Este por acaso é um assunto sobre o qual há já algum tempo tenho pensado em escrever sobre. Nunca encontrei o momento adequado..pois..parece que é agora.
De facto é em "pequenos"/ grandes pormenores como este em que se vê a forma de pensar dos responsáveis pelas temáticas de Defesa no nosso país.
Acham normal e aceitável que num país que passa de um sistema de serviço obrigatório para serviço exclusivamente "voluntário" (seja em RV,RC ou mesmo no QP - não deixa de ser voluntário) que não passe nas televisões nacionais um único anúncio (comercial) sobre as Forças Armadas ou mesmo anúncios individuais dos diferentes Ramos ou de Unidades que pelas suas características especiais pudessem, tal como na maioria dos outros países NATO..só para ficar por estes, "merecer" honras de anúncios próprios. Anúncios que pudessem dar a conhecer, aliciar, motivar os jovens para uma oportunidade de escolha como as FA.
É verdade que em ocasiões muito especiais (geralmente na altura das candidaturas ao ensino superior) lá passam uns pseudo anúncios da Força Aérea e da Marinha (penso que nunca vi nenhum do Exército..que a existir mostra a frequência com que são passados) uns anúncios de 20 segundos com uma estética "anos 70".. que é para não dizer 30.. em que metade do tempo é para mostrar o número de telefone em letras garrafais. Mas esta gente andará a dormir??? Aquilo é suposto cativar alguém??? Basta ir ao youtube e comparar com os anúncios dos outros países..não há comparação possível.
Os sites dos ramos infelizmente são mais um reflexo dessa falta de visão dos nossos (i)responsáveis..(digo i de pessoal da informática ..entenda-se

).e não me venham dizer que era nisto que iam estourar o orçamento....essa acho que a gente não compra....é mesmo andar a dormir na forma..falta de visão..eu sei lá.
Também não me venham com a desculpa que temos voluntários a mais que essa faz-me lembrar a história de empresas que não contratam determinadas pessoas porque têm qualificações a mais...como se isso fosse possível!!! Conheço pessoas com qualificações a menos..isso sim é grave e motivo para não contratar..agora a mais..isso é pura e simplesmente burrice de quem contrata. Enfim..o que eu quero dizer é que nunca se pode ter voluntários a mais..uma vez que o objectivo é escolher os melhores..logo..quantos mais houver para escolher...maior é a probabilidade de se escolherem os melhores.
Outra coisa só para terminar e que penso vir completar o ramalhete do grande falhanço que é a comunicação das Forças Armadas ao público é o facto de pura e simplesmente se ter deixado de realizar tatus militares (acho que é assim que se escreve..se não é peço desculpa). Lembro-me que em criança na década de noventa assisti a dois um na Maia (talvez finais de 80) e outro no antigo estádio do Bessa no Porto..desde ai..nunca mais ouvi falar disso. Tirando o 10 de Junho e os dias dos Ramos..pouco se vê a tropa na rua a demonstrar e a mostrar ao público o que é, para que serve e, não menos importante, onde é gasto o dinheiro.