Olivença

• 2865 Respostas
  • 897702 Visualizações
*

Falcão

• Administrador
  • 403
  • Recebeu: 14 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +20/-35
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #2175 em: Agosto 07, 2008, 03:08:28 pm »
Grupo dos Amigos de Olivença
www.olivenca.org

Divulgação 10-2008

Pelo seu interesse, transcreve-se a entrevista concedida, por dois dirigentes da Associação Além Guadiana, ao Correio da Manhã de 05-08-2008
(in <http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=0C7474B8-FDA3-4B67-9689-C8AAADBE1378&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E>)

* * * *

CURSO DE PORTUGUÊS DESEJADO EM OLIVENÇA
Duas dezenas de espanhóis criaram a Associação Além Guadiana para devolver a Olivença a prática da língua portuguesa, perdida nos últimos 50 anos. A criação de ementas bilingue nos restaurantes e a adopção do Português como língua curricular nas escolas são algumas das propostas.
"Está a perder-se a cultura portuguesa em Olivença. Vamos propor a criação de prospectos turísticos e ementas bilingue nos restaurantes", disse ao CM Joaquin Fuentes, secretário da Associação. A Além Guadiana foi criada em Maio num concelho onde dois mil dos 12 mil residentes ainda falam português e pretende fomentar actividades de interesse cultural, como um festival transfronteiriço.
"Está a perder-se a cultura portuguesa em Olivença. Vamos propor a criação de prospectos turísticos e ementas bilingue nos restaurantes", disse ao CM Joaquin Fuentes, secretário da Associação. A Além Guadiana foi criada em Maio num concelho onde dois mil dos 12 mil residentes ainda falam português e pretende fomentar actividades de interesse cultural, como um festival transfronteiriço.
Numa cidade com cinco séculos de domínio português e dois de administração espanhola, a Além Guadiana tem promovido encontros entre cidadãos dos dois países. "Fizemos um almoço-convívio e um passeio de BTT onde demos a conhecer a região e muitos monumentos de origem portuguesa", acrescenta. O trabalho passa também por sensibilizar a população e os meios administrativos a preservar a "mestiçagem" da cidade.
Apesar de a língua de Camões estar presente nas escolas de Olivença, Raquel Sandes, cantora e instrumentista do grupo de música folk Acetre, acha que se pode fazer muito mais. "Temos uma escola pública a leccionar a língua portuguesa como obrigatória, mas queremos que passe a fazer parte dos currículos das escolas. Não faz sentido que seja considerada a segunda língua estrangeira", frisa.
ASSOCIAÇÃO
Fundadores
A maioria dos membros da associação tem profissões ligadas à cultura. São professores, músicos e técnicos de turismo.
Língua
No seio do grupo todos fazem um esforço para falar português nas reuniões, até mesmo os que não dominam a língua. As actas são escritas nos dois idiomas.
Informação
A associação, constituída por muitos oliventinos, disponibiliza informações sobre o grupo em www.alemguadiana.blogs.sapo.pt
Pedro Galego/Susana Chambel

* * * *

Lx., 05-08-2008.
Cumprimentos

*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2176 em: Agosto 09, 2008, 01:35:42 am »
Se ve que son optimistas 20 personas de 11.000, no está mal, sólo necesitan que al menos otras 5.480 los apoyen para que al menos la otra mitad del pueblo lo tenga en cuenta :roll:

*

Ataru

• Perito
  • **
  • 414
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-1
(sem assunto)
« Responder #2177 em: Agosto 16, 2008, 02:53:10 pm »
WikiCensura por parte de ultra-nacionalistas castelhanos... enfim...

http://alemguadiana.blogs.sapo.pt/18811.html#cutid1

Mais censura, agora na wikipédia em espanhóli
O Além Guadiana nã pode ser referido na wikipédia espanhola; por exemplo, no artigo "Portugués oliventino".

Primêro disseram que não podíamos pôr um blogue como ligação externa, quando a wikipédia está chêa de ligações pra blogues. Mas acètámos (não se podia fazêri outra coisa!).

Mais tarde informámos que em breve ia existíri uma página uébi. E eles (os censores) que, mesmo assim, nã iam acètári uma ligação pra o Além Guadiana. E bloquearam o usuário que está a escrevêri isto.

Amigos oliventinos e oliventinistas, ajudem à verdade! Podem intervíri? http://es.wikipedia.org/wiki/Portugu%C3%A9s_oliventino (um dos muitos artigos censurados).

