Caros amigos a Bartolomeu Dias encontra-se a navegar ou ainda está atracada na BNL?
Citação de: "Cláudio C."Caros amigos a Bartolomeu Dias encontra-se a navegar ou ainda está atracada na BNL?Cláudio, a BD regressou a BNL na sexta-feira de manhã e ainda lá se encontra.
Defesa: Ministro e chefe da Armada sublinham importância da nova fragata para modernização das Forças Armadas Lisboa, 19 Mai (Lusa)- O ministro da Defesa e o chefe de Estado-Maior da Armada sublinharam hoje a importância da nova fragata "Bartolomeu Dias" para a modernização da Marinha e das Forças Armadas e para que o reconhecimento do mar enquanto "prioridade". Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de apresentação da nova fragata comprada por Portugal à Holanda, o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, afirmou que a "Bartolomeu Dias" traduz a aposta do Governo "na modernização da Marinha e das Forças Armadas portuguesas" e que vem dar uma resposta mais "adequada às missões que a Marinha desempenha, seja no plano militar seja no plano do exercício da autoridade no mar" através da fiscalização da costa portuguesa. A cerimónia oficial de entrega teve lugar na Base Naval de Lisboa (Alfeite) e contou com a presença do ministro da Defesa e do chefe de Estado-Maior da Armada holandeses. "É um navio dos mais avançados do ponto de vista tecnológico", referiu Nuno Severiano Teixeira, sublinhando que "a modernização é um dos eixos da política de Defesa Nacional". Por seu lado, o chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Melo Gomes, disse aos jornalistas que este navio, construído em meados dos anos 90, "é mais novo que as fragatas da classe Vasco da Gama" e representa um "passo mais avançado na tecnologia". Com a nova fragata, a primeira de duas compradas à Holanda por 240 milhões de euros, o almirante Melo Gomes disse esperar que a Marinha seja "ainda mais capaz de cumprir os desígnios que Portugal tem de enfrentar no mar". "É um passo muito importante que nestas circunstâncias o Governo decidiu dar, reconhecendo a prioridade que o mar deve ter", concluiu sobre a nova fragata, que pesa 3300 toneladas e tem 123 metros de cumprimento. A "Bartolomeu Dias", apresentada hoje no Alfeite, parte em Junho para o sul de Inglaterra, onde vai passar por um processo de certificação internacional - o "Operational Sea Training" -, através de um treino de seis semanas com a Marinha inglesa onde serão testadas todas as suas capacidades. Em declarações à Lusa, o comandante da nova fragata, comandante José Mirones, referiu que esta possui "de certeza o sistema de armas mais avançado da Marinha Portuguesa" e que no treino que vai ser ministrado em Plymouth, no sul de Inglaterra, os 164 militares que compõem sua a guarnição irão enfrentar "um treino intensivo e que foca todas as áreas e possíveis missões" do navio. No início do próximo ano deve chegar a Portugal a segunda fragata que vai integrar a classe "Bartolomeu Dias" - que baptizou o primeiro navio - e que terá o nome do antigo vice-rei da Índia do século XV, Francisco de Almeida.
Boas, tenho uma questão. As turbinas a gás utilizadas tanto na classe VdG como na BD são efectivamente a gás ou utilizam outro combustivel? Pergunto isto porque o tipo de turbinas em causa têm a designação de turbina de gás e o mesmo tipo de turbinas nas aeronaves não utilizam gás.
Turbina a gás mas que usa gasóleo? Como é isso feito?
E a turbina do M1 pode andar com qualquer tipo de combustível, se a memória não me falha....