Numa europa que ja é dos G4, penso que se Portugal e Espanha estivessem unidos, seriamos o G5
Isso é um mito do governo de Madrid, sem qualquer lógica.
Quando o governo de MAdrid fala, ele fala em nome da classe dominante espanhola, que é maioritariamente castelhana. Quando alguém quer falar ou dizer algo em qualquer lingua que não o castelhano, você sabe o que acontece.
A mesma coisa aconteceria com Portugal. Mais tarde ou mais cedo, os castelhanos acabariam por demonstrar que não fazia sentido manter a lingua portuguesa, ainda mais porque com um governo unificado bastava Madrid deixar de pagar os custos de manter a lingua portuguesa.
Mas acima de tudo, o grande erro e a grande mentira, é que a Europa só têm três países importantes: a Grã Bretanha, a Alemanha e a França. A Itália está de fora.
Portugal + Espanha são menores que a Itália.
O argumento de que seriamos um dos grandes, cai por terra por causa disso.
Os castelhanos que se unam com os italianos. Afinal têm muito mais raizes e ligações aos estados do sul de Itália que connosco.
Em Roma está o Papa e em Madrid os reis Católicos.
Juntava-se o útil ao agradável...
Porque raio é que não se juntam?
55 milhões de italianos, 40 milhões de espanhóis, 4 milhões de mouros e 5 milhões de ciganos romenos, faziam um país com 105 milhões de habitantes.
Se querem tanto assim ser um dos grandes, só têm uma cois a fazer: Juntar-se aos italianos e criar a Italanha, ou a Espanhália.E seja qual for o nome que escolham, deixem-nos em Paz, que já temos chatices que cheguem...
Só aturar o Sócrates ....
