en castellano. El edil oliventino anunció en voz alta que estaba dispuesto a gritar un «¡Viva Franco!» y pidió al público que le corearan. Juan José Llorente Vara levantó el brazo en ademán de realizar el saludo fascista y pidió a la banda de música que entonara el himno nacional. (Marzo 99)
Há gente para todos os gostos e ainda há muita gente a precisar de tratamento psiquiátrico, xiiiiissa-penico !!!
É com incredulidade que olho para estas frases escritas. Para mim este tipo de comportamento só reflete medo, porque sabem que estão comprometidos, porque sabem que estão em falta. É impossível não saberem de nada do que se tem vindo a passar, é impossível. «Viva Franco»!!!! Pois... Não têm onde se agarrar...
É exactamente aquilo que se tem vindo, por diversas vez, a afirmar, mas que até eu tive muitas renitências em admitir, pois achava por demais absurdo. É por demais evidente, que nos olham de uma maneira preconceituosa. É a única coisa que me lembro, eu não consigo ver outra coisa senão isto, que lhes tolda completamente a razão e os deixam completamente “cegos”. Que maneira tão baixa e redutora da condição humana, ao manifestar um sentimento de superioridade, a que a psicologia descreve, á luz da ciência, como sendo uma prova de: insegurança; fragilidade;instabilidade emocional; baixa auto-estima; fraqueza.
Com este tipo de expressões, é por demais evidente que os espanhóis ainda estão de ressaca, não sabem ou ainda não se reencontraram com eles próprios. Já tou a imaginar a quantidade de “peregrinações” ao “Vale do Caído”!!!!! É evidente que também há espanhóis que são honestos neste assunto, infelizmente muito poucos. São mesmo muito poucos os que conseguem ver com clareza o que envolve este temática.
Se os espanhóis não tiverem um pingo de bom senso, admito que uma iniciativa como a participação de uma entidade (um partido) hostil aos interesses espanhóis em Olivença, e que se mova á vontade em campo, sabendo que é apoiada por portugueses, Olivença poderá ser uma praça manchada de sangue de quem não merece morrer. Desde já, quero expressar a minha admiração por tal acto de coragem e sem precedentes. Honra vos seja feita. São excelentes notícias, Corvo e já agora, bem-vindo.
Obrigado por torná-las públicas aqui no fórum. Aprecio a suas “bofetadas” de luva branca. Infelizmente, nem assim aprendem ou não querem aprender, pois já houve quem os quisesse fazer entender algo muito simples, mas que, em resposta, só tem levado com insultos dos mais variados. Vá-se habituando. Acho que, por mais simpático e diplomático que se queira ser para com os espanhóis, nesta questão, não sei como se pode não ficar mesmo de cabeça perdida com o entendimento que fazem das coisas e ainda por cima vêm nisso como uma manifestação de ódio intencional contra Espanha!!!! Enfim, é preciso ter lata!! Pior que aquele que não vê, é aquele que não quer ver.
Há outro motivo (para esse silencio) do Estado Português que me foi dito por um dirigente do GAO, mas não o vou revelar a pedido dele próprio e para não levantar celeuma entre os espanhóis deste fórum.
Só se tiver a ver com o período que atravessa Espanha, a questão dos separatismos, não é? Não tou a ver outra. Se for essa e, imaginemo-nos aqueles que decidam pela sua separação do que se conhece hoje como Espanha, qual será o interesse e a vontade dos castelhanos devolverem Olivença? Penso que ainda terão que passar muito anos, até que os sentimentos se apazigúem e que o preconceito desvaneça o suficiente para que a devolução seja feita da forma mais pacifica possível. O que também é certo é que se for por vontade deles, muito provavelmente nunca nos devolverão nada. Por isso há que lutar pela nossa dignidade e fazer aquilo que nos compete. Só estamos a pedir aquilo que é nosso, nem mais, nem menos. É só assim que podemos enfrentar o espelho sem parti-lo de vergonha.
Tou a precisar de participar numa reunião do GAO. Não sei se para Coimbra ou arredores, tá programada alguma. Alguém sabe alguma coisa? Se não houver nada terei que ir ao Porto, ou a Lisboa, mas neste momento não dá jeito, com muita pena minha.
----------------------
Estou a chegar a uma conclusão que julgava como certa, acerca de determinado comentário que fiz relativo a uma intervenção de determinado elemento do fórum em resposta a outro. Por muitos defeitos que tenha essa pessoa, só digo que eu é que estava errado e, já agora, também é como disse, é verdade que será uma verdadeira humilhação, para eles, no dia em que Olivença passar definitivamente para o domínio da administração portuguesa e esqueça, também, eventuais comentários ingénuos que tenha feito. Aguarde notícias minhas por MP.
Cumprimentos