Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 659091 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1440 em: Janeiro 05, 2013, 07:33:23 pm »
Citação de: "HSMW"
Concorre logo a qualquer uma das Academias! É que os Oficiais RC são para cortar tendo em vista a redução de efectivos.

Concorre é a todas  :mrgreen: .

*

jotenko

• 4
  • +0/-0
« Responder #1441 em: Janeiro 06, 2013, 06:47:28 pm »
Fico muito triste de saber que há tanto e tanto pessoal licenciado que concorre para a F.A. simplesmente porque não arranja mais nada, e de certa forma, tira a motivação a quem, em muitos casos, vai sair de algo estável e melhor renumerado com a nobre vontade de servir o país.

No fundo, essa vontade e nobreza não vão valer de nada, porque se houver um gajo que tenha mais um ponto na média ou salte o muro mais alto, vai ficar em vantagem, quando no fundo possivelmente nem faz questão nenhuma em especial em estar na F.A.

Absurdo!!!!  :shock:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1442 em: Janeiro 06, 2013, 07:49:38 pm »
Citação de: "jotenko"
No fundo, essa vontade e nobreza não vão valer de nada, porque se houver um gajo que tenha mais um ponto na média ou salte o muro mais alto, vai ficar em vantagem, quando no fundo possivelmente nem faz questão nenhuma em especial em estar na F.A.

Absurdo!!!!  :shock:

Como é que as FA deviam avaliar a vontade?

*

jotenko

• 4
  • +0/-0
« Responder #1443 em: Janeiro 06, 2013, 07:51:08 pm »
Citação de: "Lightning"

Absurdo!!!!  :-)

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
« Responder #1444 em: Janeiro 07, 2013, 05:19:23 pm »
Concorre logo a qualquer uma das Academias! É que os Oficiais RC são para cortar tendo em vista a redução de efectivos.

Não posso, porque já terminei a minha licenciatura...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1445 em: Janeiro 07, 2013, 05:30:17 pm »
Citação de: "TOMSK"

Na Força Aérea há a possibilidade dos oficiais RC (ou sargentos, ou praças) ingressarem no quadro de oficiais QP, existe um concurso interno (isto é, para militares), que era o antigo Bacharelato, mas com aquela coisa do Bolonha passou a licenciatura, mas as vagas nunca são muitas, em simultâneo existe um ETM (estágio de um ano) para os militares RC que já forem licenciados e assim não precisem de repetir a licenciatura, o ETM também possui vagas próprias (também poucas). As especialidades, quer da licenciatura, quer do estágio são as mesmas dos oficiais RC.

Por isso a possibilidade existe :G-beer2: .

*

jotenko

• 4
  • +0/-0
« Responder #1446 em: Janeiro 07, 2013, 06:21:47 pm »

Na Força Aérea há a possibilidade dos oficiais RC (ou sargentos, ou praças) ingressarem no quadro de oficiais QP, existe um concurso interno (isto é, para militares), que era o antigo Bacharelato, mas com aquela coisa do Bolonha passou a licenciatura, mas as vagas nunca são muitas, em simultâneo existe um ETM (estágio de um ano) para os militares RC que já forem licenciados e assim não precisem de repetir a licenciatura, o ETM também possui vagas próprias (também poucas). As especialidades, quer da licenciatura, quer do estágio são as mesmas dos oficiais RC.

Pensava que para OFICIAIS só havia ETM.

Afinal existe um concurso interno também para oficiais????? Estou confuso. Pensava que esse concurso interno era o CFO, mas seria disponivel só para sargentos, que ao mesmo tempo que faziam o CFO passavam ao quadro permanente.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1447 em: Janeiro 09, 2013, 03:46:58 pm »

Afinal existe um concurso interno também para oficiais????? Estou confuso. Pensava que esse concurso interno era o CFO, mas seria disponivel só para sargentos, que ao mesmo tempo que faziam o CFO passavam ao quadro permanente.

Têm acesso ao ETM...após um mínimo de dois anos de serviço Oficiais e Praças RC detentores de licenciatura/mestrado e Sargentos do QP também detentores de licenciatura/mestrado.
Não abre todos os anos para todas as especialidades e é ministrado na AFA.
O CFO destina-se a civis detentores de licenciatura/mestrado para a categoria de oficiais em regime de contrato e é ministrado no CFMTFA.
Um abraço
Raphael

*

jotenko

• 4
  • +0/-0
« Responder #1448 em: Janeiro 09, 2013, 04:16:29 pm »
Citação de: "raphael"

Têm acesso ao ETM...após um mínimo de dois anos de serviço Oficiais e Praças RC detentores de licenciatura/mestrado e Sargentos do QP também detentores de licenciatura/mestrado.
Não abre todos os anos para todas as especialidades e é ministrado na AFA.
O CFO destina-se a civis detentores de licenciatura/mestrado para a categoria de oficiais em regime de contrato e é ministrado no CFMTFA.

