OPERAÇÕES ESPECIAIS: Ingresso

• 679 Respostas
  • 217022 Visualizações
*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: OPERAÇOES ESPECIAIS: Urgente
« Responder #525 em: Dezembro 05, 2009, 12:55:32 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 08:04:26 pm por Ranger1972 »

*

GladiusPT

• 17
  • +0/-0
« Responder #526 em: Dezembro 27, 2009, 03:56:07 pm »
Alguem me pode dizer quais são as provas físicas para entrar para as Operações Especiais para praças (se é que são diferentes das dos civis)?

Eu no outro dia tive uma palestra dos comandos e lá vi que as provas para entrar não tem nada a ver com as que estão no site do exército.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #527 em: Dezembro 27, 2009, 08:23:35 pm »
São exactamente as mencionadas aqui: http://www.exercito.pt/recrutamento/provas_fisicas.html
Sem tirar nem por, seja civil ou militar RV/RC.

Cumprimentos

*

FAM

• 1
  • +0/-0
A exigência e dureza das Tropas Especiais
« Responder #528 em: Fevereiro 04, 2010, 10:39:58 pm »
Boa noite,

Eu gostaria de saber se é possivél saber ou enumerar qual as TE mais exigentes e duras no tempo de recruta. Se me soubessem responder agradecia imenso.

Um abraço!
Francisco Morais

*

RicP

• 357
  • +0/-0
Re: A exigência e dureza das Tropas Especiais
« Responder #529 em: Fevereiro 04, 2010, 11:45:03 pm »
São todas diferentes, cada uma aborda a sua valência á sua maneira.
Quando se escolhe ir para uma tropa especial, não se escolhe por ser mais ou menos dura...existem outros critérios que se chegares a eles te aperceberás.

Espero que este tópico não leve a uma "guerrinha" de meninos a defenderem cada uma a sua, ou de outros "teóricos" que nunca por lá passaram a fazer granel.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
Re: A exigência e dureza das Tropas Especiais
« Responder #530 em: Fevereiro 05, 2010, 09:49:00 am »
Citação de: "RicP"
Espero que este tópico não leve a uma "guerrinha" de meninos a defenderem cada uma a sua, ou de outros "teóricos" que nunca por lá passaram a fazer granel.
X2 :D

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #531 em: Fevereiro 05, 2010, 07:21:59 pm »
Eu gostaria de saber se é possivél saber ou enumerar qual as TE mais exigentes e duras no tempo de recruta. Se me soubessem responder agradecia imenso
Essa é uma pergunta, que não tem uma resposta objectiva, pois cada uma das tropas especiais, tem as suas caracteristicas próprias, fruto das missões que estão habilitadas a cumprir, embora com procedimentos tácticos e técnicos semelhantes em algumas áreas e por vezes iguais.
O facto de serem tropas habilitadas a cumprir missões em ambientes e situações especiais, faz com que isto, por si só, leve a uma instrução muito mais exigente e rigorosa (duras) do que as restantes tropas.
É normal que quem esteve em qualquer uma delas, defenda a sua como a mais dificil (dura) ou até melhor, mas sem ter na maior parte dos casos, um termo de comparação; e mesmo que tenha estado em mais do que uma, isto não chega para comparar, porque as situações e condições foram em vários aspectos diferentes, nomeadamente: idade, conhecimentos adquiridos, experiência anterior e a própria conjuntura, para citar os mais importantes.
Como tal a comparação teria sempre um determinado grau de subjectividade que iria influenciar a analise.
Uma coisa é certa, para quem fez qualquer desses cursos, tenha sido há 30 anos,  há 15 anos ou actualmente, ele foi concerteza dificil e exigiu-lhe sacrificios unicos que o próprio nunca esquecera, independentemente do que os outros julguem.
Como eu costumo dizer: " para mim, o meu curso de ... foi o mais dificil, pois foi o que eu fiz; os outros não sei, não me custaram nada!"
Conforme já foi referido, se queres escolher uma tropa especial, não escolhas por esse factor, mas sim procura inteirar-te do tipo de missões, técnicas desenvolvidas, projecção pessoal e conhecimentos para o futuro (com vista ao futuro profissional, seja civil ou militar).

