Fica aqui um apontamento.
Todos lembram-se dos famosos voos russos sobre os navios americanos. No outro dia fiquei a saber que isto também aconteceu, quando o nosso navio andava por lá!
Será que a marinha não podia libertar os vídeos feitos sobre esses eventos, ou até do navio espião que os seguiu durante a nossa estadia lá!
vão colocá-los no Ebay para serem licitados e assim arranjarem algum pilim para um ZUMWALT
...........segredo de estado meu caro segredo de estado..........................., a que ESTADO nós chegamos !!!!!!!! 
Abraços
Seria interessante, era, saber se fomos alvo do mesmo tipo de jamming e com que resultados
Mas qual Jamming? o da RT, a qual não explica como se faz jamming ao radar principal e afectam também os radares de controlo de de tiro SPG 62 que trabalham numa frequência diferente e também fazem varredura? É que os AB não tem apenas um radar... 

Cumprimentos
Jamming 
??
Deve ser um Jaming muito poderoso mesmo, só pode !!!
Ora porra quando não temos motivo......... deitamos a adivinhar, pode ser que pegue, conheci um instrutor num dos meus cursos militares que tinha uma aproximação muito interessante, dizia o capitão muitas vezes: quando um gajo não sabe FO....R até os tomates atrapalham , e tinha razão !!!
Abraços e cuidado com o jamming eles andem aí !!
Quando perguntei por jamming, pensei que foi da situação em que o sistema aegis e/ou outros ficaram desactivados por uma aeronave russa. Não foi e é um mito?
Lexívia desculpa mas vou-te perguntar se sabes de reporte sobre uma situação de jamming provocada por aeronave militar ou civil Russa sobre Navios da NATO ?
Eu nunca vi nada escrito sobre uma situação real de Jamming como descrita acima, peço-te desculpa mas para mim não passam de mitos, suposições, palpites, adivinhas ou como queiras chamar.
Continuo a pensar que quem tinha razão era o Cap Silvestre quando em 1980 no meu tirocínio dizia ..........
Opá quando um gajo não sabe F........... até os ditos atrapalham.Não leves a mal o desabafo.
Abraços