Notícias do Exército Português

• 2442 Respostas
  • 832756 Visualizações
*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Exército Português
« Responder #540 em: Dezembro 04, 2009, 08:49:12 am »
NOTÍCIA URGENTE DE ÚLTIMA HORA

Pelotão militar atropelado em Tancos
Há 14 feridos que estão a ser socorridos

Actualização

Um pelotão militar foi atropelado em Tancos, Vila Nova da Barquinha. Fonte da GNR de Vila Nova da Barquinha confirmou ao tvi24.pt que há 14 feridos.

No local está o INEM a socorrer as vítimas.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-regio ... -4556.html

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23135
  • Recebeu: 4092 vez(es)
  • Enviou: 2864 vez(es)
  • +2677/-4480
« Responder #541 em: Dezembro 04, 2009, 09:56:09 am »
Também ia acontecendo comigo e com os meus camaradas durante um crosse. Fiquei depois a saber que as pessoas da viatura eram militares na BMI... :evil:

Espero que esses camaradas recuperem rápidamente e totalmente dos ferimentos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23135
  • +2677/-4480
« Responder #542 em: Dezembro 04, 2009, 02:56:46 pm »
Condutor: "Militares não traziam coletes reflectores"

O condutor que esta manhã atropelou uma coluna militar de 52 pára-quedistas, em Tancos, afirmou que o acidente se deu devido à falta de sinalização dos militares. O acidente provocou 16 feridos, dois dos quais com gravidade.

13.00 - Segundo afirmou hoje à SIC o condutor que atropelou esta manhã uma coluna de 52 pára-quedistas em Tancos, os militares não traziam coletes reflectores que assinalassem a sua posição facto que, devido à escuridão que ainda se fazia sentir ao início da manhã, o terá impedido de ver a coluna militar que corria na sua direcção.

O condutor seguia na direcção Tancos - Praia do Ribatejo e a coluna militar vinha no sentido contrário. O acidente deu-se quando o condutor se apercebeu da presença de um primeiro soldado, do qual se desviou para a faixa da esquerda, mas quando fez a viatura voltar à faixa da direita acabou por atropelar a coluna que vinha na sua direcção.

O condutor afirma que a escuridão que se fazia sentir e o facto de os militares não trazerem coletes reflectores, foram as causas que o impediram de evitar o acidente. "quando me apercebi já estava em cima dos soldados", afirmou à SIC, negando estar cansado e afirmando "que a culpa é dos soldados que estavam na estrada sem sinalização alguma". "Eles não traziam sinalização e vestiam um camuflado escuro", disse.

Em declarações à SIC, o condutor afirmou ainda que após o atropelamento dos militares procurou ajudar os feridos, tendo ligado de imediato para o 112.

Segundo um porta-voz do exército, dos 16 militares hospitalizados, 8 já tiveram alta e os dois feridos graves ainda estão com prognóstico reservado.

Em relação à alegada falta de sinalização da coluna militar, o mesmo porta-voz afirmou que "Esta é uma estrada que todos os dias tem movimento militar, quem passa aqui sabe isso, e a coluna vinha sinalizada, como é normal, com dois militares atrás e dois à frente para alertar o trânsito, o que aconteceu foi que a viatura se desviou dos primeiros militares e foi embater na coluna".

O acidente ocorrido hoje de manhã em Tancos com uma coluna militar provocou 16 feridos, dois dos quais com gravidade, disse à Lusa fonte militar.

Os dois feridos com maior gravidade estão ser estabilizados no local para serem transportados de helicóptero para um hospital de Lisboa, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), segundo a mesma fonte.

Outros 12 feridos foram enviados para o Hospital de Abrantes e dois com ferimentos "muito ligeiros" receberam assistência no local e foram transportados para centros de saúde em Torres Novas e Tomar.

O acidente ocorreu cerca das 07:30, quando 52 militares saíram num exercício de marcha e uma viatura comercial ligeira perdeu o controlo e atingiu vários pára-quedistas, na estrada para Constância (distrito de Santarém).

Os militares envolvidos no acidente pertencem ao Curso de Combate ministrado na Escola da Tropas Pára-quedistas de Tancos e cumpriam a primeira semana de treino.

O Exército mobilizou dois oficiais para acolher os familiares que se dirijam para a Base de Tancos, disse a fonte militar contactada pela Lusa.