Cumprimentos

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • Recebeu: 4275 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3170/-4574
« Responder #532 em: Fevereiro 06, 2010, 11:09:51 am »
Citação de: "corapa"
Eu gostaria de saber se é possivél saber ou enumerar qual as TE mais exigentes e duras no tempo de recruta. Se me soubessem responder agradecia imenso
Essa é uma pergunta, que não tem uma resposta objectiva, pois cada uma das tropas especiais, tem as suas caracteristicas próprias, fruto das missões que estão habilitadas a cumprir, embora com procedimentos tácticos e técnicos semelhantes em algumas áreas e por vezes iguais.
O facto de serem tropas habilitadas a cumprir missões em ambientes e situações especiais, faz com que isto, por si só, leve a uma instrução muito mais exigente e rigorosa (duras) do que as restantes tropas.
É normal que quem esteve em qualquer uma delas, defenda a sua como a mais dificil (dura) ou até melhor, mas sem ter na maior parte dos casos, um termo de comparação; e mesmo que tenha estado em mais do que uma, isto não chega para comparar, porque as situações e condições foram em vários aspectos diferentes, nomeadamente: idade, conhecimentos adquiridos, experiência anterior e a própria conjuntura, para citar os mais importantes.
Como tal a comparação teria sempre um determinado grau de subjectividade que iria influenciar a analise.
Uma coisa é certa, para quem fez qualquer desses cursos, tenha sido há 30 anos,  há 15 anos ou actualmente, ele foi concerteza dificil e exigiu-lhe sacrificios unicos que o próprio nunca esquecera, independentemente do que os outros julguem.
Como eu costumo dizer: " para mim, o meu curso de ... foi o mais dificil, pois foi o que eu fiz; os outros não sei, não me custaram nada!"
Conforme já foi referido, se queres escolher uma tropa especial, não escolhas por esse factor, mas sim procura inteirar-te do tipo de missões, técnicas desenvolvidas, projecção pessoal e conhecimentos para o futuro (com vista ao futuro profissional, seja civil ou militar).

Cumprimentos

Peço aos moderadores fazerem copy/past deste texto sempre que algum miúdo fizer esta pergunta. :G-beer2:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Almeida

• 17
  • +0/-0
« Responder #533 em: Fevereiro 19, 2010, 07:45:24 pm »
Boa tarde a todos.
Se alguém me conseguisse ajudar em saber em que dada se podem fazer os próximos testes físicos para entrar nos OE´s .
Obrigado
Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus.

Albert Einstein

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
« Responder #534 em: Fevereiro 20, 2010, 09:33:39 am »
Como se trata de uma informação sobre a organização interna do CTOE, só telefonando para lá...

*

Almeida

• 17
  • +0/-0
« Responder #535 em: Fevereiro 20, 2010, 06:40:52 pm »
Obrigado
:)
Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus.

Albert Einstein

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • +0/-0
.
« Responder #536 em: Fevereiro 21, 2010, 05:12:15 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 09:30:43 pm por Ranger1972 »

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • +0/-0
« Responder #537 em: Março 01, 2010, 08:53:00 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 08:32:45 pm por Ranger1972 »

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
« Responder #538 em: Março 08, 2010, 10:03:59 am »

Bravura de ranger salvou pescador
Atirou-se ao rio quando viu um corpo a boiar
2010-03-06
TERESA CARDOSO

Um militar do Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego, vulgo "Rangers", salvou da morte certa um pescador que caiu às águas correntes do rio Barosela, em Tarouca. Um acto de bravura que a população elogia. A começar pelo homem resgatado.

Já passaram uns dias desde a manhã de terça-feira, mas Adriano Cardoso, sargento-chefe do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), fala do salvamento do pescador que caiu "misteriosamente" nas águas do Barosela, como se isso tivesse acabado de acontecer. Fá-lo com um misto de alegria e de medo. Alegria pelo sucesso da arriscada operação, e medo só de pensar no que teria acontecido se falhasse no momento certo.

"Depois de me lançar à água e nadar uns metros contra a corrente, consegui agarrar o homem por um pé. Puxei-o. O pescador é forte e estava inanimado. Não sei onde fui buscar forças para o arrastar para local seguro, situado entre duas quedas de água, onde o reanimei até à chegada dos bombeiros. Se o tivesse perdido, depois de o ter agarrado, nunca mais me perdoaria", revela o militar emocionado.

Adriano Cardoso, a gozar o primeiro dia de um curto período de férias, foi naquela manhã até ao Açude dos Reformados. Manuel Reis, 68 anos, viúvo, residente em Ferreirim, concelho de Lamego, já estava no seu posto a pescar. O balde ainda vazio de trutas!

"Ficámos a meia centena de metros um do outro. Cerca das 10 horas, ao lançar a bóia para apanhar peixe, vi o corpo do homem a boiar. Descalcei as galochas, tirei o colete e o telemóvel, e atirei-me à água", relata Adriano Cardoso.

"Deu-me uma coisa na cabeça, quando atirei a cana, e caí na água. Este homem salvou-me. Se ele não estivesse naquele local, eu hoje estaria morto", reconhece Manuel dos Reis. Que regressou a casa após ter estado internado no Centro Hospitalar de Vila Real.

"Os bombeiros chegaram rapidamente e fizeram o seu trabalho de forma excelente. Pela minha parte, limitei-me a cumprir um princípio comum a qualquer 'ranger': enfrentar o perigo com espírito de decisão e sacrifício".

FONTE: Jornal de Notícias

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
« Responder #539 em: Março 08, 2010, 01:24:38 pm »
As minhas saudações ao sargento-chefe OE Adriano Cardoso. Um acto heróico em tempo de paz.