Nao sou a pessoa mais indicada para te falar destas coisas, é que no meu caso todas as transferências que pedi foram dentro do mesmo comando, no de Lisboa.
Mas, pelo que vou ouvindo e só por isso, não deves enveredar por essa estratégia, a de ir subindo no pais... é um erro, nunca mais lá chegavas, ficavas a ver Viana por um canudo até à reforma.
Repara: é mais fácil arranjar colocação no Porto (o 2º maior comando do pais em termos do seu efectivo e que aumentou muito a sua área de jurisdição recentemente) do que em Santarem, Leiria (da ultima rotação de pessoal foram só 2 ou 3), Aveiro, Viseu, etc….
No teu acaso apenas teria uma duvida (que podes aproveitar para ir tirando durante o curso) e é a seguinte: será melhor optar logo pelo comando de Viana ou primeiro pelo do Porto?
Teoricamente chegas ao Porto em poucos anos (tem havido até CFA de onde saem logo e directamente alguns para lá) e ao de Viana só uns bons anos mais tarde, não só porque apenas há PSP na sede distrital e Ponte de Lima como há muita gente na nossa força oriunda dessa zona.
Agora tens que ter em consideração que uma vez colocado no Porto vais para o fundo da tabela de transferências. Nunca irás para Viana primeiro que os teus colegas (que teoricamente estão ainda em Lisboa) e que optaram por esse comando como 1ª opção. Entendido?