União Portugal/Cabo-Verde

• 226 Respostas
  • 100092 Visualizações
*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #90 em: Novembro 21, 2008, 05:41:59 pm »
Otelo se voce conseguir demonstrar o que diz têm o meu apoio.
Atè la vamos esperar.
Cumprimentos

*

otelo

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #91 em: Novembro 21, 2008, 08:06:45 pm »
eu penso que nao tem nada a mostrar, coisas vao accontecer, cabo-verde estar a enriquecer, e vai d'aqui a dez annos receber por anno millioes de touristas.

Mas eu penso que cabo-verde por ser demasiado pequeno vai encotrar um "bottleneck" no deseenvolvimento e vai precisar de ser parte d'uma entidade mais grande que tem possibilidades de investimentos...tem agora muitos billioes de euros em jogo. Cabo-verde espera investimentos estrangeiros do ordrem de billioes por anno. Mas cabo-verde nao pode sozinho fazer criar as conditions para que o tourismo chega a um nivel de classe mundial. Cabo-verde precisa de ser incluido dentro do Portugal por isso. Os politicos cabo-verdiannos vao fazer tudo para que cabo-verde seja reintegrado sobre forma autonoma...porque senao nao vao conseguir atrair os billioes de euros de investimentos que estao a comecar a ser investidos no pais.

O bottleneck do desinvolvimento de cabo-verde é estradas esfaltadas, electricidadade garantida por todos os lados de cabo-verde, hospitales ao nivel europeu, escola de bon nivel, e universidades que formao os cabo-verdianos ao turismo...Claramente se tudo isso nao ser criado em cabo-verde nos dez annos que venham os investissores vao parar de investir os billions de euros que elles estao a investir agore. Os politicos estao conscientes disse e vao por isso pedir de ser reintegrado dentro do Portugal...e a populacao cabo-verdianna na sua grande majoridade quer ser parte de Portugal...

e Portugal tem muito a gagnar com reintegracao de cabo-verde (e sao-tome).

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #92 em: Novembro 21, 2008, 10:18:32 pm »
Ok veremos, daqui a dez anos quem é que têm razao, se é voce o eu.
Eu acho isso pouco provavel mas, o destino é incerto. :wink:
Cumprimentos

*

legionario

• Investigador
  • 1787
  • Recebeu: 452 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +453/-8268
(sem assunto)
« Responder #93 em: Novembro 21, 2008, 10:27:24 pm »
Eu concordo com o Otelo. As independencias de Cabo Verde e de Sao Tomé e Principe ( e a de Timor, ainda estamos para ver se funciona...) foram um erro. As outras potencias coloniais nao cometeram esse erro : a França, Holanda ou o Reino Unido têm ilhas e arquipélagos em quase todos os oceanos du globo.

O que podemos fazer é estreitar as nossas relaçoes com Sao Tomé e Principe. Trata-se dum pais com muito recursos e recursos é coisa que Portugal nao tem. Temos em contrapartida gente que sabe trabalhar e ha muitos portugueses que nao desdenhariam de trabalhar em Sao Tomé ou nos Palop.

Acho que é especular muito sobre a vontade dos desses dois povos a voltar para Portugal, mas atrevo-me a dizer que Sao Tomé dizia "sim" e Cabo-Verde dizia "nao"  :)

E Timor teria dito o quê se lhes tivessem perguntado ?
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

Duarte

• Investigador
  • 6659
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • Enviou: 3128 vez(es)
  • +3728/-1694
(sem assunto)
« Responder #94 em: Novembro 22, 2008, 12:54:31 am »
Citação de: "legionario"
Eu concordo com o Otelo. As independencias de Cabo Verde e de Sao Tomé e Principe ( e a de Timor, ainda estamos para ver se funciona...) foram um erro. As outras potencias coloniais nao cometeram esse erro : a França, Holanda ou o Reino Unido têm ilhas e arquipélagos em quase todos os oceanos du globo.

O que podemos fazer é estreitar as nossas relaçoes com Sao Tomé e Principe. Trata-se dum pais com muito recursos e recursos é coisa que Portugal nao tem. Temos em contrapartida gente que sabe trabalhar e ha muitos portugueses que nao desdenhariam de trabalhar em Sao Tomé ou nos Palop.

Acho que é especular muito sobre a vontade dos desses dois povos a voltar para Portugal, mas atrevo-me a dizer que Sao Tomé dizia "sim" e Cabo-Verde dizia "nao"  :twisted:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

legionario

• Investigador
  • 1787
  • +453/-8268
(sem assunto)
« Responder #95 em: Novembro 22, 2008, 12:22:53 pm »
A construçao duma Comunidade Lusa é um projecto muito mobilizador...e é isso que nos portugueses precisamos , dum sonho ou dum projecto em que acreditar, uma coisa nossa, nascida do nosso engenho e da nossa arte.

