Ingresso nas Forças de Segurança

• 11610 Respostas
  • 1923500 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11145 em: Outubro 24, 2010, 01:14:06 am »
Como ninguém acerta uma...

Artigo 1.º
Definição
1 — A Polícia de Segurança de Segurança Pública,
adiante designada por PSP, é uma força de segurança,
uniformizada e armada, com natureza de serviço público
e dotada de autonomia administrativa.

http://www.aspp-psp.pt/images/aspp/leio ... sp2007.pdf

[A PSP deixou de ser militarizada em 1994]

Artigo 1.º
Definição
1 — A Guarda Nacional Republicana, adiante designada
por Guarda, é uma força de segurança de natureza militar,
constituída por militares organizados num corpo especial
de tropas e dotada de autonomia administrativa.

Pessoal militarizado só existe na Armada [no Exército já foi extinto]

Artigo 1.º - 1. O quadro do pessoal dos Serviços de Polícia e de Transportes da Marinha (QPSPTM), criado pelo Decreto-Lei n.º 190/75, de 12 de Abril, e constituído por pessoal militarizado, passa a designar-se quadro do pessoal militarizado da Marinha (QPMM).
2. O QPMM é único, sendo o pessoal que o integra distribuído pelos organismos da Marinha, conforme as necessidades do serviço.

Art. 2.º - 1. O QPMM compreende os seguintes grupos:

a) Grupo 1 - Corpo de Polícia Marítima;
b) Grupo 2 - Corpo de Polícia dos Estabelecimentos de Marinha;
c) Grupo 3 - Cabos-de-mar;
d) Grupo 4 - Troço do mar;
e) Grupo 5 - Práticos da costa do Algarve;
f) Grupo 6 - Faroleiros.

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 282_76.htm

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #11146 em: Outubro 24, 2010, 01:47:47 am »
Que funções tinha este pessoal? Andava fardado?
::..Trafaria..::

*

numisife

• 107
  • +0/-0
« Responder #11147 em: Outubro 24, 2010, 01:48:09 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Como ninguém acerta uma...

Artigo 1.º
Definição
1 — A Polícia de Segurança de Segurança Pública,
adiante designada por PSP, é uma força de segurança,
uniformizada e armada, com natureza de serviço público
e dotada de autonomia administrativa.

[A PSP deixou de ser militarizada em 1994]

Artigo 1.º
Definição
1 — A Guarda Nacional Republicana, adiante designada
por Guarda, é uma força de segurança de natureza militar,
constituída por militares organizados num corpo especial
de tropas e dotada de autonomia administrativa.

Artigo 1.º - 1. O quadro do pessoal dos Serviços de Polícia e de Transportes da Marinha (QPSPTM), criado pelo Decreto-Lei n.º 190/75, de 12 de Abril, e constituído por pessoal militarizado, passa a designar-se quadro do pessoal militarizado da Marinha (QPMM).
2. O QPMM é único, sendo o pessoal que o integra distribuído pelos organismos da Marinha, conforme as necessidades do serviço.

Art. 2.º - 1. O QPMM compreende os seguintes grupos:

a) Grupo 1 - Corpo de Polícia Marítima;
b) Grupo 2 - Corpo de Polícia dos Estabelecimentos de Marinha;
c) Grupo 3 - Cabos-de-mar;
d) Grupo 4 - Troço do mar;
e) Grupo 5 - Práticos da costa do Algarve;
f) Grupo 6 - Faroleiros.

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 282_76.htm

Caro moderador, gostaria que me dissesse se no caso da policia municipal não se trata de uma força paramilitar, sendo uma força paramilitar todo o que disse está certo, não se verificando o "Como ninguém acerta uma...".

Caro primy, já o vi aqui e noutros foruns defender a posição da justiça ou injustiça de civis/militares no ingresso na GNR, não se trata de justiça nem de injustiça, nem de uns terem mais valias que outros porque isso não é quantificável segundo o ponto de vista militar/civil, não sei se me faço entender. A ironia que usei no meu post anterior vai de encontro ao que agora digo, na questão da licenciatura, é mais que lógico que não defendo isso!! Apenas tento fazer perceber que as mais valias que uns dizem ter por serem militares, o candidato civil pode ter outras mais valias de interesse para a força! Concordo que o aproveitamento dos recursos do pessoal das FA deve ser aproveitado, mas não desta forma, alias o aproveitamento desses mesmos recursos já está salvaguardado na questão que até agora se verificava dos 30% das vagas, exceptuando o concurso na altura em que o Paulo Portas estava no governo em que o concurso foi apenas para militares e deste ano em que as vagas são todas preferencialmente para militares.

