Mensagem de S.A.R. Dom Duarte de Bragança, de 1 de Dezembro

• 87 Respostas
  • 26195 Visualizações
*

Caçador

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Dezembro 02, 2008, 09:57:32 am »
Parece uma utopia!
A monarquia vai salvar Portugal!
Antes de 1910 é que era! Aquilo era liberdade para todos!

Que treta!
Não sou súbdito de ninguém, sou cidadão!

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #16 em: Dezembro 02, 2008, 11:01:20 am »
Treta são essas histórias de que muitas pessoas ainda acreditam, de pensar num rei com perucas e andar na carruagem, enquanto o povo se ajeolha à sua passagem...

Um súbdito?
O que é que você pensa, que vai ter que ir servir de criado ao Rei a à sua familía?  :cry:

Veja-se:
Ontem, feriado da Restauração da Independência, nem o Presidente de República, nem o Primeiro-Ministro assinalaram este dia.Nem com um mero discurso!
Porque será? Porque acham que é incómodo para os vizinhos espanhóis estarmos a festejar este tipo de feriado?
Ou porque foi aclamado um Rei? Não interessa!
Não era preciso mencionarem a parte "Monárquica" da história, mas pelo menos, a legitíma homenagem a esses Conjurados e todos aqueles que participaram na revolução!
Vergonha!!! Depois queixam-se que os alunos pensem que o 1 de Dezembro seja um Feriado Religioso!

*

SmokeOn

• 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Dezembro 02, 2008, 11:39:42 am »
Citação de: "Caçador"
Parece uma utopia!
A monarquia vai salvar Portugal!
Antes de 1910 é que era! Aquilo era liberdade para todos!

Que treta!
Não sou súbdito de ninguém, sou cidadão!

Que mentalidade atrasada  :lol:

Antes de 1910 tínhamos pretígio !
De certeza que estava-mos nos 6 primeiros da Europa, hoje 27 grande troféu !
Então depois de 1910 veio a Liberdade ? O que tiveste este fim de semana ? Gripe ? Ou Alzeimer ? Por acaso de 1910 a 1974 houve Liberdade ? 48 anos de ditadura mais 16 de Guerra Civil ? Que raio de Liberdade ?

Podes anotar a republica é a principal responsável pela revolução de 1926 que levou em 1933 Salazar ao poder, se não houvesse 1910 não havia 1926 e o país não ficava atrasado.

P.s. : em 1910 havia partidos e liberdade de expressão, o que é que aconteceu depois de 1910 ? -- > http://www.centenariodarepublica.org/centenario/

*

nelson38899

• Investigador
  • 5621
  • Recebeu: 935 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +743/-2724
(sem assunto)
« Responder #18 em: Dezembro 02, 2008, 11:54:50 am »
O Rei D. Carlos chama para governar João Franco que instala uma Ditadura Administrativa.
João Franco, acaba com a liberdade de imprensa, expatria para as colónias os dissidentes políticos que atentassem contra a monarquia.

Além disto, a família real levava uma vida faustosa, chegando a ter quatro iates, além de que, solicitava adiantamentos de dinheiro às Cortes (parlamento).

Em 1908, dá-se o regícidio do Rei D.Carlos e do filho mais velho Luís Filipe. Sucede ao Trono com apenas 18 anos D. Manuel II, este que viria a ser o último rei de Portugal.

A primeira medida realizada pelo jovem Rei D. Manuel foi demitir o ditador João Franco. Governou por dois anos, entre 1908 e 1910.
http://historianove.blogspot.com/2007/1 ... ao-da.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Caçador

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Dezembro 02, 2008, 02:00:30 pm »
Legitimidade é coisa que não reconheço na Monarquia. Eu quero continuar a escolher o Chefe de Estado do meu país, não quero que ele me seja imposto.

Antes de 1910, D.Carlos atirou ás urtigas a Carta Constitucional, colocou João Franco como ditador, assinou o decreto de deportação de todos os oponentes ao governo para Timor e foi este rei que perdeu toda a vergonha e sentido patriótico (que aparentemente eram já residuais na sua personalidade) e cedeu humilhantemente aos interesses ingleses em África. Foi este rei, que no fim de uma viagem a França, no momento de regressar ao seu "reino" desabafou: "lá tenho de voltar para a piolheira".

A Monarquia deu muito a Portugal, basta ter dois dedos de testa para perceber isso, mas no fim do século XIX e início do XX, assumiu posições intoleráveis, por isso é que acabou.

