Até essas "peças de museu" usam Flir....

Se fosse só o FLIR... ignorando o armamento, também estão "armados até aos dentes" com ECMs, RWRs e toda aquela "trampa inútil" que aumenta grandemente a sobrevivência da aeronave em combate...
É o chamado "fitted for but not with" 
Acho que nem isso para te ser sincero. Salvo erro os nossos aparelhos nunca estiveram sequer preparados para utilizar o Sea Skua por não terem sofrido as alterações necessárias no radar.
Agora que muita gente caiu em cima e indaga porque razão nem sequer o FLIR foi instalado nos aparelhos, aparecem alguns a dizer que o Super Lynx se destina apenas a ASW e que para isso o sistema não é necessário. Esta afirmação é do mais falso que existe pois os helicópteros destinam-se à luta anti-submarina, luta anti-superfície, interdição de área e busca e salvamento, sendo para isso o sensor de visão térmica de extrema necessidade/utilidade em quaisquer condições atmosféricas. É este pensamento medíocre e mesquinho que fez com que os aparelhos só viessem a ser armados com torpedos e mais tarde a metralhadora lateral, sempre o mais poucochinho e baratinho possível.
Deve manter-se a mesma história de antes... "não precisam de Sea Skua porque podem guiar os mísseis Harpoon das fragatas além do horizonte."
Quem é essa "muita gente caiu em cima"? Além de nós aqui no Fórum, alguém dentro da MP se manifestou contra?
E já não surpreendem esses argumentos, como disseste e bem, é sempre o mínimo possível em todos os programas dos 3 ramos. Neste caso nem se justifica, pela ínfima quantia em causa, que não tenham instalado os FLIR. Até contra a pirataria e SAR são úteis. E a ausência de contra-medidas então, deve ser seguindo a lógica do tal General, que como o héli leva pouca gente, se cair mata menos pessoas, para quê ECM...