Olivença

• 2865 Respostas
  • 897443 Visualizações
*

sierra002

• Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #885 em: Setembro 10, 2006, 11:05:29 pm »
Caro Corvo dixo:

Mais, eu mantenho a minha postura, um verdadeiro democrata tem de condenar uma acção como a ocupação de Olivença. As perseguições, a coacção secular e o genocídio cultural do povo de Olivença. Um verdadeiro democrata não pode defender a ocupação de um território por razões estratégicas.

De todo esto me quedo con lo ultimo, que reconoce que la ocupación tuvo razones estrategicas para España, no es lo que dijo usted hace unos post:

A ocupação de Olivença em 1801 nada tem de urgência estratégica

No me rebatió ahora en ese punto, eso es señal de que vamos avanzando.

Se podría discutir el asunto de si un verdadero democrata no puede defender la ocupación de un territorio por razones estrategicas, ya que el deber de un gobierno, democratico o no, es defender a sus ciudadanos. Pero de todas formas, acierta si piensa que el gobierno español de 1801 no era democrático, no lo era. El portugués don Dinís, tampoco. Cosas de la historia.

Por lo demás, sus post tienen algunos detalles buenos y otros no, pero en general, a mi entender, están llenos de prejuicios y de rencor hacia España y los españoles. Así no van a convencer a los oliventinos de que van a estar mejor bajo la administración portuguesa.

Repasa foros portugueses y veras que hay quejas como esas y aun peores sobre los alcaldes y gobernantes portugueses. Ese foro www.olivenzapp.es pertenece a las juventudes del partido de la oposición en Olivenza. Como hay democracia en España nos podemos quejar, afortunadamente.

Al punto de Corvo&Papatango de que los españoles de nunca saben nada de su historia y mucho menos de interpretarla, solo les remito a todos los informes de la Unión Europea sobre calidad del sistema educatico. España saca unas calificiones horribles, de verguenza, eso si... Portugal las obtiene aun peores, pero eso no es orgullo para España, sino preocupación para ambos.

*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #886 em: Setembro 11, 2006, 08:00:46 am »
Saudações guerreiras

Durante un acto cultural de confraternización con el municipio vizcaíno de Érmua, el portavoz municipal del PP, Juan José Llorente Vara que asistía como invitado al recital conjunto que ofrecían la Filarmónica de Olivenza y un coro de la citada localidad vasca. se levantó de su asiento y pidió que cantaran en castellano. El edil oliventino anunció en voz alta que estaba dispuesto a gritar un «¡Viva Franco!» y pidió al público que le corearan. Juan José Llorente Vara levantó el brazo en ademán de realizar el saludo fascista y pidió a la banda de música que entonara el himno nacional. (Marzo 99)

Há gente para todos os gostos e ainda há muita gente a precisar de tratamento psiquiátrico, xiiiiissa-penico !!!

É com incredulidade que olho para estas frases escritas. Para mim este tipo de comportamento só reflete medo, porque sabem que estão comprometidos, porque sabem que estão em falta. É impossível não saberem de nada do que se tem vindo a passar, é impossível. «Viva Franco»!!!! Pois... Não têm onde se agarrar...  

É exactamente aquilo que se tem vindo, por diversas vez, a afirmar, mas que até eu tive muitas renitências em admitir, pois achava por demais absurdo. É por demais evidente, que nos olham de uma maneira preconceituosa. É a única coisa que me lembro, eu não consigo ver outra coisa senão isto, que lhes tolda completamente a razão e os deixam completamente “cegos”. Que maneira tão baixa e redutora da condição humana, ao manifestar um sentimento de superioridade, a que a psicologia descreve, á luz da ciência, como sendo uma prova de: insegurança; fragilidade;instabilidade emocional; baixa auto-estima; fraqueza.

