Notícias da Marinha do Brasil

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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #825 em: Março 03, 2016, 12:18:43 pm »
Navio Patrulha Oceânico “Araguari” dá início à missão na África



Na manhã do dia 24 de fevereiro, suspendeu da Base Naval de Natal, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, conhecido como o “Cão de Guarda da Amazônia Azul”, para representar a Marinha do Brasil na “OBANGAME EXPRESS 2016”, que conta, também, com a participação de meios da Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, França, Noruega, Holanda, Estados Unidos e Portugal.

O Brasil, em conjunto com estas nações, tem a importante missão de realizar ação de presença e estreitamento de laços de amizade com os países visitados e promover a interoperabilidade e a proficiência regional marítima das partes interessadas, no Golfo da Guiné, por meio de visita operativa aos portos de Georgetown, São Tomé e Príncipe, Luanda, Jamestown. O objetivo é incrementar a segurança marítima, visando conter a pirataria e atividades ilícitas na região, além de participar no exercício “OBANGAME EXPRESS 2016”. A comissão encerrará em abril deste ano.


FONTE: https://www.marinha.mil.br/node/789
 

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Johnnie

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #826 em: Março 03, 2016, 05:54:17 pm »
Estas noticias da MB chegam a ser deprimentes de ler...Sinceramente espero que melhores dias cheguem rápido para a marinha do pais irmão
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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #827 em: Março 08, 2016, 12:24:45 pm »
 

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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #828 em: Março 08, 2016, 12:41:16 pm »














 

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mafets

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #829 em: Março 08, 2016, 04:45:42 pm »
http://www.naval.com.br/blog/2016/03/04/marinha-recebe-simulador-do-reator-do-submarino-nuclear-brasileiro/
Citar
O Centro de Instrução e Adestramento Nuclear de Aramar (CIANA) recebeu, no dia 22 de fevereiro, o simulador do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), este focado na propulsão nuclear do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR).

O simulador, desenvolvido com a empresa francesa Corys, tem as funções de adestrar os operadores do LABGENE e da futura tripulação do SN-BR; prever comportamentos da planta nuclear real; validar o memorial de cálculo e testar os sistemas de controle de forma integrada.


Saudações
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #830 em: Março 09, 2016, 11:27:26 am »
A fonte... enfim.

EXCLUSIVO: Marinha do Brasil examina contratar estaleiro estrangeiro para construir corvetas classe Tamandaré dentro do AMRJ

Posted by Roberto Lopes

A Marinha brasileira está realizando estudos e contatos com o objetivo de preparar o procedimento legal que lhe permitirá selecionar um estaleiro estrangeiro para a construção das quatro corvetas classe Tamandaré (CV03) – também conhecida como “Barroso modificada” – nas instalações do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

Entre as empresas que serão consultadas acerca de seu interesse no projeto estão a BAE Systems, da Inglaterra; a Navantia, da Espanha; a DCNS, da França; o Fincantieri da Itália e a DSME (Daewoo Shipbuiding & Marine Engineering) da Coreia do Sul.

Em abril do ano passado, durante a última edição da feira de armamentos LAAD, no Rio de Janeiro, a Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) apresentou em seu estande um modelo da corveta classe Tamandaré.

Segundo essas informações, o novo projeto foi desenvolvido pelo Centro de Projetos de Navios (CPN) da Marinha, valorizando o stealth concept – “conceito da discrição” (ou furtividade).

Os planos aprovados para a embarcação preveem um navio de 103,4m de comprimento, 12,8m de bôca máxima, 4,21m de calado, e deslocamento de 2.715 toneladas. A propulsão tipo CODAD, com quatro motores a diesel, permitiria a velocidade máxima de 25 nós. A tripulação terá até 136 militares.

Makassar – Dotado de convoo e hangar para helicópteros de porte médio, o barco foi idealizado para ser uma plataforma de emprego geral contra ameaças aéreas, de superfície e submarinas. Ele terá um sistema de controle tático de fabricação nacional e poderá ser configurado com vários sistemas de armas.

Cada unidade da nova série de corvetas brasileiras está orçada em 450 milhões de dólares, mas a Marinha também precisará investir na capacitação tecnológica do Arsenal para realizar o serviço, possivelmente recebendo equipamentos da empresa vencedora do processo licitatório.

Isso aconteceu, recentemente, em Callao, no Peru.

O estaleiro estatal Servicios Industriales de la Marina (SIMA Peru) recebeu equipamentos e planos da DSME, para produzir o Paita, seu primeiro navio de assalto anfíbio da classe Makassar.

Classe Macaé – Ainda no campo da construção naval, a coluna INSIDER pôde apurar que, diferentemente do caso das corvetas, os chefes navais não pretendem usar o AMRJ para terminar os três navios-patrulha costeiros classe Macaé iniciados pelo estaleiro EISA Ilha – que fechou as portas no fim do ano passado, no Rio de Janeiro.

Em uma entrevista exclusiva concedida a esta coluna na primeira semana de fevereiro, o ex-gerente de produção do EISA, engenheiro Edson Odilon Moura Pinto, opinou que o término das embarcações no Arsenal talvez fosse a alternativa mais viável e rápida para o aprontamento das embarcações. Mas a Marinha prefere tentar outro caminho.

A ideia é contatar estaleiros nacionais aptos, em tese, a realizar o serviço.

É certo que haverá (se já não houve) um contato com a direção do estaleiro INACE, de Fortaleza, responsável pela construção das duas primeiras unidades dessa classe: o Macaé e o Macau.

A preocupação em não exigir do Arsenal uma capacitação técnica de que ele não dispõe hoje, e de dotá-lo dos recursos técnicos necessários a um programa militar importante – como o da construção das corvetas tipo Tamandaré – ilustra o convencimento dos almirantes brasileiros acerca do atual despreparo dessa organização militar para a moderna construção naval.

São Paulo – Entretanto, há um outro relevante motivo para não assoberbar o AMRJ com encomendas: a firme disposição do Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, e do Almirantado de uma forma geral, de levar adiante a reforma do porta-aviões São Paulo (A-12).

A empresa francesa DCNS pediu cerca de 800 milhões de dólares para, entre outros serviços, trocar a propulsão do navio – substituindo as atuais máquinas a vapor por outras, a diesel.


A Marinha ainda não concordou com os valores pedidos pela DCNS, e, na verdade, sequer definiu a extensão da reforma que pretende fazer no navio-aeródromo brasileiro, mas almirantes próximos ao Comandante da Força informaram à coluna INSIDER: mesmo ciente de que o próximo ano ainda será de fortes restrições orçamentárias, a corporação tende a autorizar o início do serviço em 2017.

De acordo com esse planejamento, o trabalho no São Paulo estaria concluído no fim de 2020 ou no primeiro semestre do ano seguinte, o que permitiria ao navio iniciar os testes de seus equipamentos no porto e as provas de mar ainda em 2021.

Segundo essa previsão, o A-12 estaria pronto para voltar a operar na metade final de 2022

http://www.planobrazil.com/exclusivo-marinha-do-brasil-examina-contratar-estaleiro-estrangeiro-para-construir-corvetas-classe-tamandare-dentro-do-amrj/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #831 em: Março 09, 2016, 12:00:02 pm »
Por Roberto Lopes   ::)

Já aparecia um site de defesa português.
 

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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #832 em: Março 18, 2016, 05:59:45 pm »
OPERANTAR XXXIV: Navio Polar Almirante Maximiano se despede da Antártica



O Navio Polar Almirante Maximiano concluiu a quinta fase da “OPERANTAR XXXIV”, a última no continente Antártico, e dará inicio ao seu regresso para o Brasil. Durante o último período de pesquisa, o navio realizou os seguintes apoios aos projetos científicos embarcados: obtenção de dados com Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP) de casco; lançamento de XBT; aquisição de dados com termossalinógrafo; lançamento de boias de deriva; e coleta com amostrador contínuo de Plâncton (CPR).

Também foram conduzidas 61 estações oceanográficas, com lançamentos do equipamento Conductivity Temperature Depth (CTD) e Rede de Arrasto Vertical, além do levantamento visual e da coleta de amostras biológicas de cetáceos, nos Estreitos de Gerlache e Bransfield, no Mar de Bellinghausen e na Ilha Elefante.

FONTE: http://tecnodefesa.com.br/operantar-xxxiv-navio-polar-almirante-maximiano-se-despede-da-antartica/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #833 em: Março 18, 2016, 07:18:41 pm »
Os meus parabéns á MB por uma belíssima compra
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #834 em: Março 21, 2016, 03:08:24 pm »
De longe o melhor navio da frota Brasileira  ;)
https://www.facebook.com/marinhaoficial/
Citar
O Navio Doca Multipropósito “Bahia” realizou sua primeira operação anfíbia, no último sábado, na área marítima de Toulon, na França, recebendo uma Embarcação de Desembarque de Carga Geral e duas Embarcações de Desembarque de Veículos e Material. O NDM “Bahia” foi incorporado à Esquadra Brasileira em 10 de março de 2016.



Cumprimentos
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #835 em: Março 22, 2016, 10:41:27 am »
Presumo pelo período de entrega que afinal não se fez a modernização do dito navio como tinha sido anunciado em vários sites brasileiros.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #836 em: Março 22, 2016, 11:34:43 am »
Tambem me quer pareçer que limitaram-se a retirar o material NATO e proceder a pequenos aprumos, mas acho que isso de algum modo será irrelevante para as funções que aguardam o Siroco neste momento, o navio está em excelente estado e foi sem duvida uma otima compra para a MB...

No futuro poderão investir mais nele se quiserem/puderem...

Já por cá começaram com esquisitices e temo que acabem é a chuchar no dedo  8)
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #837 em: Março 22, 2016, 04:59:24 pm »
Tambem me quer pareçer que limitaram-se a retirar o material NATO e proceder a pequenos aprumos, mas acho que isso de algum modo será irrelevante para as funções que aguardam o Siroco neste momento, o navio está em excelente estado e foi sem duvida uma otima compra para a MB...

No futuro poderão investir mais nele se quiserem/puderem...

Já por cá começaram com esquisitices e temo que acabem é a chuchar no dedo  8)
Faz-me todo o sentido que os Brasileiros o adquiram. Possuem uma boa força de helicópteros e fuzileiros com anfíbios e blindados. Nós não. Comprávamos o navio e metíamos lá o que? UMM  e Chaimites. Caía o carmo e a trindade  ;D ;D


Aliás, esquisitices é o pão nosso de cada dia: Os puma estão velhos, os Al III, nem pensar, os Kamov alguma vez e os Lynx mal dão para as Fragatas. Se os Merlin tinham problemas operacionais, sobravam os Ecueuril da ANPC ou os 109 do Inem?  ;D ;D


À muito que as "cabeças pensantes" têm em vista navio novo. E quanto a isso nada a fazer. Para ter mais um mono sem uso porque foi adquirido de contra vontade e fez muita gente fazer birra, mais vale ir para o Brasil que sempre usou e usa bastante a sua frota anfíbia, mesmo com muitos anos de idade. Parabéns pela compra, porque mesmo em crise o quiseram e vão usa-lo.



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Re: Marinha do Brasil
« Responder #838 em: Março 22, 2016, 07:14:55 pm »
Tambem me quer pareçer que limitaram-se a retirar o material NATO e proceder a pequenos aprumos, mas acho que isso de algum modo será irrelevante para as funções que aguardam o Siroco neste momento, o navio está em excelente estado e foi sem duvida uma otima compra para a MB...

No futuro poderão investir mais nele se quiserem/puderem...

Já por cá começaram com esquisitices e temo que acabem é a chuchar no dedo  8)
Faz-me todo o sentido que os Brasileiros o adquiram. Possuem uma boa força de helicópteros e fuzileiros com anfíbios e blindados. Nós não. Comprávamos o navio e metíamos lá o que? UMM  e Chaimites. Caía o carmo e a trindade  ;D ;D

Aliás, esquisitices é o pão nosso de cada dia: Os puma estão velhos, os Al III, nem pensar, os Kamov alguma vez e os Lynx mal dão para as Fragatas. Se os Merlin tinham problemas operacionais, sobravam os Ecueuril da ANPC ou os 109 do Inem?  ;D ;D

À muito que as "cabeças pensantes" têm em vista navio novo. E quanto a isso nada a fazer. Para ter mais um mono sem uso porque foi adquirido de contra vontade e fez muita gente fazer birra, mais vale ir para o Brasil que sempre usou e usa bastante a sua frota anfíbia, mesmo com muitos anos de idade. Parabéns pela compra, porque mesmo em crise o quiseram e vão usa-lo.


Saudações

O importante é que a nave (G-40 Bahia) já serve a Marinha do Brasil e ostenta o nobre pavilhão auriverde. Que venham as modernizações e os exercícios com o CFN.
 :G-beer2:
« Última modificação: Março 23, 2016, 04:40:14 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #839 em: Março 28, 2016, 07:59:02 pm »
Cv ‘Barroso’ (V 34) – Em Barcelona







magens da Cv ‘Barroso‘ (V 34), atracada por BB em Barcelona, Espanha, em fotos de Jordi Delgado.

Reparar a defesa de ponto instalado AR da superestrutura (meia nau) e sem o prêmio ECHO de eficiência.

Infelizmente não sabemos a data das fotos.

FONTE: http://www.naval.com.br/blog/2016/03/28/cv-barroso-v-34-em-barcelona-imagens/