Lusitano es el idioma en el que escribe usted, idioma llamado portugués. Aquí se habla gallego y punto
Eu acho que já sou um poucochito grandinho para saber que lingua falo.

Eu falo português, não falo lusitano. Não sabemos que língua se falava na antiga lusitânia pré-romana.
O português não foi inventado pelos portugueses, nasceu como uma lingua oficial e das instituições no século XII/XIV, ou para ser mais preciso durante o reinado de D. Dinis, entre 1279 1325.
A partir daí, a mesmíssima lingua que se falava na Galiza (Galaico-português, ou Galego que você preferir) passou a ser oficial, o que implicou que se tornou a língua da corte, dos saraus e acima de tudo, dos documentos oficiais.
Mesmo depois do século XIV não se nota grande diferença entre as línguas de Portugal e da Galiza, salvo o facto de a língua portuguesa, por ser língua de corte e ter desenvolvido uma «norma» culta se afirmou, enquanto que essa mesma lingua na Galiza definhou e se extinguiu como lingua das pessoas de cultura.
O processo de «Doma e castracion de Galicia» que teve inicio depois da batalha de Toro, determinado por Isabel a "Católica", por seu lado, pode-se apontar-se como o ponto do inicio da decadência do Galaico-português na Galiza.
A partir de aí, as pessoas cultas e com poder na Galiza, passaram por um processo de castelhanização.
Como esse processo não foi levado às massas (que não eram suficientemente cultas para aprender a ler e a escrever), as pessoas cultas passaram a falar e a ler e escrever em castelhano, enquanto que o povo continuava a falar galego.
É por isso que falar galego, passou a ser uma coisa dos pobres e dos deserdados, e um factor de desprestígio.
Em Espanha, a Coroa de Aragão, porque mesmo depois da união dinástica continuou completamente separada de Castela, preservou a língua culta das cortes de Saragoça, Barcelona ou Valência.
O processo de castelhanização foi posterior, e está ligado a outra derrota militar, mas neste caso já no século XVIII.
A História, mesmo a História das línguas não acabou. Por isso não podemos dizer que é assim e punto.
Não há "Puntos", a não ser na FIAT.
Cumprimentos