Com este tipo de expressões, é por demais evidente que os espanhóis ainda estão de ressaca, não sabem ou ainda não se reencontraram com eles próprios. Já tou a imaginar a quantidade de “peregrinações” ao “Vale do Caído”!!!!! É evidente que também há espanhóis que são honestos neste assunto, infelizmente muito poucos. São mesmo muito poucos os que conseguem ver com clareza o que envolve este temática.

Se os espanhóis não tiverem um pingo de bom senso, admito que uma iniciativa como a participação de uma entidade (um partido) hostil aos interesses espanhóis em Olivença, e que se mova á vontade em campo, sabendo que é apoiada por portugueses, Olivença poderá ser uma praça manchada de sangue de quem não merece morrer. Desde já, quero expressar a minha admiração por tal acto de coragem e sem precedentes. Honra vos seja feita. São excelentes notícias, Corvo e já agora, bem-vindo.

Obrigado por torná-las públicas aqui no fórum. Aprecio a suas “bofetadas” de luva branca. Infelizmente, nem assim aprendem ou não querem aprender, pois já houve quem os quisesse fazer entender algo muito simples, mas que, em resposta, só tem levado com insultos dos mais variados. Vá-se habituando. Acho que, por mais simpático e diplomático que se queira ser para com os espanhóis, nesta questão, não sei como se pode não ficar mesmo de cabeça perdida com o entendimento que fazem das coisas e ainda por cima vêm nisso como uma manifestação de ódio intencional contra Espanha!!!! Enfim, é preciso ter lata!! Pior que aquele que não vê, é aquele que não quer ver.  

Citação de: "Tiger22"
Há outro motivo (para esse silencio) do Estado Português que me foi dito por um dirigente do GAO, mas não o vou revelar a pedido dele próprio e para não levantar celeuma entre os espanhóis deste fórum.

Só se tiver a ver com o período que atravessa Espanha, a questão dos separatismos, não é? Não tou a ver outra. Se for essa e, imaginemo-nos aqueles que decidam pela sua separação do que se conhece hoje como Espanha, qual será o interesse e a vontade dos castelhanos devolverem Olivença? Penso que ainda terão que passar muito anos, até que os sentimentos se apazigúem e que o preconceito desvaneça o suficiente para que a devolução seja feita da forma mais pacifica possível. O que também é certo é que se for por vontade deles, muito provavelmente nunca nos devolverão nada. Por isso há que lutar pela nossa dignidade e fazer aquilo que nos compete. Só estamos a pedir aquilo que é nosso, nem mais, nem menos. É só assim que podemos enfrentar o espelho sem parti-lo de vergonha.  

Tou a precisar de participar numa reunião do GAO. Não sei se para Coimbra ou arredores, tá programada alguma. Alguém sabe alguma coisa? Se não houver nada terei que ir ao Porto, ou a Lisboa, mas neste momento não dá jeito, com muita pena minha.

----------------------

Estou a chegar a uma conclusão que julgava como certa, acerca de determinado comentário que fiz relativo a uma intervenção de determinado elemento do fórum em resposta a outro. Por muitos defeitos que tenha essa pessoa, só digo que eu é que estava errado e, já agora, também é como disse, é verdade que será uma verdadeira humilhação, para eles, no dia em que Olivença passar definitivamente para o domínio da administração portuguesa e esqueça, também, eventuais comentários ingénuos que tenha feito. Aguarde notícias minhas por MP.  

Cumprimentos

*

carlovich

• Membro
  • *
  • 79
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #887 em: Setembro 11, 2006, 02:40:27 pm »
Solo la ingesta compulsiva y recurrente de mazorcas de maiz transgénico puede justificar la existencia de foristas cuyos pensamientos son tan similares que pueden parecer hasta clónicos.

Estos foristas se creen que están en la posesión de la verdad ; se creen sus afirmaciones y las convierten en dogmas de fe.Son tan intransigentes que no admiten pensamientos contrarios a los suyos.Son capaces de llegar a los razonamientos más absurdos con tal de justificar sus afirmaciones y son tan intolerantes que en vez de discutir otros planteamientos atacan directamente con calificativos ofensivos.