Bem ... Entao o caminho para civil é:

1. CFO
2. ETM

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1449 em: Janeiro 09, 2013, 11:56:39 pm »
Na Força Aérea...
Sim...desde que possuidor de uma licenciatura/mestrado.
No ETM (e também no CFO) algumas especialidades exigem cursos especificos noutras qualquer licenciatura é aceite, além de que o número de vagas é sempre reduzido face ao número de pessoal a concorrer.
Um abraço
Raphael

*

Pardal

• 4
  • +0/-0
« Responder #1450 em: Janeiro 31, 2013, 12:27:02 pm »
Boas, resolvi recorrer a este forum pois estou a considerar concorrer este ano à academia e nada melhor do que tirar dúvidas com pessoas mais experientes do que eu.
Tenho actualmente 18 anos e terminei o secundário com média de 15. Sou desportista, velejador, e ja representei Portugal várias vezes e sempre quis levar Portugal aos jogos olímpicos mas com a crise é mesmo muito difícil. Hoje em dia estudo engenharia civil no IST mas infelizmente penso no futuro e não sei se quando me reformasse me orgulharia do que fiz na vida enquanto engenheiro. Também sou maluco por pilotagem, não sei porque mas adoro velocidade, adrenalina, etc... É por isto que eu acho que representar Portugal e denfender a pátria enquanto oficial da força aérea deve ser um previlégio!
Mas por outro lado tambem tenho algumas questões:
Tenho de ficar obrigatoriamente na FAP 12 anos após terminar o curso?
É possível ter família enquanto piloto da FAP?
Quando nos destacam para uma base, quanto tempo ficamos nessa base?
Se me pudessem descrever o quotidiano num dia da FAP agradecia.

Desde já obrigado,
Cumprimentos

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1451 em: Janeiro 31, 2013, 06:15:59 pm »
Citação de: "Pardal"
Tenho de ficar obrigatoriamente na FAP 12 anos após terminar o curso?

Se está a falar no curso de piloto-aviador a resposta é não, mas se quiser sair antes vai ter que indeminizar a Força Aérea em uns valente milhares de euros.

É possível ter família enquanto piloto da FAP?

Sim.

Quando nos destacam para uma base, quanto tempo ficamos nessa base?

O tempo que a Força Aérea precisar até ter um outro piloto que o substitua.

*

rubendinis

• 1
  • +0/-0
« Responder #1452 em: Fevereiro 07, 2013, 12:38:15 am »
Olá.

Eu tive dia da defesa nacional há dias e fiquei interessado em ingressar para a força aérea, mas tenho uma série de dúvidas acerca de como fazê-lo e das possibilidades que tenho para ingressar.

Neste momento estou a tirar engenharia informática, no instituto superior técnico, está a correr relativamente bem, mas não me está a agradar muito...

Já pesquisei os cursos existentes e a minha opção poderá recair sobre administração ou engenharia electrotécnica, sendo que o 1º suscita-me mais interesse. Agora, gostava de saber quando abrem as candidaturas e o que se faz depois de se candidatar, as provas que irei ser sujeito já sei mais ou menos, mas o que me interessava saber é a média de entrada dos ultimos anos nos cursos que referi.

Gostava de saber se teremos de prestar provas na modalidade de ginásticas, visto ser algo que não tenho jeito algum, caso seja provas de força, resistência, desportos coletivos, entre o género estou á vontade, agora ginástica nunca fui muito bom.

Por fim gostava de ter uma pequena noção acerca das regalias de tirar um curso na força aérea.

Peço desculpa, pelo texto longo e se não conseguirem esclarecer as minhas dúvidas, peço que me encaminhem para links com informação pertinente acerca do assunto.

Muito obrigado
Rúben Dinis

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
« Responder #1453 em: Fevereiro 09, 2013, 11:32:23 pm »
Talvez o melhor é esqueceres isso. Pelas últimas noticías, o Governo quer congelar a admissão de novos militares até 2015... :|

*

cao

• 1
  • +0/-0
« Responder #1454 em: Fevereiro 27, 2013, 08:01:17 pm »
Boa noite Estou a acabar o meu 12 ano num curso profissional, e gostaria quais a possibilidades de entrar ?

e ha la cursos para fazer mais do que o 12 ano?

:D