Também temos a nossa wikipédia à espera de colaboradores: http://ext.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor

*

legionario

• Investigador
  • 1746
  • Recebeu: 421 vez(es)
  • Enviou: 435 vez(es)
  • +429/-7662
(sem assunto)
« Responder #2178 em: Agosto 16, 2008, 10:14:46 pm »
Olivença deveria ser Portuguesa, mas ja nao é, esse é o facto ! O mesmo aconteceu com muitos outros territorios que "eram" portugueses mas ja nao "sao" !

Deveriamos talvez olhar para o futuro e encarar os diversos povos de Hespanha como povos irmaos e com os quais deveriamos reforçar os laços a todos os niveis ; é na uniao dos ibéricos que reside a sobrevivencia da nossa cultura comum e que é partilhada por centenas de milhoes de pessoas no mundo.

A cultura hispanica é tao rica como a angla-saxã, o que nos faz inferiores a estes sao os eternos conflitos tribais na Peninsula Ibérica .
Portugal e a Espanha com uma frente comun no seio da Uniao Europeia é o que eu defendo. Os franceses e alemaes massacraram-se entre eles no passado mas inteligentemente esquecem as questinculas antigas e estao a desenvolver o eixo franco-alemão com o intuito manifesto de controlar a UE. Os ingleses governam-se bem com os americanos ! e nos, fazemos o quê ? Continuamos a limpar o rabinho a S.M. Britanica ? e a sofrer as humilhaçoes do costume ?  (vide  caso Maddie) !

A minha maneira de pensar em relaçao a esta questao tem evoluido muito recentemente porque me apercebo que tudo na Europa esta a mudar muito depressa, e  portugueses e espanhois continuamos com as mesmas historias de sempre.

Nao queremos  comer "paella", mas abrem" mac donalds" e  "pizza huts" todos os dias em Portugal. Queixam-se da "invasao" de nuestros hermanos, mas nao se chateiam que as radios portuguesas passem  90% de musica em ingles ! aliàs, ha portugueses que cantam em ingles, porque é mais fino  e paga mais !
Pior ainda, nao quisemos defender o que foi nosso durante séculos, mas enviamos tropas para fazer as guerra dos Bush's !

Ha muita hipocrisia nesta terra de Hespanha !
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

André

• Investigador
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #2179 em: Agosto 16, 2008, 11:35:10 pm »
Citação de: "legionario"
Nao queremos  comer "paella", mas abrem" mac donalds" e  "pizza huts" todos os dias em Portugal. Queixam-se da "invasao" de nuestros hermanos, mas nao se chateiam que as radios portuguesas passem  90% de musica em ingles !

Se não temos a mesma cultura vamos comer a comida deles, ainda por cima a nossa comida é bem melhor que a dos Tapas (e atenção eu nunca comi na Macdonalds e na Pizza Hut). Em relação à música não me importo que as rádios passem música inglesa ou norte-americana, prefiro ouvir música estrangeira do que ouvir Quim Barreiros, Tonys Carreiras, Zé Cabras e afins ...  :roll:  :roll:

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2180 em: Agosto 17, 2008, 02:13:25 pm »
Agora so nos faltava um iberista.
Meu amigo Olivença é portuguesa e acabou a conversa.
Cumprimentos

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6541/-1406
(sem assunto)
« Responder #2181 em: Agosto 17, 2008, 03:04:03 pm »
Citação de: "legionario"
é na uniao dos ibéricos que reside a sobrevivencia da nossa cultura comum e que é partilhada por centenas de milhoes de pessoas no mundo.
Se a nossa cultura é partilhada por centenas de milhões de pessoas não acha que ela é suficientemente poderosa para passar sem uniões ibéricas ?
Os mais importantes países resultado dessa cultura chamam-se Brasil e México. Calculo que também favoreça a união Brasilo-Mexicana

A cultura hispanica é tao rica como a angla-saxã, o que nos faz inferiores a estes sao os eternos conflitos tribais na Peninsula Ibérica .
Nós não somos Hispânicos na medida em que a Cultura Espanhola é a cultura castelhana. É sempre chato ter que explicar as mesmas coisas.

Portugal e a Espanha com uma frente comun no seio da Uniao Europeia é o que eu defendo.
Defende você e antes de você defenderam os espanhóis. Não há nunca houve frente comum. Os espanhóis querem representar-nos, claro. Mas não querem defender os nossos interesses.
Eles querem representar-nos porque quando o fizerem anularam Portugal.
É um sonho de décadas ou mesmo séculos.