A mi me la suda totalmente, es decir, me da igual que suelten idiotez tras idiotez en cada unos de los posts con tal de atacar todo lo español...después de varios siglos de prensa anglosajona en la misma dirección estamos aconstumbrados.

Me sigo quedando con los carteles-rotulos que hay a cada lado del Guadiana que dicen que Olivenza es española; me quedo con lo que tienen un gobierno que es más cobarde que ellos (después de 200 años), me quedo con que ningún habitante de Olivenza quiere ser portugués, me quedo con que esta zona es más rica que Portugal, y me quedo con que hasta los niños de Elvas nacen ahora en Badajoz.

Ya se sabe, después de 2 siglos, Olivenza española IN SECULA SECULORUM.

Y ahora discutid como vais a recuperar algo que perdisteis hace 200 años mediante una guerra....y recordad que los españoles no respetamos tratados de gobernantes de hace 200 años. :bye:

*

Nadie

• Membro
  • *
  • 79
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #888 em: Setembro 11, 2006, 02:51:48 pm »
Muchos sueñan con cosas q jamas se haran realidad, ustedes se pasan la vida hablando de este rollo pero es q a la mayoria de la poblacion portuguesa se la suda, es mas, ni saben q es olivenca porque son igual de burros q los españoles, quizas un poco mas, y tampoco les interesa a los politicos.

En mi colegio nadie sabe de politica ni de nada de nuestras fas, nada de nada, solo se preocupan de la ropa q llevan y de vivir bien, de milagro saben quien es zapatero.., de oirlo tanto sera.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23343
  • Recebeu: 4265 vez(es)
  • Enviou: 3015 vez(es)
  • +3132/-4572
(sem assunto)
« Responder #889 em: Setembro 11, 2006, 04:20:44 pm »
Nadie...o que é que queres que eu te diga?! Acho que devias ir beber o teu copinho de leite porque já deves estar com soninho. Vai lá para a caminha brincar com o teu ursinho de peluche e pára de dizer  :crit:

Não trazes absolutamente nada de novo ao fórum (ao contrário de outros foristas Espanhóis). Podemos não concordar com eles, pode haver trocas de palavras menos simpáticas, mas pelo menos há uma troca de ideias. Tu, pelo contrário só cá vens é para ofender a Nação Portuguesa e os Portugueses. Pessoalmente nem sei se tens 5 anos ou já tens 15, mas a infantilidade é bastante visível.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Nadie

• Membro
  • *
  • 79
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #890 em: Setembro 11, 2006, 07:27:52 pm »
La verdad aveces duele :wink:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23343
  • Recebeu: 4265 vez(es)
  • Enviou: 3015 vez(es)
  • +3132/-4572
(sem assunto)
« Responder #891 em: Setembro 12, 2006, 12:11:10 am »
Não apenas a tua infantilidade!
Em Portugal temos uma expressão: "Cresce e aparece!"
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

TeKnO_lx

• 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #892 em: Setembro 12, 2006, 12:31:17 am »
Citação de: "carlovich"
Solo la ingesta compulsiva y recurrente de mazorcas de maiz transgénico puede justificar la existencia de foristas cuyos pensamientos son tan similares que pueden parecer hasta clónicos.

Estos foristas se creen que están en la posesión de la verdad ; se creen sus afirmaciones y las convierten en dogmas de fe.Son tan intransigentes que no admiten pensamientos contrarios a los suyos.Son capaces de llegar a los razonamientos más absurdos con tal de justificar sus afirmaciones y son tan intolerantes que en vez de discutir otros planteamientos atacan directamente con calificativos ofensivos.

A mi me la suda totalmente, es decir, me da igual que suelten idiotez tras idiotez en cada unos de los posts con tal de atacar todo lo español...después de varios siglos de prensa anglosajona en la misma dirección estamos aconstumbrados.

