OPERAÇÕES ESPECIAIS: Ingresso

• 679 Respostas
  • 217576 Visualizações
*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #300 em: Junho 04, 2008, 10:24:33 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Citação de: "jmg"
Citação de: "iron-horse"
Desculpa,mas o que é COE/qp?
algum concurso interno?desculpa a ignorancia
Como eu sou sargento do quadro permanente, se eu fosse ao curso de operações especiais seria o COE/QP (Curso de Operações Especiais/Quadro Permanente) que tem uma duração de 6 meses.
Enquanto que o pessoal voluntário faz o COE (curso de operações especiais) de menor duração.
Só que o curso para voluntários apresenta maior intensidade, dureza, rusticidade e acção psicológica, tudo feito numa única fase: "Ou vai ou racha"... Não tem as 2 fases distintas do COE/QP: A primeira, sem dúvida, igual ao do voluntário, a segunda é a fase da "escolinha" e muita caserna... :G-beer2:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Sorrisinho

• 14
  • +0/-0
...
« Responder #301 em: Junho 04, 2008, 10:38:08 pm »
Eu cá vou estar presente no dia 10 de Junho em Belém, como também no dia 14 Junho em Lamego ...

Juntamente com toda a familia RANGER ...

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #302 em: Junho 05, 2008, 03:07:34 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Citação de: "iron-horse"
Desculpa,mas o que é COE/qp?
algum concurso interno?desculpa a ignorancia
Como eu sou sargento do quadro permanente, se eu fosse ao curso de operações especiais seria o COE/QP (Curso de Operações Especiais/Quadro Permanente) que tem uma duração de 6 meses.
Enquanto que o pessoal voluntário faz o COE (curso de operações especiais) de menor duração.
Só que o curso para voluntários apresenta maior intensidade, dureza, rusticidade e acção psicológica, tudo feito numa única fase: "Ou vai ou racha"... Não tem as 2 fases distintas do COE/QP: A primeira, sem dúvida, igual ao do voluntário, a segunda é a fase da "escolinha" e muita caserna... :G-beer2:

Paz e sobretudo muita união entre toda a Família Militar, principalmente depois das acções directas perpetuadas pelos políticos mercenários que temos em Portugal... Ahhh, nada que uma boa operação irregular não resolvesse... :G-beer2:

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #303 em: Junho 05, 2008, 04:44:43 pm »

Defesa: Exercício ibérico de Operações Especiais "VIRIATO 08" em Beja
02 de Junho de 2008, 12:49

Lisboa, 02 Jun (Lusa) - O Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego, unidade da Brigada de Reacção Rápida, realiza até sexta-feira, na região de Beja, o treino operacional de Forças de Operações Especiais - Exercício "VIRIATO 08", informou o Estado-Maior do Exército.

Participam neste exercício militares do Centro de Tropas de Operações Especiais, do Regimento de Infantaria Nº 3, das Forças de Operações Especiais do Exército Espanhol e meios aéreos da Força Aérea Portuguesa.

O Exercício "VIRIATO 08" tem como finalidade aperfeiçoar a prontidão e eficácia de um grupo de operações especiais (SOTG) das Forças de Operações Especiais no planeamento e conduta de missões de reconhecimento especial, acção directa e assistência militar, no âmbito de uma Operação de Resposta a Crise (CRO) inserida na luta contra o terrorismo.

Exercitar o emprego de procedimentos de planeamento operacional em vigor na NATO e promover o intercâmbio entre Forças Especiais nacionais e estrangeiras são outros objectivos visados pelo exercício.

Além das forças participantes e no âmbito da Cooperação Bilateral Militar, está prevista a presença, como observadores em visita ao exercício, de militares de países do Magreb e da NATO.

SRS.

Lusa/fim
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #304 em: Junho 05, 2008, 10:57:55 pm »

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #305 em: Junho 05, 2008, 11:01:57 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
:arrow: http://www.correioalentejo.com/fotos/bi ... 093302.jpg

Um deles tem o emblema da BAI  :?
Deve ser foto de arquivo

Respeito

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #306 em: Junho 05, 2008, 11:07:17 pm »
:?