Nao é neste sistema politico em que vivemos, onde mandam os Velhos do Restelo e os fracos,  que alguma coisa vai mudar  ... mas ja é coisa boa  que algumas pessoas falem no assunto.

ps; As nosas FA's neste cenario, deixariam de ser os cipaios dos americanos para passar a ser o verdadeiro braço armado de Portugal .

*

otelo

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #96 em: Novembro 23, 2008, 02:26:32 pm »
A construçao duma Comunidade Lusa é um projecto muito mobilizador...e é isso que nos portugueses precisamos , dum sonho ou dum projecto em que acreditar, uma coisa nossa, nascida do nosso engenho e da nossa arte.

Nao é neste sistema politico em que vivemos, onde mandam os Velhos do Restelo e os fracos,  que alguma coisa vai mudar  ... mas ja é coisa boa  que algumas pessoas falem no assunto.

ps; As nosas FA's neste cenario, deixariam de ser os cipaios dos americanos para passar a ser o verdadeiro braço armado de Portugal .

eu nao accredite numa communidade lusa porque Angola e mazambique nao se emportem de Portugal e nao tem relacao outre que colonial com Portugal.

O bazil, tem relacao ethnica com Portugal mais é muito mais poderoso que o Portugal e por isso nao vé nenhum interesse em ter uma uniao lusa com um pais pequeno como portugal...e penso que angola (por causa do petrolio) é hoje um pais muito mais importante para o brazil do que portugal.

Quanto a cabo-verde, nao se fala de uma uniao lusa mas bem de uma reintegracao dentro de Portugal, cabo-verde era parte de Portugal e devia ter ficado assim. Cabo-verdiannos querem voltar para ser parte de Portugal e penso que d'aqui dez annos isso accontecera...Cabo-verde mostra de dia em dia que esta em convergencia com Portugal (e nao com a africa occidental) por isso vai ser reintegrado dentro de Portugal.

*

legionario

• Investigador
  • 1787
  • +453/-8268
(sem assunto)
« Responder #97 em: Novembro 23, 2008, 03:21:50 pm »
Numa comunidade Lusophona, Portugal  serviria os interesses do Brazil assegurando a ligaçao deste pais com a Europa. Portugal tambem serve os interesses de Angola quanto mais nao seja pela presença de 200 000 portugueses que aqui trabalham, e de outros milhares que querem emigrar para la. E estes dois paises serviriam os interesses de Portugal pelas reservas em recursos, pelos seus mercados, pelas oportunidades de trabalho para milhoes de Portugueses, que cada vez mais sufocam neste rectangulo à beira mar plantado.
Nao estou a fazer a apologia dum espécie de império Luso em que Portugal fosse a naçao neo-colonial dominante, qual Fénix renascido das cinzas...
... e assumo o facto que o Brazil tem muito mais peso do que Portugal. Ainda bem que temos um pais irmao assim tao grande e forte :)

A ideia, para ser facilmente compreensivel,  seria um 'lobby" de interesses formado por todos os paises de lingua portuguesa. Este "lobby" , a que chamo Lusofonia, agiria em concerto na esfera internacional,  e seria dotado duma força miltar conjunta.

Penso que Cabo Verde como pais independente associado à Lusofonia nao deixa de ser um  trunfo pois constitui um voto nas NU .

*

otelo

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #98 em: Novembro 24, 2008, 12:09:29 pm »
Numa comunidade Lusophona, Portugal  serviria os interesses do Brazil assegurando a ligaçao deste pais com a Europa. Portugal tambem serve os interesses de Angola quanto mais nao seja pela presença de 200 000 portugueses que aqui trabalham, e de outros milhares que querem emigrar para la. E estes dois paises serviriam os interesses de Portugal pelas reservas em recursos, pelos seus mercados, pelas oportunidades de trabalho para milhoes de Portugueses, que cada vez mais sufocam neste rectangulo à beira mar plantado.
Nao estou a fazer a apologia dum espécie de império Luso em que Portugal fosse a naçao neo-colonial dominante, qual Fénix renascido das cinzas...
... e assumo o facto que o Brazil tem muito mais peso do que Portugal. Ainda bem que temos um pais irmao assim tao grande e forte :)

A ideia, para ser facilmente compreensivel,  seria um 'lobby" de interesses formado por todos os paises de lingua portuguesa. Este "lobby" , a que chamo Lusofonia, agiria em concerto na esfera internacional,  e seria dotado duma força miltar conjunta.

