Dinivan:
OS MAIORES RECEPTORES DE FUNDOS DA EU PARA DESENVOLVEREM O VOSSO PAÍS, O QUE FAZ DE VOCÊS EFECTIVAMENTE O PAIS MAIS MENDIGO DA EU.
Por favor, no siga por ahí porque quedará en ridículo. Hasta ahora solo había cuatro países receptores netos, y de ellos, el que menos dinero recibía per capita era España (la mitad que Irlanda y 2/3 de lo que recibía Portugal). La diferencia es que al parecer nosotros hemos utilizado para bien esos presupuestos que, por cierto, ahora nos van a quitar al haber entrado nuevos países (no me molesta en absoluto, como a Portugal, al resto de países europeos pobres hay que ayudarles)
Olha o que diz um "press release" escrito no site da EU.
Who gets how much out of the EU budget(1)?
In absolute amounts, Spain is, as last year, the largest recipient of EU expenditure (around 21 % of total expenditure) followed by France, which was the biggest recipient in 2000. Germany is a very close third largest recipient. The ranking is unchanged compared to last year. While Spain receives most of its inflows from the structural funds, France has a very high share from agricultural expenditure. Germany is second largest recipient from the structural funds, followed by Portugal.
In relation to their Gross National Income (GNI), Greece, Portugal, Ireland and Spain, benefiting from the cohesion fund, remain by far the biggest recipients. Funds from the EU-budget amounts for these States to between 3.3 and 2.2% of their GNI respectively.This result shows that also in the year 2002 the redistributive function of the budget worked in the right direction.
Spain, Germany and Portugal saw large increases of the funds coming from the EU budget compared to 2001(2). In the case of Spain it was mainly due to a rise in Cohesion Fund uptake and for Portugal high interim payments for structural funds.. In the case of Germany, the increase in spending took place as a consequence of the flood last year, by anticipation of payments for arable crops and by mobilising the EU Solidarity FundSe não fosse os biliões que vieram da EU para a Espanha, provavelmente, vocês sozinhos não chegavam a lado nenhum. E olha o teu país está ao lado dos mais pobres, Portugal, Grécia e Irlanda em termos de desenvolvimento estrutural. Mas não há problema, eu entendo a vossa atitude, sempre é mais facil se sentir grande entre os pequenos.
Portugal até tem a desculpa de ser pequenino, mas Espanha!!! Até a Holanda que provavelmente cabe todinha na Galiza tem uma ecónomia maior que a de Espanha. Ridículo...
Pero usted sabe de lo que habla? por supuesto, no. PIB España: $1069billion (y creciendo). PIB Holanda: $483billion (y casi estancada)
De acordo com o "World Factbook".
GDP de Espanha: $885.5 billion
GDP da Holanda: $461.4 billion
De facto enganei-me nos numeros, mas não faz grande diferença; O ponto é, a Holanda com menos de metade da população da Espanha consegue ter um GDP que é mais de 50% do da Espanha, o que mais uma vez aponta para a natureza da vossa ecónomia.
Do meu ponto de vista pessoal, pior que a Espanha só a Turquia o consegue ser. A Espanha, grande, gloriosa e tal, tem que andar sempre a lamber os pés aos Francêses e Alemães senão nem industria nacional tinha. Quaís são as empresas Espanholas com nome a nível internacional? E quando eu falo de empresas falo em companhias que fabricam produtos de alta técnologia, não em operadoras de hoteís ou redes de retalho(apesar de essas também terem o seu valor).
Siendo este un foro de temática militar, ¿qué le parece Indra? :lol:
Só quem se sente inferior é quem tem complexos de inferioridade, então como eu não os tenho, não me sinto inferior a ninguém. No entanto, e no meu ponto de vista pessoal, quando olho para um país, e ambiciono condições semelhantes para o meu, olho para os países que realmente considero digamos, avançados, e neste caso includo, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Suécia, e Suíça. O teu país a mim não me desperta o mínimo de admiração pois não vejo nada de relevante em comparação ao meu, e muito menos em comparação aos outros que referi.(Isto não quer dizer que não existem coisas bonitas no teu país que pessoalmente aprecio, estou-me a referir a capacidade de desenvolvimento ecónomico e técnologico)
O PIB da Catalunha não é maior do que o de Portugal. Lí à tempos atrás que era de $140 biliÕes de Doláres, enquanto o de Portugal é de $182 biliões, então, bom para a Espanha que têm uma região tão próspera e produtiva. Os $42 biliões adicionaís do GDP Português devem-se à nossa população adicional. Agora imagina o que seria a Espanha(Castela) sem a Catalunha, ou sem o país Basco, ou a Galiza, todas elas os principaís motores da ecónomica Espanhola. Não é de admirar que o governo de Madrid fáz tudo por tudo para que essas regiões não se separem do resto do país.
Hablando de trabajadores que cruzan la frontera... ¿cuantos obreros de la construcción portugueses hay trabajando en España? seguro que se lo pasan bien junto a los ecuatorianos, marroquís, colombianos etc... también es cierto que hay muchos españoles que hacen el camino a la inversa, hace un tiempo ví a un médico que precisamente hacía eso. Por cierto, aprendemos portugués para poder hablar con todos los que vienen a comprar a España 
Mais uma vez ficamos em igual, tanto vão trabalhadores para aí, como vêm para aqui. E realmente vender muitos produtos aos Portuguêses não é bom para o governo Português pois perde o dinheiro dos impostos que puderiam ser recebidos dessas transações, mas enfim, temos um governo PS, consequentemente temos mais impostos e menos competitividade. Este tipo de situação não é estática, anda em ciclos, quem sabe no futuro não se dará o contrário.
Dinivan, o que tu, e os teus compatriotas têm que meter na cabeça é que a única diferença entre o teu país e o meu é uma questão de magnitude, de tamanho, nada mais. Vocês têm mais poder porque têm mais território e população, mas não porque são mais desenvolvidos técnologicamente que os Portuguêses.
É óbvio que ao serem maiores têm acesso a mais recursos para investirem em meios militares do que Portugal. No entanto nenhuma das vossas técnologias é exclusivamente vossa, ou do vosso desenvolvimento, são todas adquiridas, o que significa que também nós, em caso seja necessário, as podemos adquirir da mesma forma. Nunca teremos o mesmo nível de recursos, mas podemos com certeza adquirir quantidade e qualidade suficiente de armas para infligirmos suficiente danos numa guerra defensiva contra a Espanha.
E também jamais, como país, teremos uma ecónomia do tamanho da Espanhola, é impossível. Mas, teremos que ver se a longo-prazo a Espanha se manterá intacta como estado porque se vocês se desagregarem aí se vai a tal grandeza da ecónomia da Espanha, e passa só a haver a ecónomia da Catalunha, da Galiza, de Castela, e por aí adiante, e todas elas a par, ou inferiores à Portuguesa.