A foto no site da C.M. do Alvito é mais interessante :roll:
http://www.cm-alvito.pt/default.aspx?mo ... lay&ID=215

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #307 em: Junho 05, 2008, 11:17:05 pm »

Ainda dizem que não andamos equipados como os outros. Somos iguaisinhos  :roll:

Respeito

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23354
  • Recebeu: 4276 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3175/-4574
(sem assunto)
« Responder #308 em: Junho 06, 2008, 10:23:11 am »

É gandas malucos, então andam com M-4...no Iraque? Bem devem andar a fazer exercicios no Alentejo profundo...muito profundo mesmo! :lol:  :lol:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

migbar2

• Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #309 em: Junho 10, 2008, 10:50:41 pm »
Boas caros colegas. Já há muito tempo que não intervenho no forum pois a falta de tempo não mo tem permitido. No entanto com mais ou menos esforço tenho acompanhado as vossas intervenções. Agora penso vir a ter algum tempo de sobra e inicío a intervenção com uma duvida que hoje mais uma vez me assaltou enquanto via o desfile militar do 10 de junho.
A orbat das nossas forças especiais do exército já foi cá descrito e tambem já o li em alguns livros. É sabido que o batalhão tem como meios de operação militar o GOE constituido por sargentos e oficiais do QP em numero de 12 com função principal de execução de acções indirectas. Por sua vez a CEOE que agora parece ter outro nome qualquer ! é constituida por unidade de comando, unidade logistica, transmissões, etc e quatro pelotões cada um deles com quatro equipas mais comando de pelotão. Ora hoje ao vêr os operações especiais a passar eles eram uns cem, portanto tendo em conta este orbat tinhamos ali todos os operacionais ou quase !!!!! Alguem me sabe dizer de uma vez por todas qual o numero tipico de uma equipa de OE ?? São 4 são 6 ? Um pelotão são 20 ? São 28 ? Eu sei que isto em termos operacionais não tem qualquer valor, mas eu queria perceber a organização administrativa dos OE e ter uma ideia de quantos são os operacionais. Ao fim de tantos anos ainda não consegui perceber! Curiosamente a maioria das fotos operacionais que tenho deles mostra-os em equipas de 4 ou grupos de 10 !!!
Desde já o meu obrigado !

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 152 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #310 em: Junho 10, 2008, 11:11:26 pm »
Considerando que estariam em Viana de Castelo cerca de 120 militares (capacidade de combate a curtas distâncias e áreas urbanas / capacidade de combate em ambiente ártico / capacidade de combate em florestas e outros cenários) estaremos a falar de cerca de um terço dos elementos operacionais.

Em termos da descrição detalhada das unidades das Força de Operações Especiais, designadamente número de equipas e elementos, remeto para a leitura da segunda parte do trabalho na FAM.  :wink:

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11458
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3712 vez(es)
  • +967/-1101
(sem assunto)
« Responder #311 em: Junho 10, 2008, 11:30:13 pm »
Na tv os comentadores referiram precisamente 100 elementos de Operações Especiais, curiosamente eram mais Rangers do que Comandos  :lol: , que eram 75 Comandos (3 grupos de 25) os Comandos é que acredito que estivessem lá todos os que restam no CTC pois uma Companhia está no Afeganistão, os Pára-quedistas é que eram mais, julgo que eram 220 ou 200 e qualquer coisa... 2 Companhias portanto.

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #312 em: Junho 10, 2008, 11:53:25 pm »
os OE não têm uma organica standard, um GOE tanto pode ter 20 homens divididos em equipas como pode ter 100 homens divididos em pelotões (que por sua vez se dividem em equipas), tudo depende da missão de cada GOE.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

migbar2

• Perito
  • **
  • 334
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #313 em: Junho 11, 2008, 12:00:11 am »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Considerando que estariam em Viana de Castelo cerca de 120 militares (capacidade de combate a curtas distâncias e áreas urbanas / capacidade de combate em ambiente ártico / capacidade de combate em florestas e outros cenários) estaremos a falar de cerca de um terço dos elementos operacionais.

Em termos da descrição detalhada das unidades das Força de Operações Especiais, designadamente número de equipas e elementos, remeto para a leitura da segunda parte do trabalho na FAM.  :D  :D

*

migbar2

• Perito
  • **
  • 334
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #314 em: Junho 11, 2008, 12:03:47 am »
Citação de: "tyr"
os OE não têm uma organica standard, um GOE tanto pode ter 20 homens divididos em equipas como pode ter 100 homens divididos em pelotões (que por sua vez se dividem em equipas), tudo depende da missão de cada GOE.

Caro camarada isso não é um GOE é um DOE. GOE é uma unidade de acçõs indirectas, bem definida e única em todo o BEOE.