Penso que Cabo Verde como pais independente associado à Lusofonia nao deixa de ser um  trunfo pois constitui um voto nas NU .

legionnario,

1)eu penso que angola no plano international, ja e um pais mais importante que Portugal. Portugal nao tem nenhuma chance de dominar angola
2)o mozambique se desintereca da lusofonia e esta a tentar entrar na anglophonia par integrar-se com africa-do-sul
3) brasil por ser assim tao grande e poderoso (8 economia do mundo em termos de PIB) nao precisa de Portugal de qualquer maneira que seija. Eu diria mesmo o contrario o portugal precisa que o brasil precisa de portugal.

claramente, angola e mozambique et timor eram colonias porque quando portugal chegou neses paises comecou a exploitar as populacoes locales que la ja existiam.

Mas no outro lado, cabo-verde, madeira, azores, sao-tome nao eram colonias. Sao territorios que portugal descubriu e depois comecou a povoar. Estes territorios appertecem a Portugal e portugal nao devia ter dado eles independencia (cabo-verde e sao tome). O caso de cabo-verde e aida mais caracteristico por ser adjacente a portugal. E cabo-verde estava e sera sempre em influencia directa e regional de portugal...(o que por exemplo nao e o caso do Sao-Tome). Esses territorias devem voltar para portugal, e as negociacoes deveriam ser abertas o mais cedo possivel.

*

legionario

• Investigador
  • 1787
  • +453/-8268
(sem assunto)
« Responder #99 em: Novembro 24, 2008, 02:53:40 pm »
Eu  penso que Portugal so tem a ganhar se tiver acesso facilitado aos mercados brazileiro e angolano, e que nos temos mais a ganhar do que eles. Uma razao de mais para que Portugal se aproxime desses paises, assim como dos demais estados lusofonos. Temos o caminho facilitado porque partilhamos uma historia e uma lingua comuns.

O seu reciocinio no que diz respeito às independencias de Cabo Verde e Sao Tomé e Principe, é correcto . Nao estou bem a vêr é como uma reunificaçao com esses dois paises se faria...

ps. e que pensa vc de Cabinda ? era colonia, protectorado ?

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #100 em: Novembro 24, 2008, 05:30:25 pm »
Continuo a achar que essa reunificaçao nunca vai acontecer.
O Otelo fala por si mas nao pela maioria do povo de Cabo Verde.
Cumprimentos

*

nelson38899

• Investigador
  • 5748
  • Recebeu: 1040 vez(es)
  • Enviou: 948 vez(es)
  • +782/-2803
(sem assunto)
« Responder #101 em: Novembro 24, 2008, 06:27:31 pm »
O senhor otelo é de algum dos países que fala?????
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

otelo

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #102 em: Novembro 24, 2008, 07:06:05 pm »
o senhor otelo tem origem cabo-verdiana.Mas os meus pais tem nacionalidade Portuguesa Mas eu penso que cabo-verde nao é um pais, nao deveria ser um pais, ja ser parte de Portugal e sufficiente para cabo-verde, porqué fazer um pais d'um pequeno arquipelago assim? eu nao compreendo porqué que cabo-verde é independente. E nao compreendo porque Portugal deu independencia as suas terras assim aida mais Portugal deu cabo-verde a guinea-bissau. dar cabo-verde a guinea bissau e uma coisa que eu nunca compreendi...Mas eu penso que d'aqui dez annos o cabo-verde vai ser reintegrado dentro do Portugal...

*

legionario

• Investigador
  • 1787
  • +453/-8268
(sem assunto)
« Responder #103 em: Novembro 24, 2008, 07:57:31 pm »
Vc tem razao Otelo ! mas diga-me como pensa Vc que se faria a reunificaçao ?
nao existe nem em Portugal nem em Cabo Verde nenhuma corrente de opiniao organizada que reclame tal coisa,... pode ser que haja no futuro ... mas dez anos parece-me um numero assim mandado ao ar, a nao ser claro,  que vc disponha de informaçoes que eu desconheça...o que até nao é dificil :)

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #104 em: Novembro 24, 2008, 08:36:47 pm »
Você como disse bem têm origem caboverdiana mas nao é caboverdiano.
Eu acho isto algo sem sentido é o mesmo que falar se saber o que se esta a falar.
Peço que me dê alguns argumentos baseados em opinioes de caboverdianos.
Media etc..
Cumprimentos