Obama recebe apoio do New York Times e do ex-porta-voz do Governo Bush
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, recebeu o apoio de mais grandes jornais e de mais «pesos pesados» da política norte-americana na recta final da campanha presidencial, sendo os mais recentes o jornal The New York Times e Scott McClellan, ex-porta-voz do governo Bush.
Num editorial intitulado «Barack Obama para presidente», o jornal - que apoiou a também democrata Hillary Clinton durante as primárias - defendeu a eleição de Obama «após oito anos do governo falido de George W. Bush».
«(Obama) atraiu legiões de novos eleitores com poderosas mensagens de esperança, e também com pedidos de sacrifício partilhado e de responsabilidade social», afirma o jornal.
«"Acreditamos que ele tem a vontade e a capacidade de forjar um amplo consenso político que é essencial para encontrar soluções para os problemas deste país», acrescenta.
Declaradamente democrata - nas eleições de 2000 e 2004, o jornal apoiou as candidaturas de Al Gore e John Kerry - o NYT defendeu a bandeira da «mudança» pregada por Obama e criticou o candidato republicano John McCain : «O senador John McCain mostra-se cada vez mais distante da política americana, liderando uma campanha de divisão partidária, guerra de classes e até de racismo. As suas promessas e política externa são voltadas para o passado».
O jornal junta-se aos apoios já declarados de importantes outros jornais dos EUA a Obama : o Los Angeles Times, o Chicago Tribune e o Washington Post.
Além do apoio da imprensa, Obama ganhou o aval de duas grandes figuras do governo de George W. Bush.
O ex-porta-voz da Casa Branca Scott McClellan anunciou quinta-feira o seu apoio, afirmando que «desde o começo disse que apoiaria o candidato que tivesse mais possibilidades de mudar a forma como Washington funciona».
McClellan é autor de «What Happened: Inside the Bush White House and Washington's Culture of Deception» (O Que Aconteceu: Dentro da Casa Branca de Bush e a Cultura de Enganos de Washington, em tradução livre), no qual manifestou a sua decepção pela gestão do actual presidente, lançado no começo do ano.
McClellan é o segundo ex-membro da equipa da Casa Branca durante o governo republicano de Bush que anuncia o seu apoio ao candidato democrata.
No domingo, o ex-secretário de Estado Colin Powell anunciou o resepectivo apoio ao senador pelo Illinois, depois de criticar a estratégia do candidato republicano, John McCain, e a escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, como sua vice.
O apoio foi declarado por Powell durante uma entrevista no programa da rede de TV NBC «Meet the Press».
«Acredito que ele é uma figura que traz transformação, ele representa uma nova geração que esta a chegar ao palco do mundo, ao palco americano, e por isso vou votar no senador Barack Obama», afirmou Powell durante o programa.
Lusa