OPERAÇÕES ESPECIAIS: Ingresso

• 679 Respostas
  • 217024 Visualizações
*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS: Urgente
« Responder #555 em: Abril 15, 2010, 08:02:48 am »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 07:33:44 pm por Ranger1972 »

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
« Responder #556 em: Abril 16, 2010, 05:19:49 pm »
Exército: Muitos jovens sonham com Operações Especiais mas acabam por desistir

Lamego, Viseu, 16 abr (Lusa) - Cinquenta anos após a sua criação, o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), em Lamego, continua a atrair muitos jovens que sonham pertencer a esta unidade de elite, mas muitos são também aqueles que acabam por desistir.  

Numa entrevista à agência Lusa a propósito do 50º aniversário do CTOE, que hoje se comemora, o seu comandante, coronel de infantaria Diogo Sepúlveda Velloso, mostrou-se convicto de que "é muito fácil ser das Operações Especiais, basta querer".  

Isto porque, explicou, além da capacidade física, são necessárias "uma capacidade de discernimento e uma força de vontade que permitam ultrapassar as dificuldades da formação e depois do treino operacional".  

Muitos não as têm e, por isso, ainda que o CTOE reúna "um capital de voluntários bastante elevado", tem também um grande número de desistências.

"Hoje a juventude não encaixa bem no perfil dos desafios, da vontade e do ultrapassar. Há um facilitismo quase militante na sociedade ocidental e essa é a grande dificuldade e o grande problema dos jovens", considerou.

Na opinião de Sepúlveda Velloso, os jovens "quando enfrentam rigor, disciplina" demonstram dificuldades em perceber "o que é o altruísmo, a entrega gratuita a um bem comum e a um objetivo comum da eficácia de um grupo".  

"Vê-se que as pessoas vivem isoladas e têm muita dificuldade em ultrapassar a barreira do individual para o coletivo", contou, acrescentando que isso leva a muitas desistências, nomeadamente logo nos primeiros períodos, em que a formação é idêntica em todo o Exército.  

Segundo o comandante do CTOE, os jovens desistem "por coisas tão simples como terem horários, estar frio, porque a namorada ligou" ou mesmo por terem de andar vestidos todos da mesma forma.  

No ano passado, por exemplo, cerca de 600 jovens manifestaram vontade de integrar as Operações Especiais mas depois aparecerem pouco mais de cem à porta do quartel.  

"Desses, eu diria que dos que vieram da vida civil chegam ao final e serão graduados em Operações Especiais cerca de 40", estimou.  

Os que conseguem enfrentar as dificuldades iniciais, têm depois em Lamego uma vida "longa e preenchida", garante Sepúlveda Velloso.  

Isto porque a unidade faz por ano, em média, um total de 23 exercícios, 15 dos quais na área da formação e mais oito de dimensão nacional ou internacional.

O responsável explicou que o CTOE está "em estado de prontidão para interesses nacionais relativamente elevado" e tem vindo a integrar todas as NATO Response Force (NRF) desde a sua origem.  

Explicou que, neste momento, a unidade de Lamego tem vários militares espalhados pelo mundo, nomeadamente um na componente de Operações Especiais do Afeganistão, uma equipa sniper junto da Quick Reaction Force que foi para o Afeganistão com os Comandos e o destacamento de Operações Especiais junto da força que está no Kosovo.  

O CTOE participa também em missões de cooperação técnico-militar em Moçambique, no Centro de Formação das Forças Especiais, e no projeto dos Comandos da Brigada de Forças Especiais de Angola, acrescentou.  

Fotos: NUNO ANDRE FERREIRA/LUSA
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • +0/-0
« Responder #557 em: Abril 16, 2010, 08:05:27 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 07:35:39 pm por Ranger1972 »

*

PILAO251

• 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
« Responder #558 em: Abril 16, 2010, 10:50:51 pm »
Belas fotos.
Se o Sr. João quer GARANTIDAMENTE, ser abonado com fartura de: morteirada de 80 e 120, levar com 122mm, uns RPG7s, abancar nuns abrigos cheios de mosquitos e quando chover andar a ver as botas a boiar, comer 365 com fartura, sair pra mata semana sim semana não, ter que picar á brava, comer pó as carradas nas viaturas, mamar com meses de mata-bicho, etc.,
não precisa de ir pra nenhuma tropa especial, aliste-se nas
OPERAÇÕES BANAIS.
Vai ver que lhe acontece o mesmo que aos "Lanzudos" da Flandres, e aos "Velhinhos" do Ultramar.
Ou julga que alguma coisa mudou neste País, se houver chouriçada a sério ( não que, a rapaziada do Iraque e Afeganistão, não embrulhem a sério, refiro-me a saidas de contingentes alargados), repetir-se-á a mesma historia.
Lembre-se do Padre Antonio Vieira.
A proposito Ranger 1972, o site da AOE, está com maka grossa.
Pois o nosso camarada da Guiné, não vai estar na proxima formatura, não.
Um alfabravo do teu amigo que aprendeu a falar francês, muito depressiiiiiiiinha.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • Recebeu: 4275 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3170/-4574
« Responder #559 em: Abril 17, 2010, 11:22:34 am »
Citação de: "Ranger1972"
Boa tarde!
Algumas fotos que tirei hoje no C.T.O.E. nas cerimónias do dia da Unidade.

Cumprimentos.