Me sigo quedando con los carteles-rotulos que hay a cada lado del Guadiana que dicen que Olivenza es española; me quedo con lo que tienen un gobierno que es más cobarde que ellos (después de 200 años), me quedo con que ningún habitante de Olivenza quiere ser portugués, me quedo con que esta zona es más rica que Portugal, y me quedo con que hasta los niños de Elvas nacen ahora en Badajoz.

Ya se sabe, después de 2 siglos, Olivenza española IN SECULA SECULORUM.

Y ahora discutid como vais a recuperar algo que perdisteis hace 200 años mediante una guerra....y recordad que los españoles no respetamos tratados de gobernantes de hace 200 años. :lol:
e meu amigo não compare Elvas com Badajoz, não se podem comparar, Elvas é uma aldeia..

mas esteja descansado que não desejo a separação de Espanha, isso iria tirar o "spotlight" a Portugal.
 Já que gosta de economia  para sua informação o Alentejo é mais rico que a Extremadura como pode comprovar

dados 2002, não consegui arranjar dados mais recentes

Alentejo 66,5
Extremadura 60,1

LINK

agora vá la picar uns calamares, tomar a siesta e deixe-se de brincadeiras. :D

*

Corvo

• 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #893 em: Setembro 12, 2006, 01:06:28 am »
Confesso que estou a ficar profundamente desiludido com o sierra002. No início pareceu-me que se tratava de alguém convencido da razão espanhola na questão de Olivença, mas com formação democrática.

Nota agora que o sierra002 não condena a violência, a perseguição política e até acha admissível amputar territórios de outras nações e povos por razões estratégicas.

Não se trata, assim, de alguém com formação democrática. É, até prova em contrário, um não democrata. Não se trata de ofender, trata-se de chamar às pessoas aquilo que elas são ou o que transparece do que escrevem.

Pergunto-lhe outra vez:

Condena, ou não, a violência cometida sobre a população oliventina, pelo Estado espanhol, no sentido de destruir a sua matriz cultural portuguesa?

Condena, ou não, a perseguição à língua portuguesa, praticada durante décadas, pelo Estado espanhol?

Condena, ou não, o regime corrupto do Alcaide Rocha em Olivença, que leva quase três décadas de domínio absoluto – atacando as liberdades fundamentais – na Cidade?

Por outro lado, vejo que, ou os seus conhecimentos de português são ainda muito limitados, ou então pretende manipular o discurso dos outros. Não é legítimo e correcto que, a partir desta frase: “Um verdadeiro democrata não pode defender a ocupação de um território por razões estratégicas”, você infira isto “de todo esto me quedo con lo ultimo, que reconoce que la ocupación tuvo razones estrategicas para España, no es lo que dijo usted hace unos post”.

O que eu digo, sierra002 é que acho inaceitável o seu argumento, não digo que concordo com ele. Isto é tão evidente que até se torna confrangedor eu ser obrigado a corrigi-lo numa questão tão óbvia de interpretação. É o seu argumento, falso ou verdadeiro (acho que é falso) que eu acho ilícito do ponto de vista moral.  

Por fim, uma correcção. Não sou anticastelhano. Discordo da vossa visão historiográfica, mas sou um admirador de todas as culturas hispânicas.

Se não o fosse não escreveria as vossas línguas (castelhano e catalão), não leria os vossos escritores e não investigaria a vossa história.

Considero-me mais próximo, culturalmente falando, de um galego ou de um castelhano, que de qualquer outro povo europeu.

Mas a minha visão da história da Península Ibérica não é igual à sua.

Não considero que a união da Península seja o “fim da história”. Portugal com os seus nove séculos de história é o melhor exemplo que a Espanha não é a Hispânia.

