Venho por este meio dar a conheçer o que muitos Portugueses gostariam de saber o que se passa, no que diz respeito ao acesso á Academia da Força Aérea.
Já tentei várias vezes entrar para a especialidade de Pilotagem e arranjavam sempre desculpa de me eliminar. Isto não se passa só comigo, mas com muitos colegas meus.
Vários colegas foram eliminados injustamente, com o argumento que tinham problemas de saúde. Muitos foram fazer testes em clinicas privadas, onde estas os deram como aptos, pois não tinham nenhum problema. Tambem assisti a eliminaçao de colegas na ultima prova de selecçao que conseguiram superar todas as provas mesmo com dores e mostrando desta maneira que a nivel psicologico e cooperativo (parte a avaliar nesta prova, PAM) estavam aptos, enquanto outros, que se diziam com dores, nao fizeram a prova e foram dados como aptos. É muito triste assistir a estas injustiças e usando "cunhas" num serviço militar que deveria ser igual para todos e que acaba por destruir vidas daqueles que deram tudo por tudo para o conseguir.
Este ano foi a gota de água, que manchou a imagem da Força Aerea. Colegas meus foram eliminados com argumentos não suficientes, incluindo eu proprio. O que consta é que eliminaram muitos, para familiares de grandes chefias da Força Aérea entrarem. Na última prova de seleção, a que se chama Prova de Aptidão Militar, foram eliminados muitos colegas injustamente. Quando essa prova acabou, acabaram por chamar um rapaz para ocupar uma vaga que faltava, esse rapaz tinha média inferior a muitos colegas que não foram chamados. Ainda se observou nos testes fisicos uma colega que nem efectuou o tempo necessário a passar e um rapaz que saltou o muro na 4ª tentativa. E porquê? Ninguem sabe, ou são contrapartidas que a Força Aerea tem, usando um sistema ilegal? Esse rapaz acabou por entrar sem efectuar provas onde muitos foram eliminados (PAM) e passando á frente a muitos colegas de forma Ilegal. Força Aérea pertençe ao estado Português e deve tratar todos os candidatos igualmente.
Estou neste momento a estudar em Lisboa no Instituto Superior Técnico, mas sei que desta maneira nunca irei realizar o meu sonho. A Força Aérea destruiu parte da minha vida.
Eu e os meus colegas achamos por bem dar a conheçer a Portugal o que se passa neste sistema.
Não queremos que quem entrou fique prejudicado, mas seria bom dar a conheçer o que se passou!
Muito obrigado pela atenção.
Cumprimentos