Caro Ranger1972 dá-me autorização que eu coloque estas fotos num outro fórum?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • +0/-0
« Responder #560 em: Abril 17, 2010, 11:36:10 am »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 07:34:42 pm por Ranger1972 »

« Responder #561 em: Abril 17, 2010, 12:21:31 pm »
Não querendo ser insensível ou desagradável com os camaradas Rangers, que eu aliás até muito admiro pois tenho lá grandes amigos os quais eu considero "verdadeiras máquinas de guerra" venho aqui só colocar duas ou três questões, que me passam pela cabeça e talvez também de quem por lá trabalha:

1-Emprego operacional???    ( a muito pedido lá vão dois ou três com outras forças!?)
2-Quantidade de cerimónias em que participam???    (não deviam estar a treinar ou a combater!?)
3-Coleccionadores de NRF???                  (alguém se lembra do emprego de alguma!?)
4-Modernização de meios???    (sem emprego operacional também vocês pararam no tempo..as vossas mostras de material trazem sempre mais do mesmo e em pior estado)

Nota:não é minha intenção entrar em conflito com quem por lá trabalha,apenas gostava de ver estas questões discutidas (de uma forma educada civilizada).
Abraço

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #562 em: Abril 17, 2010, 01:41:45 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Também não quero entrar em grandes conflitos mas só chamar a atenção que mesmo em cerimónias aquilo não deixam de ser armas.
E estar a aponta-las aos colegas é quebrar uma das regras básicas de segurança.
Visto que tratamos todas as armas como se estivessem carregadas, não podem vir dizer que estão descarregadas ...

Sei que há quem se vá chatear comigo e provavelmente ninguém vai mudar as cerimónias mas que é errado é ...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #563 em: Abril 17, 2010, 02:20:31 pm »
Caro Acado, pessoalmente não levo a mal referir esse facto, até porque o pessoal fod...a-se que nem um "porco" por ter tais atitudes em meros exercícios, no entanto essa é uma consequência directa de terem abolido as pesadas G3 destas cerimónias para "inglês ver"... c34x
Sinal dos tempos adaptados aos "putos" que temos actualmente...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • +3170/-4574
« Responder #564 em: Abril 17, 2010, 04:28:01 pm »
Citação de: "Ranger1972"
Estimado Cabeça de Martelo,autorização concedida,faça favor de colocar as fotos ,e tambem lhe agradeço a forma como as tornou visiveis neste forum,eu só através do photobucket é que consigo aqui colocar alguma coisa.
Cordiais saudações e votos de um bom fim de semana.

(Como curiosidade e como o Cabeça é Pára-quedista receba tambem um saudação aeronautica de alguem que tambem sabe porque cantam os pássaros....)

Basta colocar o link como fez entre:

para não aparecer a imagem e perceber como é que se faz. :G-beer2:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • +3170/-4574
« Responder #565 em: Abril 17, 2010, 04:57:16 pm »
Aqui fica o link onde eu coloquei as fotos:
 :arrow: http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 9#p5023509

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
« Responder #566 em: Abril 17, 2010, 06:13:24 pm »
Citação de: "Lancero"

Então agora já não se fecha os punhos?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3710 vez(es)
  • +967/-1101
« Responder #567 em: Abril 17, 2010, 06:52:34 pm »
Citação de: "butterfly_80"
1-Emprego operacional???    ( a muito pedido lá vão dois ou três com outras forças!?)

Pela informação oficial que "corre por ai", o emprego operacional é um destacamento no Kosovo e um equipa sniper no Afeganistão, sempre tudo integrado em unidades maiores (Batalhão no Kosovo e Companhia no Afeganistão).

2-Quantidade de cerimónias em que participam???    (não deviam estar a treinar ou a combater!?)

Acho que participam na mesma quantidade de cerimonias que os Comandos ou os Páras, ou qualquer outras forças  :lol: , mas também não devem ir todos às cerimónias, hoje vão uns, amanhã vão outros, as cerimonias que me lembro assim por alto são o 10 de Junho, o dia do Exército, o dia da Brigada de Reacção Rápida e o dia do CTOE, mas ainda deve haver outros.

3-Coleccionadores de NRF???                  (alguém se lembra do emprego de alguma!?)

Tal como todos os restantes, também diversos Batalhões de Pára-quedistas, Batalhões Mecanizados, Companhias de PE, já estiveram afiliados à NRF, ao menos diz-se que tem um bom plano de treino.

4-Modernização de meios???    (sem emprego operacional também vocês pararam no tempo..as vossas mostras de material trazem sempre mais do mesmo e em pior estado)

Há equipamentos que são comuns a várias unidades por isso quando se compram é para todo o Exército (ou até todos os ramos das Forças Armadas), o que se poderia sim modernizar mais depressa seria (na minha opinião) o material especifico que os OE usam, como espingardas sniper, pistolas-metralhadoras, equipamento de montanha, etc.

*

Nuno Calhau

• Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #568 em: Abril 17, 2010, 07:38:35 pm »
Depois de ler post`s como os em epígrafe, só encontro redenção no pensamento de Luíz Vaz de Camões;

"Melhor é experimentá-lo que julga-lo. Mas julgue-o quem não pode experimentá-lo."

Um Abraço.

PS

Dedicado a todos os quantos "correram atrás da galinha".

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #569 em: Abril 17, 2010, 11:15:54 pm »
Belas fotos,
algumas caras conhecidas e algumas recordações...
"Que os muitos por ser poucos nam temamos"