É o melhor exemplo que todos os povos ibéricos têm direito à autodeterminação, têm direito a construir o seu próprio país. Portugal é o melhor “programa”, o melhor exemplo, que a liberdade das nações periféricas do Estado espanhol é possível. Que a união das "Espanhas" não é uma vontade Divina, não é um dogma.

Em Olivença defendo a edificação de uma Região Autónoma bilingue e multicultural.

Quero que a cultura “espanhola” seja respeitada e acarinhada como uma mais valia. O Estado espanhol defende o contrário: o fim da língua e cultura portuguesa em Olivença.

É por isso que acho que o nosso projecto é moralmente superior. Nós pretendemos respeitar – no mesmo patamar – o passado, o presente e o futuro da sociedade oliventina. A Espanha apenas anseia por um futuro livre de qualquer vestígio vivo da cultura e língua portuguesa.

Uma palavra final de agradecimento para o Leonidas.

Nós vamos mesmo implementar este projecto político em Olivença. Os extremistas espanhóis tentarão boicotar a nossa actividade. Esperamos graves problemas, mas a presença de deputados da Assembleia da República possibilitar-nos-á  tornar visível, à comunicação social, todos os actos de agressão de que seremos inevitavelmente vítimas.

Será necessário coragem, mas qualquer acto selvático de violência reverterá a nosso favor na opinião pública portuguesa e mundial.

Vamos ver o que acontece.

Esperemos que não seja tão grave como “Santa Cruz”. Se assim for, espero que todos nós estejamos à altura do nome de Portugal.

*

carlovich

• Membro
  • *
  • 79
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #894 em: Setembro 12, 2006, 05:48:40 am »
Caro TeKnO_lx.

¿Piensas lo que escribes?: "ó meu amigo eu nem sei qual é o seu problema, ou melhor sei. é um tipico espanhol, que quando confrontado com a verdade histórica e tentado desculpabilizar um erro na história do seu país, vem com o argumento do tipo "portuguesito gitano, eres pobre e deberias calarte". sabe antes de você outros fizeram o mesmo."

¿Cuando he escrito yo esos comentarios que tú dices?.Parece que hayas fumado algo o, como decía en mi post, has comido algo mutado que te hace ser tan parecido a otros....

Yo no menosprecio a nadie, y menos a los portugueses.Puedo criticar actitudes o comentarios  (hay libertad!!!).

En cuanto a los nacismientos en Badajoz ¿los ves lógicos?, ¿cuando los niños de un pais nacen en el pais vecino?, ¿existe Gobierno en Portugal?.

Fallas en cuanto a la riqueza de una región u otra   porque aunque en Extremadura pueda haber menos riqueza, que lo dudo, el mecanismo de compensación del Estado Español equipara, más o menos, el PIB por habitante (el PIB español es superior).

Y ahora me iré a tomar unas cervecitas con tapas (envidia del mundo civilizado).

*

carlovich

• Membro
  • *
  • 79
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #895 em: Setembro 12, 2006, 05:57:55 am »
Tranquilo, eminentísimo profesor Corvo.

Su seguridad en Olivenza está garantizada por la Guardia Civil Española.

En cuanto a la existencia de un gobierno local corrupto y proespañol en Olivenza pues en las próximas elecciones se presenta y verá que los oliventinos pasan de todo lo portugués un rato.

La realidad actual es simple, tan simple para un español que quizás su enrevesada y culta mente lo asimile, Olivenza pasa de Portugal porque ya no quedan portugueses.Lo mismo que pasó con Ceuta, cuando un portugués vive en España vive más feliz, ve la botella medio llena, sin tantos dramatismos ni saudade.

Digamé el día en el que irán a Olivenza para ver la tv y reirme un rato.

*

TeKnO_lx

• 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #896 em: Setembro 12, 2006, 12:13:37 pm »
Citação de: "carlovich"
Caro TeKnO_lx.