:arrow: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... cao=Centro

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23135
  • +2677/-4480
« Responder #543 em: Dezembro 04, 2009, 03:00:13 pm »
:(

*

acardoso

• 2
  • +0/-0
« Responder #544 em: Dezembro 05, 2009, 12:07:20 am »
Construir em Portugal!??! tanga, as velhas g3 vão continuar.
A malta que foi agora para o libano leva material usado por outros com um fedor de -------, a preparação foi com a g3 acham mesmo que há € para alguma coisa. A g3 veio para ficar. daqui a 5 anos está-se a falar na mesma coisa.
este pais está uma vergonha.
aproveito para pedir se tiverem videos dos que partiram dia 2 agradecia o link.
foram esquecidos pelo povo português!

*

Crypter

• Investigador
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
« Responder #545 em: Dezembro 05, 2009, 01:00:17 pm »
Citação de: "acardoso"

Mais do mesmo!Já Camões dizia... :N-icon-Axe:

*

Chicken_Bone

• 488
  • +0/-0
« Responder #546 em: Dezembro 07, 2009, 03:54:27 pm »
Eu ficaria envergonhado se fosse instrutor dos Comandos...

Vila Real: pastor resgata dois militares
Os tropas ficaram retidos durante a noite devido ao intenso nevoeiro, na Serra do Alvão

Dois militares instrutores dos Comandos do Exército foram resgatados, esta segunda-feira, com a ajuda de um pastor da zona das fisgas de Ermelo, na Serra do Alvão, em Vila Real, notica a «Lusa». Os militares ficaram retidos durante a noite devido ao intenso nevoeiro.

Os dois militares estavam a fazer reconhecimento de percurso na zona das lagos quando foram surpreendidos pelo intenso nevoeiro, disse à «Lusa», o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão. Os homens viram-se mesmo obrigados a pedir ajuda uma vez que não conheciam o terreno escarpado e não tinham equipamento necessário para saírem da encosta íngreme e escarpada.

O alerta foi dado à Protecção Civil de Vila Real cerca das 00:00.

Hélder Perdigão diz que a «situação esteve sempre controlada» e que os dois homens saíram «pelo próprio pé» cerca das 06:30.

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Carlos Silva, referiu que a ajuda foi dada por um pastor da serra do Alvão, que indicou os caminhos, e pelos bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, que efectuaram o resgate em grande ângulo dos dois militares.

O pastor Sérgio Carvalho Alves explicou que já estava a deitado quando lhe bateram à porta a pedir ajuda para retirar os dois tropas «que ficaram presos na serra». Com os conhecimentos do terreno, o pastor guiou os bombeiros e os militares até ao local onde os tropas estavam retidos.

http://diario.iol.pt/sociedade/vila-rea ... -4071.html
"Ask DNA"

*

PedroCosta72

• Membro
  • *
  • 5
  • +0/-0
« Responder #547 em: Dezembro 07, 2009, 08:17:15 pm »
Citação de: "acardoso"
Construir em portugal!??! tanga, as velhas g3 vão continuar.
A malta que foi agora para o libano leva material usado por outros com um fedor de -------, a preparação foi com a g3 acham mesmo que há € para alguma coisa. A g3 veio para ficar. daqui a 5 anos está-se a falar na mesma coisa.
aproveito para pedir se tiverem videos dos que partiram dia 2 agradecia o link.
foram esquecidos pelo povo português!

Penso que mais importante ainda que a substituição da G3 é sim conceder um maior orçamento aos quartéis e a sua remodelação. E não se queixem da G3 pois é muito boa e a substituição da mesma não é o mais importante para os militares acreditem.
 Acho que a prioridade deveria ser substituir o actual sistema de defesa anti-aerea e substituir os Helicópteros allouette, e tambem acabar com a mania de fechar quartéis e mudar tudo de um lado para o outro como o que fizeram com a EPC.
 O que isto precisava era os militares revoltarem-se (...) e mudar umas quantas coisas neste país.
Desculpem o desabafo.
Cumprimentos.

Editado pela Moderação
Cumprimentos
ShadIntel

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #548 em: Dezembro 07, 2009, 10:00:39 pm »
Citação de: "Chicken_Bone"
Eu ficaria envergonhado se fosse instrutor dos Comandos...

Vila Real: pastor resgata dois militares
Os tropas ficaram retidos durante a noite devido ao intenso nevoeiro, na Serra do Alvão

Dois militares instrutores dos Comandos do Exército foram resgatados, esta segunda-feira, com a ajuda de um pastor da zona das fisgas de Ermelo, na Serra do Alvão, em Vila Real, notica a «Lusa». Os militares ficaram retidos durante a noite devido ao intenso nevoeiro.