*

lucho

• 5
  • +0/-0
« Responder #11148 em: Outubro 24, 2010, 12:31:49 pm »
Citação de: "Primy"
Pessoal vou ser curto e grosso  :lol:

Para a GNR:

-Curso tem inicio a 2 de Dezembro,Quinta-Feira,e já está tudo preparado para o inicio,só faltam mesmo a chegada dos Futuros Guardas Provisórios

-Militares com mais de 2 anos de serviço têm total prioridade independentemente da nota,não é como dizem em igualdade de média final,todos os que tenham mais de 2 anos de serviço que ficaram aptos em todas as provas estão lá dentro independentemente da média final,mesmo que um civil tenha média de 15 e um Militar com mais de 2 anos de serviço tiver 9.5 entra o Militar
-Ao contrário dos outros anos,este ano existe realmente muitos Militares aptos,quando digo muitos é mesmo muitos,em comparação aos concursos anteriores,porém,não preenchem as vagas todas,mas podem contar com pelo menos 50% a 60% das mesmas,isto porque,em ano nenhum até este concorreram tantos Militares,este ano foi o ano que coincidiu com o termo dos últimos contratos de 9 anos e com os de 6 anos,esses mesmos Militares são pelo menos 2000 em termo de carreira mais 4000 a 5000 que apesar de terem mais de 2 anos de serviço já concluido ainda não chegaram ao termo máximo de contratos mas concorreram,mas destes mil todos muitos mil ficaram pelo caminho.

Os candidatos civis,quando concorreram estava bem explicito as condições de acesso,e aceitaram-nas tal como elas são,se acham justo ou injusto isso já é outro assunto,mas se acham injusto que os Militares tenham prioridade podem os que não entrarem para este CFG concorrerem para as FA,vagas não faltam,apesar de para 2011 ir haver um corte de 3000,e para o próximo CFG já concorrem como Militares e vão para as vagas de acesso especial,e em vez do vosso nome na Prova Documental ir para a lista de Candidatos Geral,vai para a Lista de condições Especiais!!!Simples!!!

Cumps.

PS-A GNR não é uma Força Militarizada mas sim uma Força Militar,Força Militarizada é a PSP.

boas!queria tirar uma dúvida e se pudesses me esclarecer agradecia!no meu caso tenho 3 anos e tal de tropa mas já saí em outubro de 2008, no meu caso sou equiparado ao pessoal civil?obrigado pela atenção!
cumprimentos ao pessoal e boa sorte.

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
« Responder #11149 em: Outubro 24, 2010, 12:44:34 pm »
Camarada numisife

É verdade que defendo que o Ingresso para a Guarda Nacional Repúblicana deveria ser de ingresso exclusivo para as Forças Armadas,e se leu os meus post´s sabe que referi bem o porquê,estamos em crise,e assim vamos continuar se não alterar-mos a nossa forma de gerir os recursos que temos poucos ou muitos temos de saber trabalhar com eles.
Quando diz que as valias não são quantificaveis (se bem entendi o que quis dizer),sabe bem que são,se um curso misto de Civis/Militares tem duração de 9 meses,se fosse só para Militares conseguia-se encortar a sua duração por arrasto dinheiro era poupado e canalizado para outros fins,porque para um Militar ter as valências de um Civil não é dificil,e cada vez mais,os Militares além de serem Militares também já o foram e são cidadãos com experiencia civil e boa parte deles com estudos,Licenciados e por ai adiante,agora um Civil nunca tem as valências de um Militar,um Militar além de ter instrução Militar tem funções em todas as áreas e formação para isso,neste momento adoptou-se pelo sistema de "Job Training" em serviços administrativos,operaçionais e logisticos,já muitas unidades possuem desse sistema,sai mais barato e é eficaz,a polivalência é cada vez mais usual nas FA.
Você tem alguma melhor forma de aproveitar os Militares das FA???eu não,infelizmente a classe de Praças do Exército não tem Quadros,a GNR seria uma forma dessa mesma classe ser aproveitada,os que realmente reunissem as devidas condições para ingressar na Força claro,seria bom para para as FA pois quem lá estava teria uma motivação extra para o cumprimento do serviço e mais efectivo,porque querer ser Militar é fácil se fosse tipo cursos da CEAC á distância ou se as FA ofereçessem um vencimento como a GNR,e a despesa mensal que esse Militar dá ao estado seria transferida das FA para a GNR ao contrário de um Civil que tinha de ser investida uma quantia para a sua formação Básica e alguma complementar,as 30% das vagas era um incentivo mas em 1000 vagas 300 eram para Militares,se este ano ainda fossem as ditas 30% outros tantos ficariam de fora,e esses já não se aproveitavam,por isso as vagas este ano são mistas Civis/Militares,para um aproveitamento mais alargado dos Militares...