Será que alguém duvida de que a República é um sistema mais justo que a Monarquia? Que monarquia existe hoje em Portugal? Beatos, fadistas e jet-set (seja lá o que isso for), que lutam entre si para decidir quem é que vai ser rei. Aqui há tempos vi na TV um italiano que jurava a pés juntos ser herdeiro da Coroa Portuguesa! D.Duarte Pio, suposto herdeiro da coroa (alguns monarquicos dizem que é um mentiroso), é um homem que tem como objectivo de vida ser rei, que mostra a casa real como a instituição que vai dar a panaceia para os males do povo e que mostra os actuais reinos como utopias:" olhem a Suécia, como é rica! e a Inglaterra também!". E que anda aí pelo país a arranjar simpatizantes.

O atraso de Portugal não se deve á falta de um rei, mas sim á falta de políticos sérios, patriotas e capazes, que é o que os países nórdicos têm e nós não. Os actuais "reis", são um enfeite, uma peça de decoração.

*

SmokeOn

• 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Dezembro 02, 2008, 02:03:39 pm »
Precisamente de 1908 a 1910 tinha voltado a "Liberdade" e atenção os partidos nunca foram ilegalizados como em 1933, mesmo João Franco não ilegalizou os partidos sabiam disso ?  

Procurem saber o que fez Afonso Costa de 1910 a 1926 ... vão ficar admirados.

Claro que alguém tinha que ir preso especialmente os amigos da Carbonaria que andavam a matar tudo o que fosse contra eles !

E alguém se lembra da colónia de férias do Tarrafal ? :) Este aberta mais de 30 anos !

p.s. : os republicanos mataram um presidente da república com mandato escrito do grão mestre da Maçonaria Sebastião Magalhães Lima --> Sidónio Pais !

*

SmokeOn

• 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Dezembro 02, 2008, 02:06:31 pm »
Citação de: "Caçador"
cedeu humilhantemente aos interesses ingleses em África. Foi este rei, que no fim de uma viagem a França, no momento de regressar ao seu "reino" desabafou: "lá tenho de voltar para a piolheira".

Gostava de ser hoje inglês ? quem era o militar com bom censo que alguma vez ia desafiar a maior potência militar do séc. XIX ???? Claro os republicanos ... que até gostam do verde = Portugal e vermelho = Espanha, por alguma razão a corrente ideológica Iberista é REPUBLICANA/maçónica !

AH Países nórdicos que ... bem vamos ver : Suécia, Dinamarca, Noruega ... monarquias não ???

O que é que a republica nos deu em 98 anos, recapitulação :

- guerra civil entre 1910-1926
- milhares de mortos na 1ª Grande Guerra só para sustentar o Ego de Afonso Costa
- uma ditadura de 1926 a 1974
- perda de territórios ultramarinos
- perda de poder económico e político
- atraso económico ( em 1910 estávamos à frente dos referidos países nórdicos )
 :o
- perda de identidade
- gastam-se 16 milhões de euros anuais com a Casa Civil da Presidência da República quando D.Juan Carlos gastam 9 milhões anuais com a Casa Real. Expliquem-me como é que o presidente gasta tanto !
- a OCDE lançou um estudo em 2008 de que indica que os países co mais "Justiça Social" são as Monarquias Europeias
- a OCDE indica que dos 27 estados europeus, nos 10 primeiros mais fortes economicamente 7 são monarquias .... Portugal é o 27 ( primeiro do fim ).

- bem será que D.Carlos não respeitava mais as Forças Armadas ?

Eu gostava de ser uma : Inglaterra, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, Espanha, Suécia, Espanha, Mónaco ... e a 2ª mais potência económica do mundo, Japão.
« Última modificação: Dezembro 02, 2008, 02:15:13 pm por SmokeOn »

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3333 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1225/-2042
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #22 em: Dezembro 02, 2008, 02:11:33 pm »
Claro os republicanos ... que até gostam do verde = Portugal e vermelho = Espanha, por alguma razão a corrente ideológica Iberista é REPUBLICANA !

