Tenho que discordar da vosssa opinião, pois estão a comparar coisas que quanto a mim não tem comparação pois pertencem a universos distintos.
O Destacamento de Acções Especiais ao ser composto por militares do quadro permanente da Armada, que obviamente por esse facto tem uma idade mais avançada e nao tem putos de 19 ou 20 anos no seu quadro, esta a um nivel diferente. Associada à idade, esta uma maturidade e postura proprias, bem como uma maior formação técnica, fruto dos anos de serviço, ainda antes da entrada no DAE e da permanente e interira disponibilidade para tal.
Nas operações especias, ao falarmos de militares RV/RC com uma média de idades muito inferior é normal falarmos de comportamentos próprios de "putos" dessas idades, facto que acontece nesta como em outras tropas, sem excepção e quem disser o contrário esta redondamente engando.
Eu não devo comparar um miltar do QP com um RV/RC embora possa muitas das vezes dizer que A tem um melhor desempenho que B, porque a formação de um é completamente distinta do outro, não no especifico, mas no geral.
Tenho formação em várias areas técnicas e lido diariamente com militares oriundos de várias unidades e especialidades; já participei em exercicios e operações militares (in e out) com os 3 ramos, incluindo todas as forças ou tropas ditas especiais e continuo a achar, que não há melhores nem piores, havendo pontualmente determinadas areas técnicas em que certas forças são muito mais proficientes, por necessidade da especificidade das suas missões.
Mas tambem posso dar bons e maus exemplos de situações passadas com militares de todas, mas sem excepcção, forças aqui mencionadas (exceptuando as de segurança).
O grande problema prende-se com a mentalidade que é incutida, propria dos portugueses, de que somos os melhores mundo, mas quando tudo corre bem, porque quando corre mal já somos uma m... ( é como no futebol).
Mas esta é apenas mais uma opinião e por isso vale o que vale
cumps