Washington Post declara apoio a Obama
O jornal Washington Post declarou apoio ao candidato democrata Barack Obama na corrida para a Casa Branca, num editorial publicado na edição de hoje.
O jornal afirma que o apoio não tem ambivalências e elogia a inteligência e capacidade política de Obama, ao mesmo tempo que critica o republicano John McCain e a sua candidata à vice-presidência, Sarah Palin.
«A decisão é fácil em parte pela decepcionante campanha de McCain, sobretudo pela sua irresponsável escolha de uma vice que não está preparada para ser presidente», destaca o Post.
O editorial salienta que o senador de Illinois é «um homem de fina inteligência, com uma capacidade para captar as nuanças de temas complexos e uma evidente habilidade para a conciliação e a construção de consensos».
«Obama tem o potencial de se tornar um grande presidente», prossegue o editorial, que no entanto manifesta preocupação por considerar a experiência de Obama limitada.
«Sim, temos reservas e preocupações, quase inevitáveis, dada a relativamente curta experiência de Obama na política nacional. Porém, também temos enormes esperanças», lê-se no editorial.
O Washington Post apoiou os candidatos democratas Al Gore e John Kerry nas duas últimas eleições presidenciais, que foram vencidas pelo republicano George W. Bush.
O jornal acrescenta que a resposta de Obama em temas de política nacional, como a crescente crise económica, mostram «um saudável respeito pelos mercados, com uma justificada preocupação com a crescente desigualdade e uma compreensão da necessidade de uma regulamentação focalizada».
Quanto à política externa, «tudo sugere que ele vai manter a liderança e o compromisso dos Estados Unidos, continuará a lutar contra o terrorismo e conduzirá uma vigorosa diplomacia em nome dos valores e interesses dos Estados Unidos», conclui o Post.
Lusa