É o meu inimigo de estimação neste forum.
Com esta afirmação conseguiu que perdesse o respeito que tinha por si, apesar das nossas opiniões divergentes. Continuando...
Quando me referi ao meu amigo como "inimigo de estimação" foi devido á sua agressividade na sua resposta ao meu primeiro post
Caro amigo ao dizer isto, ve-se que não percebe nada do que está a dizer.
e á maneira como deturpa os meus comentários.
Eu nunca faria a alguém um comentário como o acima citado, mesmo que essa pessoa tivesse feito a afirmação mais absurda deste mundo, nem nunca perderia o respeito por alguém por causa de opiniões divergentes, e, muito menos por alguém que eu não conheço e com quem só me comunico num forum.
Eu até compreendo essa sua decisão pois foi o meu amigo que disse
quem tem problemas de se expressar é você
mas as pessoas não são iguais, por isso, adiante...
Quem o ouvisse falar ficava com a sensação que foi "one shot one kill"... 
Eu disse que foram abatidos em várias situações, não disse que tinham sido "tiro e queda".
Afirmar que nas primeiras noites da Op. D. Storm foram abatidos vários Tornados da RAF, isto, não implica afirmar que tenha sido "tiro e queda".
Aonde disse que o F-35 era perfeito? Nem merece mais comentários..Adiante..
Ao apregoar os méritos de um aparelho que só recentemente voou.
E sairam ? Não passou de pressão... Mais nada.
Prove-me que foi só uma birra e não conseguiram aquilo que queriam.
Foi dispensado pois os subalternos dele permitiram o transporte de 6 misseis de cruzeiro com ogivas nucleares sobre os estados unidos.
Pois isso é sério. Nos anos 50 ou 60 um B-52, com armas nucleares, despenhou-se ao largo de Espanha durante o reabastecimento; os americanos levaram bastante tempo para descobrir uma delas.
Mas ele tambem dizía verdades incomodas.
Sim tenho alguma admiração. Já ouviu algum ex-CEMFA da FAP pronunciar-se acerca de Grippen ou Typhoon? Em relação ao JSF já foi feito em público num discurso oficial, até vem numa revista "Mais Alto".
É a opinião do CEMFA da FAP. Quantos aparelhos de primeira linha de origem europeia é que tivemos?
Tivemos os Fiat que compramos para utilizar em Africa porque só a Europa é que nos vendia material e também avaliámos o Mirage.
Depois disso tivemos os A-7, os Alpha Jet (que os alemães "esqueceram" em Beja) e o F-16, por isso é natural que o sucessor do F-16 seja americano, mas daqui até lá...
O facto de o CEMFA da FAP não referir o Grippen, o Typhoon ou o Rafale não lhes retira o mérito.
Além disso, neste topico, eu nunca referi qual o melhor aparelho para suceder ao F-16.
O jamming não é so "empastelar" o radar de defesa aérea ou um radar aéreo, pode ser usado para confundir esse mesmo radar, como você diz, mais emissões para identificar.
E o piloto não vai achar qualquer coisa de estranho? Não se vai aperceber de que o sistema está saturado? Ou por outra, o próprio sistema não lhe vai dizer que está saturado?
Eu estou de forma séria a falar consigo, você é que já partiu para uma de "inimigo", se quizer continuar assim tudo bem, tem todo o caminho livre para expor as suas ideias fantásticas e arrebatadoras
Quanto ao "inimigo" estamos esclarecidos.
Neste forum, tanto quanto sei, qualquer forista tém "todo o caminho livre" para expressar as suas opiniões.
As "ideias fantásticas e arrebatadoras"
Por acaso essa discussão tem sido intensa nos meios militares e na imprensa especializada...
são apenas opiniões com as quais o meu amigo não concorda, facto que eu sempre respeitei.
Eu nunca disse que sabia tudo e estou disposto a aprender e admito quando erro.
Tal como o meu amigo disse, e, já esqueceu
estamos aqui todos para aprender.
e isso inclui respeitar as opiniões dos outros, até porque eu não sou o único a ter "ideias fantásticas e arrebatadoras" como lhes chama
O Top Gun já foi à vinte anos, desde ai a tecnologia evoluiu muitissimo...
Hoje em dia um piloto de um "Tiffie" não vai ouvir um "piiiii", mas uma voz feminina ("Nagging Nora") a avisar que o avião recebeu um "Lock", mas o mais importante é que no monitor à sua frente vai aparecer um cone com a direcção precisa do "lock", o DASS consegue uma precisão inferior a um grau a uma distância de 100 km´s, se existirem dois ou três Typhoon´s na área o ponto de emissão vai ser automaticamente localizado com precisão métrica através de triangulação. Portanto seja um F-8 Crusader ou um F-22, a utilização do radar tem de ser feita com conta, peso e medida, sob pena de ser localizado (e sim, eu tenho consciência do que é a signa "LPI" significa).
Se a ideia do "puser atrás" é WVR, o ECR CAPTOR consegue fazer Locks a coisas com um RCS verdadeiramente minúsculo.
Apenas mais um comentário, existe uma ENORME tendência para comparar os actuais Eurocanards que estão ao serviço nos esquadrões AGORA com um aparelho que só vai atingir o IOC na Inglaterra e Itália DENTRO DE UMA DÉCADA, e em que a grande maioria das capacidades "exóticas" que costumam ser apregoadas pelo seu fabricante só vão estar disponiveis pós 2020, esse aparelho é o F-35A.
Agora comparem os sistemas propostos pela Industria para esses aviões Europeus de 2018 com o que é planeado pela "JSF Team" e se calhar a suposta "superioridade" dos aviônicos do Lightning II não só não existe, como em certos casos a inferioridade chega a ser clara (suite de networking do Gripen NG pós 2016, Radar AESA do Tiffie com uma antena maior em relação ao AN/APG-81 e móvel num arco de 120º, etc). A suposta vantagem que o F-35 gozaria em "Situational Awareness" não é, de forma alguma, um dado adquirido.
O F-35A tem um RCS muito menor que os Eurocanards e uma muito maior "Fuel Fraction" o que lhe dá um alcance francamente superior, também tem capacidades dinâmicas inferiores (especialmente se comparado com o Tiffie), agora estamos a vários anos de podermos saber qual dos aparelhos terá uma mais completa/avançada suite de aviônicos e qual efectivamente terá uma maior capacidade de sobrevivência num meio aéreo contestado. Sim, porque a vantagem em termos de RCS do "Lightning II" pode ter ido para o "caixote do lixo" dentro de uma década. Apenas como exemplo, a empresa lider do esforço Britânico (que vale umas centenas de milhões de libras/ano) que trabalha em detecção "LO" e que o faz numa série de programas (SAMPSON, Radares Bi estáticos, CAAM, MBDA Meteor, Typhoon, etc) é nem mais nem menos o unico parceiro "Tier 1" da "JSF Team", a BAE, que é ao mesmo tempo a empresa lider do Consórcio EUROFIGHTER GMBH...
Em 2017/2018 os primeiros pilotos de F-35B da RN não vão achar facil lidar com os seus colegas da RAF a voarem em Typhoon´s Block 25, e vice versa.