E eu a pensar que tinha a ver com clubes de futebol da capital... :roll:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

SmokeOn

• 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Dezembro 02, 2008, 02:17:31 pm »
O Patriotismo não é nenhum clube de futebol :
A maçonaria em Portugal (Grande Oriente Lusitano - GOL), no século XIX, esteve particularmente ligada à maçonaria de Espanha. Muitas lojas deste país estiveram sob a obediência do GOL. No seio desta organização secreta, onde floresciam as ideias republicanas, também se difundiam as teses iberistas. Na sequência do célebre ultimatum inglês (1890), Magalhães Lima (grão-mestre entre 1908-1928), publica o livro "A Federação Ibérica"(1896), onde advoga um iberismo mitigado (cultural). Estas tendências iberistas de uma corrente na Maçonaria em Portugal tem alimentado uma profunda desconfiança da população perante esta organização secreta. Neste sentido foi com algum alívio que em 1933 assistiu à sua proibição pela ditadura.

Fonte : http://lusotopia.no.sapo.pt/indexPTiber ... ancas.html

*

P44

• Investigador
  • 21010
  • Recebeu: 7119 vez(es)
  • Enviou: 8120 vez(es)
  • +8129/-13175
(sem assunto)
« Responder #24 em: Dezembro 02, 2008, 02:25:04 pm »
não mudem os politicos que governam a nossa praça e até podia vir o D.Sebastião que isto não se endireitava á mesma
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #25 em: Dezembro 02, 2008, 02:48:16 pm »
cedeu humilhantemente aos interesses ingleses em África.
A solução seria então fazer guerra contra a Inglaterra, certo? :lol:

falta de políticos sérios, patriotas e capazes, que é o que os países nórdicos têm e nós não.

Então como não temos, vamos deixar abandalhar isto, com esta República que tanto zela pelos interesses Portugueses.
98 anos de República tem muito pouco de glorioso para contar.

*

Caçador

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Dezembro 02, 2008, 05:05:10 pm »
O que estão a dizer é que todo o mal do país é culpa da República, os políticos da República são péssimos (o que até é verdade), se fosse a Monarquia tinhamos bons políticos. A República é a perdição de Portugal,
a República é anti-patriota, a República é a favor do iberismo, a República é feita de assassinos...

Isto é falso.

Posso apostar que se fossemos uma Monarquia estávamos como estamos hoje. Admito que na sua instauração houve, pelo menos subversivamente intuitos iberistas ou de federalismo ibérico, mas que foram dissipados logo com as eleições dos primeiros presidentes. É verdade também que a 1ª República não foi o que se esperava, nem cumpriu o que prometeu. Mas foi a primeira tentativa de esclarecimento das consciências, de alterar o sistema arcaico da sociedade portuguesa maioritariamente agricola, de impulsionar o ensino (em 1911 existiam 75% de analfabetos), de alargar a igualdade, de acabar com o domínio da crendice e obscurantismo religioso sobre a sociedade etc.

O que a República fez de mal em 98 anos? Eu também posso escrever aqui uma lista interminável de erros da Monarquia e também de grandes feitos, mas isso, vejam nos livros.

Parece que neste fórum ser monarquico é ser patriota e ser republicano é ser anti-patriota. Eu sou Republicano, e sou terminantemente contra o iberismo ou contra qualquer tipo de federalismo ibérico e sou também daqueles que vêm em Espanha uma ameaça.

Nas questões de África...Entrar em guerra com os ingleses?...Não sei...O que sei é que o orgulho e a honra portuguesa foram feridos de morte nesse dia, fomos o circo da Europa. Fomos escorraçados de África como rafeiros. Culpam a República da perda das colónias? Pois eu culpo a Monarquia da perda dos territórios entre Angola e Moçambique.

A República permite ao povo que vote, que escolha o seu Chefe de Estado, permite a qualquer cidadão candiatar-se ao mais alto cargo da nação. A República não admite privilégios de nascimento nem cargos de responsabilidade baseados em laços de sangue, que têm cariz medievalista. Eu respeito todos os monarquicos e as suas ambições á realização de uma referendo, mas apoiarei sempre a Res Publica (coisa pública).

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #27 em: Dezembro 02, 2008, 05:47:49 pm »
Essa história da República igualitária e cheia de oportunidades é toda muito bonita, mas sabemos que na realidade não se passa nada disso.

Também eu não fui sempre Monárquico. Aliás, foi há pouco tempo que me decidi, completamente farto destes políticos, desta República e do rumo para onde está a levar Portugal.

Acredito que porventura haja políticos que até sejam bastante competentes, patriotas, e que pudessem de forma competente levar este País a levantar de novo o seu esplendor. Agora se os há, ou já morreram, ou andam escondidos por Alcácer Quibir.

