Pessoal tenho umas dúvidas que já tentei perguntar várias vezes ao centro de recrutamento por e-mail e parece que andam sempre a responder a tudo menos ao que pretendo, pelo que venho aqui perguntar a ver se alguém me sabe responder...
1. Queria saber se, ao candidatar-me, posso "misturar" candidaturas entre categorias de Oficiais e Praças. Sempre quis pertencer à FA, com grande preferência para a PA que sempre correspondeu ao que quis ser (desde a mais remota idade), mas decidi tirar antes uma licenciatura cá no lado civil (mais por pressão da familia que por outra coisa). Agora que tenho licenciatura, posso-me candidatar a Oficial ou a Praça. No entanto já que as vagas parecem apertadas, também teria gosto em pertencer a Conduta e Intercepção, ou Controlo de Tráfego Aéreo ou até Comunicações. Mas a minha prioridade é sempre a PA. Agora a minha pergunta é: posso escolher nas prioridades por exemplo 1º Oficial PA, 2º Praça PA, 3º Oficial Conduta e Intercepção, 4º Oficial Comunicações, 5º Oficial Controlo Tráfego Aéreo?
2. Já reparei que nas especialidades de Conduta e Intercepção e Controlo de Tráfego Aéreo as provas médicas têm uma duração bem maior que as outras especialidades, sendo equivalente às prestadas pelos Pilotos e Navegadores. Queria saber porquê e quais os testes específicos? É que já ouvi até falar por parte de candidatos a pilotos de "espetar agulhas nos olhos" (teste médico à visão). Isso até mete medo, mas pronto, é mais curiosidade que outra coisa, quem quer sujeita-se.
3. Para finalizar, após a minha candidatura, se por acaso decidir anular uma especialidade ou outra por algum motivo, posso fazê-lo, ou uma vez a candidatura àquele posto feita não há volta a dar? Creio que não irá acontecer, mas mais vale esclarecer as coisas logo do que depois apanhar surpresas. Ou quem sabe alterar a ordem de preferência?
4. No que toca a concurso para Sargento, existe algum benefício para quem tem grau licenciatura ou é irrelevante, contando apenas o 12º ano?
Desde já agradecia qualquer ajuda que possam dar.
Quanto a criticarem os testes psicotécnicos... muita gente esquece que está a candidatar-se a ser militar e que ser militar não é coisa pouca e não devia ser para qualquer um (se bem que infelizmente há certos casos que parece que metem qualquer um...), e parece-me normal sujeitar candidatos a testes exaustivos. Gostava de ver uma pessoa sujeita a stress que dá em doido ou começa a tomar decisões erradas só porque tem que saber gerir o tempo e manter a calma. Militar é alguém que um dia pode estar sujeito a enfiar-se numa guerra, nunca se esqueçam disso em que decisões rápidas, capacidade de raciocínio e rapidez de acção de modo correcto significa a linha entre a vida e a morte. Queixam-se de 8 horas de stress de testes? Só podem estar a gozar. Gostava de vê-los 8 horas debaixo de fogo e bombardeamentos.
Hoje em dia parece que ser ou vir a ser militar não tem significado, parece que DEVE ser coisa qualquer como um trabalhito na função pública a arrumar papelada, meter a conversa em dia e que nunca sofre nem sofrerá perigo nenhum. Hoje em dia muita gente pensa "Eu cá quero ir para as Forças Armadas não encontro emprego em mais lado nenhum... aquilo até é porreiro, tem farda gira e bom vencimento", mas esquecem-se do essencial...