Os dois militares estavam a fazer reconhecimento de percurso na zona das lagos quando foram surpreendidos pelo intenso nevoeiro, disse à «Lusa», o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão. Os homens viram-se mesmo obrigados a pedir ajuda uma vez que não conheciam o terreno escarpado e não tinham equipamento necessário para saírem da encosta íngreme e escarpada.

O alerta foi dado à Protecção Civil de Vila Real cerca das 00:00.

Hélder Perdigão diz que a «situação esteve sempre controlada» e que os dois homens saíram «pelo próprio pé» cerca das 06:30.

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Carlos Silva, referiu que a ajuda foi dada por um pastor da serra do Alvão, que indicou os caminhos, e pelos bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, que efectuaram o resgate em grande ângulo dos dois militares.

O pastor Sérgio Carvalho Alves explicou que já estava a deitado quando lhe bateram à porta a pedir ajuda para retirar os dois tropas «que ficaram presos na serra». Com os conhecimentos do terreno, o pastor guiou os bombeiros e os militares até ao local onde os tropas estavam retidos.

http://diario.iol.pt/sociedade/vila-rea ... -4071.html
Pois, falta a esses moçoilos meadas no lombo, charco, enfim, dureza :N-icon-Gun:  :twisted:

Cumprimentos

*

Duarte

• Investigador
  • 3264
  • Recebeu: 433 vez(es)
  • Enviou: 1637 vez(es)
  • +2506/-1079
« Responder #549 em: Dezembro 08, 2009, 12:51:10 am »
Esta história dos instrutores Comandos perdidos não é lá muito abonatória. Se tivessemos este calibre de Comandos no ultramar, esta guerra teria durado 14 meses e não 14 anos..  :roll:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

Miguel

• Investigador
  • 2494
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-585
« Responder #550 em: Dezembro 08, 2009, 11:44:07 am »
Isto é o resultado da geraçao GPS,SMS,MSN etc...

Por exemplo no mundo actual, poucos ainda utilizam os velhinhos mapas rodoviarios. Raremente me engano, pelo contrario muitos que utilizam GPS dizam que avariam etc.etc...

Isto nao é um caso apenas Portugues.

Em conversa seria com instrutores, é confirmado que a geraçao actual de voluntarios do exercito é muito menos eficaz que durante o SMO.
O sistema que temos actualmente de voluntariado acaba por ser pior ao nivel operacional. Em quase todos os exercitos, execepto naqueles que tem tradiçoes seculares como no Reino Unido...

Foi igualmente dito que no tiro de misseis milan os actuais voluntarios estao a 50% de eficiencia contra os do SMO dos anos 90 :mrgreen:

*

Chicken_Bone

• 488
  • +0/-0
« Responder #551 em: Dezembro 08, 2009, 12:29:17 pm »
Mas estamos a falar dos Comandos, sobre os quais ouço dizer que são bons e tal e que é lixado entrar para lá. Mesmo que os instructores sejam da geração que o Miguel se refere (embora não me parece), estamos a falar de forças especiais..... Para mim, a questão nem é o se terem perdido (mesmo pessoal com muita experiência também se perderia em terreno novo, difícil e com nevoeiro), mas sim o não terem saído de lá por sua conta.

Miguel: quanto à eficácia dos militares actuais vs militares 'antigos', isso não é uma questão de números? Antigamente, provavelmente havia muito mais gente e, talvez escolhessem os melhores para testes e demonstrações. Não?
"Ask DNA"

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #552 em: Dezembro 08, 2009, 04:10:48 pm »
Caros amigos....não me parece que esta história dos instrutores Comandos "perdidos" no Alvão seja assim tão vergonhosa. Claro que vai servir de "munição" inter-unidades especiais para as famosas e, diga-se, velhinhas guerras de " a minha tropa é melhor que a tua"..quanto a isso..nada a dizer..claro que vai..como é óbvio não será propriamente "motivo de orgulho" para os Comandos...mas dai a ser uma completa vergonha..também não me parece.
Senão vejamos..de acordo com a noticia..os dois militares foram surpreendidos pelas condições climatéricas, nomeadamente pelo forte  nevoeiro que se instalou e, sem um conhecimento preciso do local e sem material adequado para a saida do mesmo naquelas situações..optaram por se deixarem estar onde estavam e pedir auxilio. Se calhar se se tivessem armado em "Rambos" os bombeiros em vez de ir regatar dois militares que se deslocavam pelo próprio pé..tinham ido resgatar dois corpos ao fundo de uma ravina. Como tão bem disse o nosso camarada Ranger Rebelde..que disto saberá imensamente mais do que eu... "a Serra não é para qualquer um.." especialmente com condições climatéricas adversas...por isso até me parece um sinal de bom senso e, consequantemente de boa preparação...saber assumir as incapacidades quando elas surgem.
Outra história será..ai já não digo que não..irem preparar um exercicio na Serra e não terem previsto aquelas condições climatéricas e não terem levado outro tipo de material..mas também diga-se em abono da verdade...o tempo lá em cima tão depresa tá bom como tá um pesadelo.