¿Piensas lo que escribes?: "ó meu amigo eu nem sei qual é o seu problema, ou melhor sei. é um tipico espanhol, que quando confrontado com a verdade histórica e tentado desculpabilizar um erro na história do seu país, vem com o argumento do tipo "portuguesito gitano, eres pobre e deberias calarte". sabe antes de você outros fizeram o mesmo."

¿Cuando he escrito yo esos comentarios que tú dices?.Parece que hayas fumado algo o, como decía en mi post, has comido algo mutado que te hace ser tan parecido a otros....

Yo no menosprecio a nadie, y menos a los portugueses.Puedo criticar actitudes o comentarios  (hay libertad!!!).

En cuanto a los nacismientos en Badajoz ¿los ves lógicos?, ¿cuando los niños de un pais nacen en el pais vecino?, ¿existe Gobierno en Portugal?.

Fallas en cuanto a la riqueza de una región u otra   porque aunque en Extremadura pueda haber menos riqueza, que lo dudo, el mecanismo de compensación del Estado Español equipara, más o menos, el PIB por habitante (el PIB español es superior).

Y ahora me iré a tomar unas cervecitas con tapas (envidia del mundo civilizado).

lolol quando os dados não são favoráveis tu "dudas muito".vive-se melhor no Alentejo que na Extremadura filho, os dados falam por si!

Achas mesmo que eu tenho inveja de Espanha? só se for do crescimento economico recente de resto.. dispenso!
eu não guardo ressentimento a espanha e ´um pais que conheço muito bem, e na generalidade até gosto, já fui à Galiza, Pais Basco, Extremadura, Madrid, Barcelona etc. ao contrário tu como já disse não percebes a existência de Portugal, nem deves conheçe-lo sequer dados os preconceitos que tens.
além disso não suportas que temos razão no caso "Olivença", por isso desvias o assunto

sinceramente prefiro viver em Lisboa do que em qualquer parte de Espanha, terceira (ou segunda) cidade mais rica de Peninsula Ibérica ( ou Espanha como quiseres), patrimonio histórico maravilhoso, praias e serras espectaculares num raio de 50 km. não compares Lisboa com o forno de Sevilha

e sabes qual é a diferença entre portugueses e espanhois? nós gostamos sempre do nosso país mesmo nos momentos mais dificeis.. assim foi e assim sempre será, por muito mais que te doa.

p.s podesme dizer se Espanha é tão boa, tanta gente quer separar-se dela? o dinheiro não é tudo.. :D

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #897 em: Setembro 12, 2006, 01:59:49 pm »
Caros amigos nao vale a pena aqui nao lhes entra na cabeca e depois dizem que os portugueses sao burros.
Cumprimentos

*

carlovich

• Membro
  • *
  • 79
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #898 em: Setembro 12, 2006, 04:00:24 pm »
Me imagino a TeKnO_lx echando espuma por la boca cuando suelta tantas tonterías.

¿lees y comprendes al mismo tiempo?.

Me he metido o insultado con alguien para que sueltes tantas idioteces?.

A mi me da igual donde vivas, me la tre bien floja.Puedo dormir todas las noches sabiendo que tú quieres vivir en Portugal.

En cuanto a mi conocimiento de Portugal pues a lo mejor es mayor que el tuyo de España.Además de haber recorrido desde la frontera de Galicia hasta el Algarve soy de Ayamonte y algo conozco.Además, aunque no lo creas mi bisabuelo era portugués.

Mi familia tiene trabajando varios portugueses con ellos y en Ayamonte hay censados casi 1000 portugueses (de un total de 20.000 habitantes).El comercio en mi pueblo gira en torno a Portugal.

Somos diferentes en cuanto a nuestra aptitud en la vida (ni mejores ni peores) aunque considero que la forma de enfrentarse a los problemas es más optimista y da mejores resultados por parte nuestra, española (es mi opinión).

Tu tienes complejos con España y se nota en tus comentarios.Cuando discutas intenta aportar datos más completos y ,sobre todo, intenta analizarlos en su conjunto porque creo que no lo haces.

