Boas caros colegas. Já há muito tempo que não intervenho no forum pois a falta de tempo não mo tem permitido. No entanto com mais ou menos esforço tenho acompanhado as vossas intervenções. Agora penso vir a ter algum tempo de sobra e inicío a intervenção com uma duvida que hoje mais uma vez me assaltou enquanto via o desfile militar do 10 de junho.
A orbat das nossas forças especiais do exército já foi cá descrito e tambem já o li em alguns livros. É sabido que o batalhão tem como meios de operação militar o GOE constituido por sargentos e oficiais do QP em numero de 12 com função principal de execução de acções indirectas. Por sua vez a CEOE que agora parece ter outro nome qualquer ! é constituida por unidade de comando, unidade logistica, transmissões, etc e quatro pelotões cada um deles com quatro equipas mais comando de pelotão. Ora hoje ao vêr os operações especiais a passar eles eram uns cem, portanto tendo em conta este orbat tinhamos ali todos os operacionais ou quase !!!!! Alguem me sabe dizer de uma vez por todas qual o numero tipico de uma equipa de OE ?? São 4 são 6 ? Um pelotão são 20 ? São 28 ? Eu sei que isto em termos operacionais não tem qualquer valor, mas eu queria perceber a organização administrativa dos OE e ter uma ideia de quantos são os operacionais. Ao fim de tantos anos ainda não consegui perceber! Curiosamente a maioria das fotos operacionais que tenho deles mostra-os em equipas de 4 ou grupos de 10 !!!
Desde já o meu obrigado !