Custos do investimento à parte (desconheço esses montantes) do ponto de vista da necessidade nacional de calhar justificar-se-ia a produção de munições de 9mmx19 parabellum, 5,56x45, 12,7x33, 30mm (para Pandur e Marinha), muniçóes de morteiro 81 e 120mm e, claro, de 155mm.
Entre os consumos nacionais, a reposições dos stocks de guerra e as possibilidade de exportação (algumas municões de 155mm custavam antes do conflito da Ucrània menos de 1000 euro e agora custam quase 5000) haveria produção garantida para vários anos
e 7,62x51
E já agora 6 cm e 10,5 cm.
Abraços
120mm era para morteiros.
10.5 é um calibre em extinção entre nós, ao que parece.
Agora 6cm é que não estou a ver..... para os morteiretes?
Os 10,5 são para extinguir???
Se assim for, então o apoio directo da BRR, é efectuado com que mat de artilharia??
É que para mim a BRR, como existe não faz sentido, e eu acho que o apoio directo Aerotransportado, deveria ser efectuado por VBL PM 81/120, Por exemplo as tais que erradamente vão parar à BrigInt.
Quanto ao 60mm, sim é para os morteiretes que os PelInf ainda vão tendo e usando.
Abraços
Viva!!
Bom, segundo li algures a ideia passa pela aquisição de 18 Caeser para substituir os Light Gun. O que faz pendant com a intenção de oferecer peças de 105 para a Ucrania. Lá mais para as calendas, claro.
Mas diz-se tanta coisa que nunca se sabe...
Abraços
Sivispacem, não acredites em tudo o lês aqui.
O modus operandi da BRR, não necessita, nem por sombras de um SA tipo Caesar, ou similar.
Os BatInfPQ, e o BCmds, não são empenhados do mesmo modo que um BIMec(R/L).
Para aqueles Bat Inf Lig, o espectro de missões passíveis de serem efectuadas não implica, de modo algum, terem como apoio De Fogos Directo BBF de 15,5,
quanto muito oossuir os 10,5 ou, muito preferencialmente companhias, Pelotões de MortPes 107/120, e, melhor ainda se estes morteiros estiverem montados em Viaturas.
A unica excepção ao que digo, apenas se aplica quando e se, em Ultimo recurso, a BRR, tivesse, que, na defensiva, cruzes canhoto, ser colocada num sector de uma LPR, e aí sim teria, como apoio de conjunto de Brigada, uma ou no máximo duas BBF média.
Ora como sabemos a BRR, é uma unidade de cariz Ofensivo, como tal.....
Abraços