O que os americanos estao a fazer é esticar a corda ; se esta se parte, somos nos europeus que pagamos a factura .
Foi o esticar-de-corda dos americanos que garantiu a Liberdade da Europa.
Os americanos fizeram aquilo que os europeus não tinham coragem de fazer: Falar com a Rússia da única forma que a Rússia entende.
A crise dos mísseis de Cuba entendia-se ao abrigo da guerra fria, mas a guerra fria acabou, ou pelo menos estava congelada (guerra fria congelada (c)papatango ).
Com o fim da guerra fria, o que mudou foi que os países que estavam na esfera soviética quiseram garantir que no futuro não voltariam a ser espezinhados pelo império russo. É tão simples quanto isso.
Os russos antes da revoluçao bolchevique eram perfeitamente "europeus", porque razao nao podem voltar a se-lo ?
Meu caro legionário, desculpe as minhas palavras, mas às vezes fico um bocado espantado com as coisas que vejo escritas, porque fico com a impressão de que estou a falar com quem não faz a mais pequena ideia dos assuntos de que trata.
Peço desculpa se pareço arrogante...
A Rússia era europeia antes dos bolcheviques ? :shock:
Mas onde é que você foi buscar uma ideia tão absolutamente estapafúrdia.
As elites russas foram obrigadas por Pedro o Grande, sob ameaça de morte a utilizar trajes europeus ocidentais.
Os boiardos odiavam o Czar por causa disso.
O Czar Pedro tentou europeizar o Boiardos, mas mudou-lhes as roupas. cortou-lhes (literalmente) as barbas, mas pouco mudou.
Antes dos bolcheviques a Rússia era uma sociedade absolutamente feudal, onde estava estabelecido o sistema de serventia da terra.
Sabe o que é o sistema de serventia da terra ?
É um sistema segundo o qual, você pertence à terra onde nasce. E embora não seja escravo, nao pode saír dessa terra e deve obediência ao dono da terra.
Quando o dono da terra vende a propriedade, as pessoas que fazem parte dela passam para a propriedade do novo dono.
Esta era a realidade da Rússia em 1917 e esta é uma das razões da própria revolução bolchevique (essa e o apoio dos alemães ao Lenine, para que este retirasse a Rússia da guerra claro).
A sociedade russa nunca, REPITO, NUNCA foi uma sociedade verdadeiramente europeia, porque em 1917 eles funcionavam sob regras que na Europa Ocidental tinham sido abolidas na Idade média.
A Rússia mudou de cara, mas nunca passou por uma revolução de ideias e de conceitos de Liberdade e Direitos do Homem que são resultado da Revolução Francesa.
A revolução que tiveram foi a revolução de Outubro, e essa, como todos sabemos, não implantou princípios de Liberdade ou respeito pela Vida.
É essa a Rússia que hoje temos. A Rússia que passou da Idade Média para a Revolução Industrial através da implantação do comunismo. A brutalidade dos regimes e dos líderes, é o elo de ligação entre os vários regimes russos.
A mesma brutalidade que vimos aplicada nesta guerra, a mesma brutalidade que vemos nas palavras dos dirigentes russos.
A mesma brutalidade que a Europa teme, e a mesma brutalidade, que a América enfrentou.
Não há dois lados maus nesta Estória ! ! !