Que en Sevilla hace calor lo sabe todo el mundo y los miles de portugueses que vienen todos los días.Que tú prefieres Lisboa a Sevilla pues muy bien ¿y qué?.Has descubierto que la tierra es redonda?.Además de ser una ciudad muy bonita (tiene el casco histórico más grande de Europa) tiene mucha historia y para mí le gana en todo a Lisboa salvo en no tener acceso al mar.

En cuanto a los datos sobre el Alentejo pues como te decía, estudialos en su conjunto y a lo mejor te sorprenden.Una cosa es el PIB regional y otro al PIB/habitante, nº pobres, sanidad, comunicaciones, etc.

Y, finalmente, en cuanto a Olivenza me da igual que tú te creas que tienes razón; yo me remito a hechos y la única verdad ahora es que es española y no veo como la vais a recuperar.

Si además de tratados me dices algo medianamente inteligente de como volverá a ser portuguesa pues a lo mejor te empiezo a tomar en consideración.

Bueno, a disfrutar de tu tierra.

*

sierra002

• Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #899 em: Setembro 13, 2006, 10:00:17 am »
Por alusiones de  Corvo:

Confesso que estou a ficar profundamente desiludido com o sierra002. No início pareceu-me que se tratava de alguém convencido da razão espanhola na questão de Olivença, mas com formação democrática.
(...)
que eu digo, sierra002 é que acho inaceitável o seu argumento, não digo que concordo com ele. Isto é tão evidente que até se torna confrangedor eu ser obrigado a corrigi-lo numa questão tão óbvia de interpretação. É o seu argumento, falso ou verdadeiro (acho que é falso) que eu acho ilícito do ponto de vista moral.

No encuentro los argumentos por ninguna parte. ¿Cómo se puede criticar a la luz de la democracia unos sucesos de 1801? Es que no son democráticos. ¿Fue democrático el Congreso de Viena y su declaración final? ¿Fue democrática la anexión de Don Dinís aprovechando que su vecino que no le amenazaba estaba en mala situación? ¿Fue democrática la ocupación de Angola? ¿Fue democrática la conquista de Gibraltar que usted, Corvo, dice que esa si es una ocupación legal?
La legalidad en 1801 no tenía nada que ver con la democracia, por lo que no hay lugar para condenar democráticamente la obtención "por derecho de conquista" de Olivenza en 1801.
Respecto a la persecución de la lengua portuguesa y el genocidio fue tal y tan eficaz, que la población sería en buena parte lusofona hasta la década de 1940 en que por fin empezó a haber una escolarización real en Extremadura rural para poner coto al analfabetismo rampante en la zona mas pobre de España. La escolarización fue en el idioma de todo el país, el castellano, idioma de los vecinos de Olivenza y con los cuales había intercambios culturales y matrimoniales desde hacía 150 años, la mezcla fue algo natural y no forzada. Dejemonos de genocidios físicos y culturales en un país que no era ni capaz de mandar a todos sus niños a la escuela hasta la mitad del siglo XX, sencillamente no tenía capacidad real.

Una pregunta ¿En que idioma se enseñaba en esa época en la zona mirandesa de Portugal? ¿Se escolarizaba en mirandés?

Lo que no es democrático señor Corvo, es pretender la anexión de Olivenza a Portugal en el siglo XXI cuando su población está totalmente en contra y vive en un sistema democrático. La prueba es que existe ese foro que usted visita y pertenece al partido de la oposición al que gana las elecciones. No tergiverse, los del PP de Olivenza no quieren la anexión a Portugal.

Respecto a lo que se ha dicho sobre el clima de Sevilla, es totalmente cierto en verano, es un horno durante el día (lo que aumenta la vida noctura). ¿Si Lisboa es mejor que Sevilla para vivir o al contrario? Depende de gustos y del dinero que se tenga,  :)  Pero un clima suavizado por la presencia del mar es un argumento poderoso.