Quanto à preparação (ou falta dela) dos militares actuais quando comparados com os de há alguns anos atrás....meus caros, infelizmente parece-me um problema que não é claramente exclusivo do nosso país..aliás cheguei já  a assistir a um documentário sobre os Royal Marines em que um dos instrutores chamava precisamente atenção para a crescente necessidade de ir "adaptando" (que é como quem diz..baixando) os padrões de exigência ou então pura e simplesmente ninguém chegava ao fim. Estamos perante uma sociedade extremamente comodista e sem qualquer tipo de rusticidade. E quando digo isto não me refiro a capacidade física..digo sobretudo falta de capacidade mental de aguentar o desconforto.

No tempo do meu pai (geração que combateu em África) a maior parte dos homens vinham de ambientes de uma dureza extrema...para ir para a escola tinham de caminhar km's..muitas vezes descalços fizesse frio, chuva ou calor..para tomar banho..tinham que aquecer água numa tina ou coisa semelhante...para c.g.r..muitas vezes nem casa de banho tinham dentro de casa...a comida...não era abundante..para dizer o minimo...ora..só isto era suficiente para fazer com que estas pessoas estivessem mais habituadas ao desconforto e à incomodidade que por exemplo o "terreno" oferece.
Mesmo a minha geração..que cresceu nos 80's e inicios dos 90...ia a pé para a escola por exemplo..mas sobretudo..brincou na rua..jogou futebol em pelados e na rua..andou de bicicleta sem capacetes...e caiu..muitas vezes..partiu braços, pernas..arranhou as pernas e os braços ..construi cabanas nas matas à beira de casa..fazia umas guerras com zarabatanas com setas de papel...que aleijavam (uma vez um vizinho meu não ficou cego por milagre) etc. etc. ahh também tinhamos o spectrum..mas enquanto aquilo não carregava o jogo um gajo entretinha-se a fazer outra coisa qualquer..o que também é bom..ensinou-nos a saber esperar..a ter mais paciência..as coisas não podem ser "eu quero eu tenho". Ora isto tudo..por muito mais confortável que fosse se comparado com a geração dos nossos pais..pelo menos ainda nos deixou uma réstia de resiliência mental e ..já agora..esquema corporal...(sabemos-nos mexer).

Quem cresceu nos finais dos 90 inicio do novo século...enfim...a tecnologia e o imediatismo são tudo..tudo tem que ser já..caso contrário perdem a vontade..desmotivam..em suma..não sabem esperar. Andam de bicicleta com os papás nos passeios cuidadosamente criados para o efeito junto aos rios e praias deste país sempre artilhados com os capacetes, joelheiras e cotoveleiras. Ir e vir da escola  só de popó..é ver os carros todos parados em segunda fila à espera dos meninos porque já ninguém pode caminhar 500 metros...desporto..só organizado e calendarizado e mais não sei o quê..tudo tem hora e local marcado.. já ninguém leva com chuva na tromba..já ninguém tem pisaduras, arranhões e cabeças para coser..os lençois são térmicos o ar é condicionado a comida é instantânea e abundante. Como é óbvio estes jovens chegam à instituição militar e não estão preparados para a "dureza" razão pela qual suspeito esta tenha vindo cada vez a ficar mais "molinha"..é o que me dizem..e é concerteza o que todos ouvem..velhos páras (às vezes até nem assim tão velhos) a dizer.."isto comparado com o meu tempo"....e o problema é que às vezes..este "tempo" são 4 ou 5 anos atrás. E quem diz "velhos" Páras diz Fuzos, Rangers e Comandos.

É o preço da modernidade..sei lá.

*

Portucale

• Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
« Responder #553 em: Dezembro 08, 2009, 06:39:28 pm »
Excelente texto sefr81!

:)
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #554 em: Dezembro 08, 2009, 07:53:13 pm »
E os cavalheiros já se deram ao trabalho de informar que foi um Tenente-Coronel e um Sargento-Ajudante que se perderam? Portanto homens com 40 ou mais anos de idade e nenhum menino de 20 anos?