Os franceses e alemaes massacraram-se entre eles no passado mas inteligentemente esquecem as questinculas antigas e estao a desenvolver o eixo franco-alemão com o intuito manifesto de controlar a UE
Você perdeu um bocado do cérebro ?

Alemanha e França são países da mesma dimensão. Podem efectuar as alianças que quiserem, porque nenhum deles ameaça a existência do outro.
Mas mesmo assim, nenhum deles pensou em «uniões franco-alemãs» como as que os iberistas castelhanos propõem.

e portugueses e espanhois continuamos com as mesmas historias de sempre.
Mas que histórias de sempre ?
Só as que estiverem na sua cabeça ?
As economias de Portugal e Espanha estão tão ou mais integradas que as de outros países da Europa, e o nivel de integração é provavelmente já demasiado. Os problemas estão apenas nas cabeças doentes.
O problema que existe neste momento, é o problema da economia espanhola, que o Sócrates pensou que iria crescer eternamente e que nós nos deveríamos atrelar aos espanhóis.
Agora, vamos sofrer as consequências.
Os ingleses governam-se bem com os americanos ! e nos, fazemos o quê ? Continuamos a limpar o rabinho a S.M. Britanica ? e a sofrer as humilhaçoes do costume ? (vide caso Maddie)
Você andou a ler algum livro espanhol ?
Meu caro, Portugal há décadas que não tem relações especiais com a Inglaterra.  São os espanhóis que nõa perceberam isso. Eles têm muito mais relações com a Inglaterra que nós. O nosso vinculo Atlântico foi transferido da Inglaterra para os Estados Unidos. A Inglaterra não representa nada para Portugal. Só a espanholada é que acredita nisso.

E quanto ao cassi Maddie, ele deveria servir de exemplo, em vez de desculpa para nacionalismos mal cheirosos.
Esse caso é uma demonstração da ineficiência dos serviços do Estado e uma demonstração de que a ideia que tinhamos da Policia Judiciaria era uma ideia errada, porque a PJ estava protegida pelo manto do Segredo de Justiça, que permitia todos os desmandos e toda a incompetência.

O caso Maddie, provou que também na Policia Judiciária, as inumeras capelinhas com o seu comandante regional, funcionam mal e não estão à altura, como evidentemente não estiveram.
Depois culpamos os ingleses pela miserável incompetência e pelo desleixo imbecil que levou ao desfecho do costume no caso Maddie.

Esqueça a Espanha. É apenas o país que fica entre nós e a Europa civilizada.

E Olivença uma demonstração da forma como os espanhóis tratam os povos que consideram inferiores.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #2182 em: Agosto 17, 2008, 03:43:13 pm »
Citação de: "pedro"
Meu amigo Olivença é portuguesa e acabou a conversa.

E viva a democracia :lol:

*

AMRAAM

• Perito
  • **
  • 468
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2183 em: Agosto 17, 2008, 04:56:45 pm »
PT se nota que has venido con fuerza de las vacaciones,ahi dando caña como siempre a los perfidos castellanos!!! :mrgreen:  :wink:
Que con Felipe V se produjese una castellanizacion del territorio en todos los aspectos(a nivel de la lengua,instituciones y demas..) y algunos personajes historicos españoles como Franco creyesen en una gran España Castellana,no significa que España sea ni historicamente ni a dia de hoy una"Gran Castilla",y por ende la cultura española sea la castellana.

La cultura española es la sintesis de las culturas ya existentes en los reinos predecesores y originarios de la España actual,CASTILLA,ARAGON Y NAVARRA.

Os espanhóis querem representar-nos, claro. Mas não querem defender os nossos interesses.
Eles querem representar-nos porque quando o fizerem anularam Portugal.
É um sonho de décadas ou mesmo séculos.
Ni los españoles pretenden representar a Portugal,ya que éste es un pueblo soberano,ni pretende ni mucho menos defender vuestros intereses ya que como pueblo libre y repito lo de soberano,eso es un deber vuestro y de nadie mas. :twisted:  :lol:  :roll:

E Olivença uma demonstração da forma como os espanhóis tratam os povos que consideram inferiores.

