SmokeOn -> Você pretende afirmar que a decadência do país não existiu, esquecendo a realidade do final do século XIX e inicio do século XX.
O país entrou em bancarrota por duas vezes !
Como é que você consegue passar por cima dessa realidade ?
O problema não era a monarquia, é verdade e como se viu a solução não foi a Repúiblica.
O problema é que se a República não resolveu o problema, a Monarquia conseguiu ser pior ainda.
Os portugueses são como são e não vão mudar de um dia para o outro. E há muitos casos de monarquias que passaram a repúblicas, mas não são assim tantos os de repúblicas que passaram a Monarquias.
Além disso, desde quando a Finlandia deixou de ser um país Nórdico ?
Os Estados Bálticos são tão Nórdicos como a Finlandia, quanto os finlandeses ou os suecos (muitas origens idênticas se exceptuarmos os eslavos russos). Que eu saiba todos eles optaram por ser repúblicas.
Temos monarquias evoluidas, como temos monarquias corruptas e miseráveis, como a monarquia cubana, a monarquia norte-coreana ou as monarquias do Golfo Pérsico.
===============================
Realmente o Sr. D. Duarte não é Alteza Real, porque o país é uma República. Ele sería Sua Alteza Real, quando e se os portugueses achassem que ele deveria ser Rei.
Pessoalmente, considero a instituição monárquica como uma espécie de Simbolo do Estado, e acho que se deve o respeito a D. Duarte, como Pretendente ao Trono, mas como disse o Dremanu, peço desculpa, mas chamar Sua Alteza ao homem também me parece um bocado para o parolo.
Faz lembrar a mania portuga de chamar Senhor Doutor a todo o burro que sai da universidade com um diploma, mas que quando toca a chegar à vida real não é capaz de escrever uma carta.
Cumprimentos