Fragatas Classe Bartolomeu Dias

  • 1401 Respostas
  • 418439 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #540 em: Maio 21, 2009, 10:58:14 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Citar
Turbina a gás mas que usa gasóleo? Como é isso feito?
Porque os gases expelidos pela turbina fazem girar o veio do hélice.
As turbinas a vapor também não usam vapor como combustível. :lol: , desde C-130 ao Alouette, e depois há os motores de pistão que é usado no epsilon, no Chipmunk, era usado no FTB, na pratica é um motor de carro, tem velas, tem bateria de chumbo, etc, é mais usado em avionetas :lol: .
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13059
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1132/-1892
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #541 em: Maio 21, 2009, 11:14:57 pm »
Obrigado pelos esclarecimentos.
A minha duvida advém infelizmente do facto de não ter formação em turbinas apesar de estar a fazer um curso de mecânica...

Citação de: "luis filipe silva"
As turbinas a vapor também não usam vapor como combustível. :(

Mas aí não nos referimos ao tipo de combustível utilizado mas sim com a energia térmica acaba sendo transformada em energia mecânica.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #542 em: Maio 22, 2009, 01:46:56 am »
Citação de: "HSMW"
Obrigado pelos esclarecimentos.
A minha duvida advém infelizmente do facto de não ter formação em turbinas apesar de estar a fazer um curso de mecânica...

Citação de: "luis filipe silva"
As turbinas a vapor também não usam vapor como combustível. :(
Mas aí não nos referimos ao tipo de combustível utilizado mas sim com a energia térmica acaba sendo transformada em energia mecânica.


Transforma energia quinetica em energia mecanica!

Quer saber de turbinas?  Se o puder ajudar diga!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12629
(sem assunto)
« Responder #543 em: Maio 27, 2009, 02:55:33 pm »
Citar
Minister of Defence Presides Delivery Ceremony for Frigate “Bartolomeu Dias”
   
   
(Source: Portuguese Ministry of Defence; issued May 18, 2009)
 
   
   (Issued in Portuguese only; unofficial translation by defense-aerospae.com)
 
 
   
   The Minister of National Defence, Nuno Severiano Teixeira, presided over the May 19 ceremony marking the delivery of the first of two Bartolomeu Dias-class frigates. The ceremony was attended by the Dutch Minister of Defence, Eimert van Middelkoop, and of the chiefs of the two countries’ naval staffs.

The M-class frigates, built in the Netherlands during the 1990s, are modern-technology multi-purpose vessels, capable of carrying out anti-submarine, anti-surface and anti-air warfare missions, and are thus also suited for anti-terrorism operations.

Their specific characteristics will allow Portugal to continue to operate an ocean-going naval force capable of carrying out both national missions, such as sovereignty and law enforcement at sea, and in support of the state’s international missions, when integrated into naval forces of NATO and the European Union.

These frigates, whose cost is 240 million euros, are being purchased under the current Military Program Law. The acquisition contract was signed with the Netherlands on November 1, 2006. (ends)

   
   
   Surplus Navy Ship Serves Under Portuguese Flag
   
   
(Source: Netherlands Ministry of Defence; issued May 19, 2009)
 
   
   (Issued in Dutch only; unofficial translation by defense-aerospace.com)
 
 
   
   The frigate “Bartolomeu Dias” was officially commissioned into service by Portugal today. This took place during a visit by Defence Minister Eimert van Middelkoop to his Portuguese colleague, Nuno Severiano Teixeira. The Bartolomeu Dias is the former Royal Netherlands Navy ship Van Nes, and was transferred to Portugal at the beginning of this year.

Hr. M. Van Nes, a multi-purpose frigate of the Karel Doorman class, was christened in 1992, and was commissioned into the Royal Netherlands Navy two years later. Since then, it has sailed more than one million nautical miles (more than 1.8 million kilometers).

Retiring the M-class frigates is the outcome of a plan to adapt the Dutch Navy so it is better able to participate in crisis operations and support national operations abroad. Under this plan, the Ministry of Defence has commissioned the construction of four new patrol ships.

After the attacks of September 11, 2001 the Van Nes undertook patrols in the Mediterranean Sea, to prevent arms smuggling as a component of the international fight against terrorism. In 2003, Van Nes escorted approximately 50 ships through the Straits of Hormuz and Bab el Mandeb in the Arab peninsula. The frigate was also used for aid to the bereaved of the earthquake on West-Sumatra in 2000, and after the hurricane `Felix' in Nicaragua in 2007.

Van Nes was named after the Dutchman Aert Jansse van Nes, a naval officer who lived from 1626 up to 1693.

Portugal is also taking Dutch frigate Hr. M. Van Galen, of the same class.

Since 2005, the Netherlands have retired four M-class frigates: 2 have been sold to the Belgian navy and two to the Chilean Navy.

