Os outros navios da classe ainda navegam ?
Sei que um deles foi para a Guarda Costeira Americana ( com o nome de Eagle) e acho que outro para a Roménia...
PS: quando tiver o mail a funcionar volte a tentar enviar os ficheiros.
Ainda não recebi nada
Cumptos
Caro Spectral
O Gorch Fock (1), construído em 1933, foi para a URSS, após a guerra, rebaptizado
Tovaristch e usado como navio-escola da marinha mercante. Não sei se ainda navega.
O Horst Wessel, construído em 1936, foi para os EUA após a guerra, rebaptizado
Eagle e utilizado como navio-escola na Guarda-Costeira. Pode ser visto no museu da US Coast Guard em New London.
O Albert Leo Schlageter é a nossa actual
Sagres. Só por curiosidade, a anterior Sagres foi construída em 1896 em Bremerhaven, para a marinha mercante, sob o nome de Rickmer Rickmers e esteve ao nosso serviço entre 1924 e 1962.
Em 1938, foi construído o 4º irmão do Gorch Fock, para a Roménia, com o nome de
Mircea. Ainda navega embora pareça estar em mau estado. Estava prevista a sua recuperação na Alemanha. Não sei se foi realizada.
Em 1939, foi lançado o 5º irmão do Gorch Fock, o
Herbert Norkus, o qual não foi completado. Serviu como navio acomodação durante a guerra. Após a guerra, foi rebocado para Kiel, carregado com munições de gás e afundado no Mar Báltico. Parte dos aparelhos do Herbert Norkus foi usado, em 1958, no aparelhamento do actual Gorch Fock (2) da marinha alemã. Foram todos construídos por Blohm & Voss, Hamburgo.
Quanto ao e-mail, julgo que o problema reside no facto de mandar fotografias juntamente com o texto. Vou retirar as fotografias a um texto e tentar enviá-lo ainda hoje.
Cumprimentos
JLRC