Todos os anos infelizmente vejo os civis a se queixar,se eram as 30% para Militares acham injusto porque são muitas vagas,se são mistas,é porque é misto,então acabava-se com isso!!!eram só para Militares e os civis que quisessem teriam de provar que queriam mesmo a GNR como muitos em 2005 salvo erro fizeram quando o Senhor Paulo Portas quis o concurso para a GNR,em que foi um record de propostas de ingresso nas FA,quase 2000 em 4 semanas...esses posso garantir que procuraram ser GNR e não "tachos",compreendo que as pessoas queiram uma carreira segura,mas a realidade das FA e das FS é diferente,é uma vida que ou se gosta mesmo do que se faz ou então acaba muitas vezes das piores formas infelizmente.
EDIT E este sistema de aproveitamento de Militares das FA é usado em muitos outros paises e tem tido resultados muito satisfatórios e positivos para ambas as Instituições.

Lucho acho que és equiparado ao pessoal Militar no activo,mas não te disseram na prova Documental em que lista eras metido???e entregaste a contagem de tempo certo...

*

lucho

• 5
  • +0/-0
« Responder #11150 em: Outubro 24, 2010, 01:32:45 pm »
Primy ninguem me disse nada na prova documental!!sim entreguei o certificado que eles pediam ao pessoal que era militar ou já tinha sido e lá dizia tudo, tambem a contagem de tempo!pk á uma grande dúvida em relação a esse ponto!!mas vamos ver!obrigado e quando souber de alguma coisa diga!mais uma vez obrigado!

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #11151 em: Outubro 24, 2010, 01:41:34 pm »
Primy,
Permite-me, com todo o respeito que tenho pelas tuas opiniões, discordar.

Eu nao sei em que tropa é que tu andaste, do que lá aprendeste, nem quanto tempo tens de serviço militar.
Eu cumpri o meu smo (por antecipação) de 16 meses e cumpri + 2 anos de contrato numa dessas unidades ditas de especiais.

Mas queres saber uma coisita interessante? Na minha turma (então designadas por pelotões) não se diferenciavam os que nao tinham ido à tropa nem se destacavam os que a tinham feito.

Da tropa para a policia nada levei que um civil nao pudesse aprender e fazer melhor que eu numa ou duas semanas - foram os movimentos de ordem unida e o respectivo manobramento da arma. Mas hoje em dia a PSP já quase nao tem ordem unida, e a G3 desapareceu das formaturas (e até das esquadras).... pelo que um ex-militar já praticamente nada a acrescenta à policia e praticamente em nada beneficia desse passado.

Portanto os que nao foram militares nao se preocupem ... nao estão efectivamente em desvantagem.

*

dingo

• 9
  • +0/-0
« Responder #11152 em: Outubro 24, 2010, 02:14:08 pm »
Citação de: "Trafaria"
Primy,
Permite-me, com todo o respeito que tenho pelas tuas opiniões, discordar.

Eu nao sei em que tropa é que tu andaste, do que lá aprendeste, nem quanto tempo tens de serviço militar.
Eu cumpri o meu smo (por antecipação) de 16 meses e cumpri + 2 anos de contrato numa dessas unidades ditas de especiais.

Mas queres saber uma coisita interessante? Na minha turma (então designadas por pelotões) não se diferenciavam os que nao tinham ido à tropa nem se destacavam os que a tinham feito.

Da tropa para a policia nada levei que um civil nao pudesse aprender e fazer melhor que eu numa ou duas semanas - foram os movimentos de ordem unida e o respectivo manobramento da arma. Mas hoje em dia a PSP já quase nao tem ordem unida, e a G3 desapareceu das formaturas (e até das esquadras).... pelo que um ex-militar já praticamente nada a acrescenta à policia e praticamente em nada beneficia desse passado.

Portanto os que nao foram militares nao se preocupem ... nao estão efectivamente em desvantagem.

camarada lamento mas estas muito errado!!!!!!!!!! eu dou te um exemplo quando fiz os testes fisicos para a psp eu vi lá muitos civis que pensavam que aquilo é uma escola secundária, mandavam vir com o pessoal da psp e um até queria fazer os 1000 m sem camisola, e tu nao ves isso em pessoal militar, que ja tem outra postura que os civis nao tem!