Ese es el problema que tienen algunos portugueses,por suerte solo unos pocos;y es que tienen un gran sentimiento de inferioridad en muchas ocasiones cuando hacen referencia a temas relacionados con España o con todo lo que tenga que ver con este pais,tendiendo ademas a demonizarlo y a declararlo como la fuente de los muchos males que sufre el  pais luso. :( .
Esto no quita para que desde las instituciones politicas locales o nacionales se debiese hacer un cierto esfuerzo por intentar mantener vivas parte de la historia de esos lugares,ya que al fin y al cabo es patrimonio o legado historico de los habitantes de esa tierra.
SALUDOS!!
"Con la sangre de un guerrero y el primer rayo de sol, hizo Dios una bandera, y se la dio al pueblo español"

*

legionario

• Investigador
  • 1746
  • +429/-7662
(sem assunto)
« Responder #2184 em: Agosto 17, 2008, 07:04:19 pm »
Sobre Olivença nao discuto, é terra Portuguesa ;  pena é que na guerra das laranjeiras tenhamos preferido bater com os calcanhares no cu em vez de a defender fazendo jus ao heroismo tradicional dos nossos soldados.

Ja agora tambem defendo que Cabo Verde e  Sao Tomé e Principe  deveriam ser Portuguesas porque tal como os Açores e a Madeira, eram terras desabitadas quando la chegamos. E vou mais longe, tambem penso o mesmo de Timor, porque o povo deste territorio nao se opunha à presença Portuguesa. Infelizmente, tudo isso ja faz parte da Historia e nao ha nada a fazer !

Ainda sobre Olivença, quero dizer outra coisa : mas quem é que se chateia por causa dessa terra ? Como ja disse anteriormente, se ha pessoas suficientemente motivadas por Olivença, entao que actuem , façam alguma coisa ! Mas nao fazem nada, é sempre o folclore do costume. E mais, acha que haja algum portugues que esteja disposto a sacrificar-se para recuperar Olivença ?  naaaaaaaaaaaa ! Va para la os amigos de Olivença dar o corpinho ao manifesto ! Gostava de ver !
As pessoas preocupam-se é em trabalhar para dar de comer aos filhos e pagar-lhes o dentista !  

Quanto à Hespanha, peço desculpa, mas é uma terminologia usada desde os romanos para designar a Peninsula Ibérica. Os portugueses sao um povo independente, mas fazem parte da Hespanha, porque esta é uma designaçao GEOGRAFICA !

Todos sabemos que ha muitos compatriotas que sao adeptos de tudo o que fale inglês e de tudo o que venha desses lados. Eu nao tenho nada contra, vivemos num Pais livre, cada um pensa como quer ; mas eu nao penso assim. Eu tenho um verdadeiro orgulho na minha cultura e sinto uma proximidade pelas outras culturas hispanicas. Quando estou  no estrangeiro e encontro espanhois,  aproximamo-nos para trocar algumas palavras amaveis, porque nos sentimos proximos, porque sabemos que ha afinidades (étnicas até) entre nos .

Que ha gente arrogante e mal educada em Espanha é de certeza verdade ! e aqui nao ha ? Olhe posso-lhe garantir que tambem ha muita gente boa em Espanha, aliàs devo talvez vida a um deles mas isso é outra historia.

Quanto à incompetencia da Policia Judiciaria, nao sei, voce é que o diz ! mas o que eu acho intoleravel é a intromissao dos ingleses no caso . Voce ja ouviu falar de policias portugueses que tenham ido a inglaterra fazer o que os ingleses aqui fizeram ? Eles la nao brincam ! olhe o que fizeram ao desgraçado (e inocente) do brazileiro : abateram-no como um cao ! De facto a policia de Sua Majestade é muito eficiente!

Quanto a ser castelhano ou galego ou outra coisa qualquer, que eramos nos antes do Dom Afonso Henriques se rebelar contra a mãezinha dele ? Eramos duma raça diferente ? falavamos outra lingua ? tinhamos outra religião ? Nesses tempos os desgraçados dos camponios eram obrigados a servir o seu Senhor nas guerras feudais ! Dum lado e doutro do campo de batalha as pessoas eram as mesmas, da mesma raça , o que os distinguia era o Senhor feudal a quem serviam ! nao me diga que tambem acredita no milagre de Campo de Ourique e outros do género ? olhe é pena que hoje em dia ja nao se façam milagres ! A nossa Patria bem precisava, porque a nossa independencia (virtual, diga-se) so serve a meia duzia de caciques corruptos enquanto o povo esta na merda.

Cumprimentos

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6541/-1406
(sem assunto)
« Responder #2185 em: Agosto 17, 2008, 07:17:40 pm »
Olivença não faz parte de nenhum império, mas sim parte da região do Alentejo. A comparação é abusiva, e já mais que discutida...