O Professor Salazar incorporava algumas destas qualidades, mas como tudo, tinha os seus defeitos, que foram a sua perdição.
Há até uma história engraçada, sobre a possibilidade de Salazar partilhar alguns ideiais monárquicos:

Em 1948 insistiram com ele alguns amigos para que apresentasse a sua candidatura às eleições para Presidente da República. Chegou a zangar-se.
Alguém que julgava conhecê-lo disse então:
- É um homem coerente. Sendo monárquico, tem a consciência de que, se ocupasse o lugar de Chefe do Estado, usurparia uma função que de Direito lhe não pode pertencer. Como Presidente do Conselho está à vontade, da mesma forma que o estaria como primeiro-ministro numa monarquia, à direita do seu rei. Depois, não tem saúde, nem feitio, nem tempo para se deslocar aqui e acolá, presidir a cerimónias, receber todo o bicho careta, cortar fitinhas inaugurais - toda essa massada a que um Chefe de Estado está sujeito...
Não é possível deixar de associar este comentário à história da estátua de Nuno Álvares, transferida para a Batalha por sugestão de Salazar e com uma frase que era muito do seu gosto.
Pelos anos 60 a Câmara Municipal de Lisboa quis erigir uma estátua ao Condestável. Escolheu para local a Praça da Figueira, onde foi ao depois levantada a estátua de D. João I.
Houve duas vozes que se levantaram contra a escolha do local: a do deputado Francisco do Cazal-Ribeiro e a do «Diário da Manhã». Achavam essas vozes que a praça não tinha a grandeza suficiente para o monumento a uma das principais figuras da História portuguesa Salazar concordou e, por sugestão sua, a estátua de Nuno Álvares, que já estava concluída, foi colocada junto ao mosteiro da Batalha.
- Ali é que o herói está bem - dizia Salazar. - À estribeira de seu rei, como em vida sempre andou.
Nesta frase se revelará porventura uma consciência de monárquico por sentimento, que servia o seu País não como rei, que legitimamente não poderia ser, mas à estribeira de quem ocupava, ainda que em usurpação necessária, o lugar do Rei legítimo.
Por sinal que, nas cerimónias de inauguração do monumento, manifestou ao Secretário de Estado da Presidência o desejo de ler os discursos que iam ser proferidos ali. Excluiu desse desejo o discurso que Monsenhor Moreira das Neves diria no templo. Fazia parte da cerimónia religiosa e não da civil. Não se intrometia naquela, como não permitia que bulissem no poder civil. Em todo o caso fez uma prevenção:
- Diga ao Moreira das Neves que tome cuidado, não vá ele atrás do gosto das pessoas que fazem comparações. Não gostaria nada que ele fosse comparar-me ao Nuno Álvares. E muito menos ao cavalo...

*

nelson38899

• Investigador
  • 5621
  • Recebeu: 935 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +743/-2724
(sem assunto)
« Responder #28 em: Dezembro 02, 2008, 06:11:11 pm »
tanto a monarquia como a republica cometeram os seus erros e perderam territórios, ninguém pode dizer o contrário pois se o disser é mentiroso ou não conhece a história. Na altura em que perdemos territórios para Inglaterra no chamado ultimato Inglês do famoso mapa cor de rosa, se fosse a republica a governar aconteceria o mesmo que aconteceu com a monarquia e o mesmo se iria passar com a descolonização de 1975 se fosse a monarquia a governar. Portugal se a memória não me falha deixou de se encontrar no mesmo patamar que os outros países da Europa a partir de 1580. Porque a partir desse ano começamos a ser roubados pelos castelhanos, a seguir a estes 40 anos de roubos vieram as guerras da restauração da independência, depois o terramoto a guerras com os franceses o fim do Brasil e mais uma panóplia de guerras com isto tudo o país começou atrasar-se. Com a republica não foi diferente pois tivemos uma ditadura estúpida e burra que em vez de levar o país para a frente preferia-o estúpido, uma guerra mundial que apenas nos serviu para manter as colónias por mais uns anos e sem contar com as possíveis guerras civis durante a republica. Se não me estou enganado Portugal só teve duas épocas de prosperidade esta que se encontra a decorrer e a altura das descobertas, os resto da nossa existência como país, foi feita de sangue e lágrimas do Povo e não como muitos dizem dos reis, nobreza , presidentes da republica ou políticos incompetentes que sempre existiram e existiram.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #29 em: Dezembro 02, 2008, 06:23:38 pm »
Se não me estou enganado Portugal só teve duas épocas de prosperidade esta que se encontra a decorrer e a altura das descobertas

Esta época que se encontra a decorrer é uma época de prosperidade?:nice: