11 de junho: Marinha comemora sua data magna
Brasília, 10/06/2016 – A Marinha do Brasil comemorou, nesta sexta-feira (10), no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, os 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo - o mais importante embate da armada na Guerra da Tríplice Aliança, sob o comando do almirante Barroso, em 11 de junho de 1865.
A cerimônia foi presidida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, que na ocasião recebeu a comenda da Ordem do Mérito Naval, no grau Grã-Cruz, das mãos do comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
Batalha Naval do RiachueloNo dia 11 de junho de 1865, a Marinha Imperial Brasileira vencia a Batalha Naval do Riachuelo – mais importante conflito da armada nacional durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). A vitória foi decisiva para assegurar ao Brasil e aos aliados (Uruguai e Argentina) a supremacia na bacia do Rio da Prata, caminho estratégico para o envio de tropas e suprimentos na luta contra os invasores da província de Corrientes, na Argentina.
A Batalha do Riachuelo é considerada por militares e historiadores como uma das mais importantes da história do Brasil, não só pelo tamanho da tropa envolvida, mas também pela atuação marcante do almirante Francisco Manoel Barroso, comandante da esquadra brasileira que, mesmo tendo perdido a primeira fase do embate, conseguiu reverter a adversidade e vencer a batalha.
FONTE: http://www.defesa.gov.br/noticias/21616-11-de-junho-marinha-comemora-sua-data-magna