Quanto à Hespanha, peço desculpa, mas é uma terminologia usada desde os romanos para designar a Peninsula Ibérica. Os portugueses sao um povo independente, mas fazem parte da Hespanha, porque esta é uma designaçao GEOGRAFICA !

Já estamos fartos de falar nisso. A Hispania, existiu como realidade geográfica. Nunca foi um país, mas a realidade objectiva é que a Nação Castelhana assassinou essa Hespanha e depois roubou-lhe  o nome.

A recuperação de Olivença é tão quimérica quanto a recuperação de Gibraltar pelos castelhanos.

No dia em que a espanholada aceitar a presença dos ingleses em Gibraltar, então nós não teremos direito moral à recuperação de Olivença.

Mas enquanto essa gente exigir a devolução de Gibraltar, temos o mesmo (aliás mais) direito de exigir Olivença.

Que eu saiba, ninguém em Espanha pretende bombardear Gibraltar para a recuperar, então porque é que nós haveriamos de fazer o mesmo ?

Porque é que você há de achar ridiculo recuperar Olivença quando os seus heróis ali do lado continuam a considerar Gibraltar como território seu ?

EStamos sempre a andar em circulos e de vez em quando aparece alguém a fazer as mesmas perguntas e a colocar as mesmas velhas questões, que já estão TODAS respondidas e contra argumentadas.

Por obséquio façam o favor de procurar nas intermináveis páginas do tópico. Estamos a repetir-nos.

NOTA AOS TROLLS ESPANHÓIS:
ENQUANTO FOR MODERADOR DESTE FORUM, INFORMO QUE A MINHA PACIÊNCIA SE ESGOTOU !
Se não gostam, vão-se queixar ao Zapatero, ao Franco ou ao Diabo que os carregue !!!

*

legionario

• Investigador
  • 1746
  • +429/-7662
(sem assunto)
« Responder #2186 em: Agosto 17, 2008, 08:43:19 pm »
Papatango, esta a pensar em fechar este topico ? é que se todas as perguntas ja foram respondidas ... ! confesso que nao li as mais de 140 paginas deste livro, peço desculpa pela minha preguiça !

Eu nao tenho herois espanhois como diz ; tambem devem ter muitos, mas sou muito ignorante a esse respeito ;)

Nao se chateie comigo Papatango, estamos so a trocar impressoes ! Nao quer que este forum seja do estilo  "pensée unique"  pois nao ?

...e nao é tao interessante ouvir tambem os pontos de vista dos "trolls"' ?

cumprimentos

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6541/-1406
(sem assunto)
« Responder #2187 em: Agosto 17, 2008, 10:13:51 pm »
Eu não fecho coisa nenhuma.

Apenas avisei os trolls espanhóis de que não vão continuar com as desconsiderações pessoais.
Têm todo o forum para partilhar, mas se não têm nada de novo para dizer, então é melhor não participarem.

Quanto à questão de Olivença temos qpenas que olhar para ela com a moderação necessária.

Demasiadas vezes foi preciso explicar às pessoas que a reclamação de Olivença faz sentido e faz muito mais sentido quando os próprios espanhóis nunca deixaram de reclamar Gibraltar.
Mas ninguém pretende ir invadir Olivença e atacar espanhóis nenhuns ou expulsar espanhóis.

Eu mesmo, só entendi a questão quando há uns anos atrás os espanhóis reafirmaram que queriam o rochedo de volta.
E no caso de Gibraltar e Olivença, a Espanha ou os governantes espanhóis não são honestos.

É tão simples quanto isso, e já foi explicado quinhentas vezes antes.

Nós não temos que marchar sobre lugar nenhum!
Isso já não se usa nos países civilizados.
E nós somos um país de gente pacífica.

*

AMRAAM

• Perito
  • **
  • 468
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2188 em: Agosto 17, 2008, 11:00:06 pm »
Citação de: "papatango"
Eu não fecho coisa nenhuma.

Apenas avisei os trolls espanhóis de que não vão continuar com as desconsiderações pessoais.

Eso es completamente FALSO y eres un MENTIROSO... :evil:  :roll:
"Con la sangre de un guerrero y el primer rayo de sol, hizo Dios una bandera, y se la dio al pueblo español"

*

legionario

• Investigador
  • 1746
  • +429/-7662
(sem assunto)
« Responder #2189 em: Agosto 17, 2008, 11:16:00 pm »
AMRAAM, tenho pena de nao ter lido a tua mensagem :(