Tambem gostava de saber essas coisas.Tipo como é um dia normal de um recruta durante o curso da GNR.
Eu por exemplo moro em Portalegre, onde acho que se vai realizar o curso, mesmo assim so poderia ir a casa aos fins de semana ou durante a semana temos horas livres para sairmos do quartel e fazermos o que quisessemos?
Vou relatar como foi no último alistamento da GNR, não quer dizer que no próximo não seja totalmente diferente.
Durante a IMB (instrução militar básica) que tem a duração de três semanas, vens a casa no primeiro fim de semana e depois ficas lá no seguinte. Se as coisas correrem bem eles dão dois dias de compensação, ou seja, voltas para casa na quarta feira a seguir ao fim de semana que lá ficaste. A alvorada costuma ser às sete da manhã e nesta fase nem sempre se sabe a que horas termina o dia. Ao contrário da tropa, existe um horário onde à partida toda a gente sabe o que se vai passar naquele dia. Este fase é mais prática e menos teórica, fase onde são formados e reforçados o espírito de corpo, de sacrifício, de camaradagem, entre outros. Sair só mesmo ao final da tarde, antes da hora de jantar, para comprar algum material necessário (do mais vulgar pacote de bolachas, passando pelo tabaco, ou até um par de ténis).
Acabando a IMB começa a parte mais teórica, onde se começam a dar mais "abébias" ao pessoal dependendo do comandante de pelotão e de como cada um se porta. Começam por ter uma dispensa de recolher, ou seja, podem sair depois das aulas (estas decorrem normalmente entre as 8.30 e as 17/18) até à uma da manhã. Com o passar do tempo começam a haver mais dispensas de recolher dependendo das notas, comportamento, e todas as outras variáveis que já mencionei. Falaram que haveria também dispensa de pernoita, onde os militares poderiam dormir fora do quartel, mas tal não aconteceu meu alistamento.
O curso é composto pela IMB, 1ª parte e 2ª parte, ficando os alistados e respectivos instrutores durante um fim de semana no quartel em cada uma das fases.
Qualquer dúvida é só dizer...