*

dingo

• 9
  • +0/-0
« Responder #11153 em: Outubro 24, 2010, 02:20:20 pm »
Citação de: "lucho"
Primy ninguem me disse nada na prova documental!!sim entreguei o certificado que eles pediam ao pessoal que era militar ou já tinha sido e lá dizia tudo, tambem a contagem de tempo!pk á uma grande dúvida em relação a esse ponto!!mas vamos ver!obrigado e quando souber de alguma coisa diga!mais uma vez obrigado!

camarada lucho tu ainda entras como pessoal militar porque ainda estas no regimes de incentivos, por isso ainda entras nas contas como militar!

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #11154 em: Outubro 24, 2010, 02:24:23 pm »
camarada lamento mas estas muito errado!!!!!!!!!! eu dou te um exemplo quando fiz os testes fisicos para a psp eu vi lá muitos civis que pensavam que aquilo é uma escola secundária, mandavam vir com o pessoal da psp e um até queria fazer os 1000 m sem camisola, e tu nao ves isso em pessoal militar, que ja tem outra postura que os civis nao tem!
MENTIROSO!!!

*

CPC

• 101
  • +0/-0
« Responder #11155 em: Outubro 24, 2010, 02:31:14 pm »
Citação de: "dingo"

A isso não se chama civis, chama-se arruaceiros !! :lol:
Pessoal assim já devia ficar automaticamente fora! Só demonstra o seu carácter e tanto há desses militares como civis.....

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
« Responder #11156 em: Outubro 24, 2010, 02:35:55 pm »
Trafaria

A GNR e a PSP são sem dúvida forças semelhantes nas suas funções,mas talvez com Doutrinas diferentes,a realidade é que a GNR é "ambiente Militar"e isso nada pode mudar,é assim desde a criação da GNR,a instrução durante o próprio curso tem as suas diferenças,Academias diferentes,Hierarquias diferentes,condições diferentes e isso é de conheçimento mutuo,coisa que com a Policia Nacional cria-me curiosidade de como seria implantada se numa vertente mais Militar ou mais Civil,mas isso já seria outro assunto que daria pano para mangas do qual nem eu tenho opinião ainda formada,em relação aos candidatos Civis,bem,não digo de forma alguma que tenham desvantagem nem vantagem,até porque no curso são todos iguais,agora gostaria de ver candidatos Civis quando tiverem numa bela sexta-feira,trajados já á civil para vir para casa malas ao lado formados para ir descansar no fim de uma semana de instrução dura e ser-lhes dito que "têm 5 minutos para voltar a estar fardados e formados,e tenham um bom fim de semana na nossa companhia" certamente candidatos Civis não vão achar muita piada,credito que no rosto de muitos Militares se esboçe um sorriso,estarei enganado???espero que sim...é sinal que temos Civis a entrar para a GNR com Espirito de Sacrificio,que deverão ter para o resto da sua carreira,coisa,que e é de nosso conheçimento o quanto muitas vezes custa ter,gostaria também de ver o quanto o Esprito de Corpo que os mesmos candidatos Civis têm para ofereçer,imaginar é fácil,sentir no corpo é que vai ser mais complicado,ora isto tudo junto,nem todos os candidatos Civis estão minimamente cientes do que falo,mas vão senti-lo quando entrarem,enquanto Militares,minimamente já estão mentalizados o que lhes espera e pouco os vai chocar,mais grito menos grito,mais GAM menos GAM,mais MARCOR menos MARCOR,mais MARFOR menos MARFOR,mais corrida menos corrida,mais noite melhor dormida menos noite menos dormida senão em claro,e por ai adiante,já são coisas que os Militares já estão minimamente vacinados,dai achar que é uma boa preparação para os candidatos terem pelo menos 2 anos de serviço Militar para ingresso nas Forças de Segurança,também estou consciente que existem Militares que não reúnem condições para as FS,senão não teriam reprovado nas provas como aconteçeu e de meu conheçimento tanto para a PSP como para a GNR,o que exclusividade de ingresso nas FS só com 2 anos de serviço iria aumentar o grau de excelência de quem nas FA serviam e por consequencia das FS,os candidato era o mesmo,apenas com historial e uma preparação extra  :wink:

Também entrei no SMO e continuei até dias de hoje...

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #11157 em: Outubro 24, 2010, 02:36:02 pm »
CPC,
A pior, mas mesmo da pior, escumalha que conheci e aturei na minha vida foi precisamente na tropa...  :lol:

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #11158 em: Outubro 24, 2010, 02:39:53 pm »
Primy,
O averigua lá um pedacito das razões porque a GNR abriu as suas fileiras a pessoas sem um passado militar?

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
« Responder #11159 em: Outubro 24, 2010, 02:49:05 pm »
Sinceramente não sei,mas devem de ter uma boa razão para isso acredito...