-ends-


http://www.defense-aerospace.com/articl ... igate.html
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12629
(sem assunto)
« Responder #544 em: Maio 27, 2009, 03:43:13 pm »


F334 / D. Francisco de Almeida
Former F834 Van Galen, Royal Netherlands Navy
Under refit for Portuguese Navy at Den Helder naval dockyard
Pic: 23th May 2009


http://www.shipspotting.com/modules/mya ... lid=908524
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 799 vez(es)
  • +431/-486
(sem assunto)
« Responder #545 em: Maio 27, 2009, 04:55:31 pm »
Citação de: "P44"


F334 / D. Francisco de Almeida
Former F834 Van Galen, Royal Netherlands Navy
Under refit for Portuguese Navy at Den Helder naval dockyard
Pic: 23th May 2009


http://www.shipspotting.com/modules/mya ... lid=908524


Caro P44.

Por acaso tem ideia de que tipo de trabalhos/'refit' a que estas fragatas foram/estão a ser submetidas?

Porque pela foto a coisa parece ser de monta... (a não ser que seja para pintura)


Cpmts
Carlos Ferreira
Cumprimentos,
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3162
  • Recebeu: 430 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +719/-9316
(sem assunto)
« Responder #546 em: Maio 27, 2009, 05:27:34 pm »
Bom depois de alguns meses ausente estou de volta, as saudades foram muitas c34x
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2494
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-585
(sem assunto)
« Responder #547 em: Maio 27, 2009, 05:28:06 pm »
Que lindos navios c34x
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #548 em: Maio 27, 2009, 11:45:43 pm »
Desabafo de ignorante...

Mas sempre pensei que esta classe de navio tivesse capacidade orgânica para dois helicópteros no hangar, tal como sucede nas Meko, mas pôde constatar em Aveiro o contrário.

Também fiquei com a sensação que o navio é mais estreito que as Meko?

Um Abraço
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #549 em: Maio 28, 2009, 11:04:01 am »
Medidas da classe Bartolomeu Dias

Cumprimento - 122,3 m
Calado - 4,3 m
Largura- 14,4 m

Maedidas da classe Vasco da Gamar

Cumprimento - 115,9 m
Calado - 6,2 m
Largura - 14,2 m

As Bartolomeu Dias são ligeiramente mais largas que as Vasco da Gama, contudo da a sensasão que são mais estreitas por serem mais cumpridas, contudo embora maiores que as VdG, estas tem a area de conves mais pequeno que as VdG.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #550 em: Maio 28, 2009, 10:20:11 pm »
Chegada do NRP Bartolomeu Dias em Lisboa, no dia 30 de Abril:

http://www.youtube.com/watch?v=Fg0mNJJQD-w

E a disparar o seu Oto Melara 76mm:

http://www.youtube.com/watch?v=-DRg9h0l ... re=related
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12629
(sem assunto)
« Responder #551 em: Maio 29, 2009, 11:10:02 am »
Citação de: "sivispacem"
Citação de: "P44"
http://media.shipspotting.com/uploads/thumbs/rw/908524_800/Ship+Photo+F334+++D.+Francisco+de+Almeida.jpg

F334 / D. Francisco de Almeida
Former F834 Van Galen, Royal Netherlands Navy
Under refit for Portuguese Navy at Den Helder naval dockyard
Pic: 23th May 2009


http://www.shipspotting.com/modules/mya ... lid=908524

Caro P44.

Por acaso tem ideia de que tipo de trabalhos/'refit' a que estas fragatas foram/estão a ser submetidas?

Porque pela foto a coisa parece ser de monta... (a não ser que seja para pintura)


Cpmts
Carlos Ferreira


Acho que para além da pintura é uma "grande reparação" geral, semelhante ao que fazem todos os navios da Marinha Holandesa.
Inclui revisão  de todos os sistemas (Armas, Sensores)

E também é preciso "relegendar" tudo e suponho que se esteja a instalar o Singrar, sistema informático da MP, e compativel com as VdG.
« Última modificação: Maio 29, 2009, 11:13:29 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12629
(sem assunto)
« Responder #552 em: Maio 29, 2009, 11:11:19 am »
Citação de: "Miguel"
Que lindos navios :D

Quando penso que estivemos a dois dedos de receber as sucatas dos comones......

Ainda me lembro dos debates passados no velhinhos forum armada e FMC :evil:  há uns posts atrás cascaste na malta por estarmos todos felizes aquando da chegada da BD a Lisboa, agora já gostas dela?  :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #553 em: Maio 29, 2009, 11:17:02 am »
Citação de: "P44"
Citação de: "Miguel"
Que lindos navios :D

Quando penso que estivemos a dois dedos de receber as sucatas dos comones......

Ainda me lembro dos debates passados no velhinhos forum armada e FMC :evil:  há uns posts atrás cascaste na malta por estarmos todos felizes aquando da chegada da BD a Lisboa, agora já gostas dela?[/b]  :lol:  :lol:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 799 vez(es)
  • +431/-486
(sem assunto)
« Responder #554 em: Maio 29, 2009, 06:51:24 pm »
Citar

Acho que para além da pintura é uma "grande reparação" geral, semelhante ao que fazem todos os navios da Marinha Holandesa.
Inclui revisão  de todos os sistemas (Armas, Sensores)

E também é preciso "relegendar" tudo e suponho que se esteja a instalar o Singrar, sistema informático da MP, e compativel com as VdG.


Obrigado, P44.

E esta também virá com "limitações" no sonar? ou isso já está resolvido na BD? Eu sei que a ameaça ASW já foi maior, mas espero que não se deixe arrastar o assunto
Cumprimentos,