Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 642673 Visualizações
*

lupe999

• 17
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #465 em: Outubro 09, 2009, 02:41:53 pm »
Há tempo para descansar uns minutos, mas também não fiques muito tempo parado entre as provas... é pior lol

Concentra-te em dar o teu melhor e boa sorte...

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
« Responder #466 em: Outubro 17, 2009, 10:42:42 am »
Olá pessoal!
Estava tao preocupado com a corrida de 80 metros e nem cheguei às provas físicas.
Fui esta semana ao Lumiar e fiquei pendente nas provas médicas... Vou ter que repetir umas análises daqui a 2 semanas :(
Já não estou com esperanças nenhumas de incorporar agora em Novembro....
Mas obrigado a todos pela força

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
« Responder #467 em: Outubro 19, 2009, 10:06:29 pm »
Citação de: "miguelportuga"
Boa tarde,
Eu em Novembro entro para Praça no curso P.A. da Força aérea, mas o meu objectivo é entrar para academia da força aérea no curso de PILAV. já tenho 22anos e não posso entrar para academia sendo civil, só sendo militar. A minha pergunta é, se no próximo ano posso fazer os testes para entrar na academia ou na escola de sargentos? e se tenho q acabar o curso de P.A primeiro.

Agradecia uma resposta.

*

m1xp3arl

• 1
  • +0/-0
« Responder #468 em: Outubro 27, 2009, 03:08:26 pm »
Citação de: "fcp-girl"
Caros Jovens Portugueses,

Não se deixem iludir com a FAP. O recrutamento segue trâmites muito particulares e aplicação de testes sem qualquer base científica para a especialidade a que se concorre. Aplicam testes psicotécnicos sem pés, nem cabeça, através de um sistema de testes exaustivo em que o concorrente está 8 horas em prova, testando tudo menos a sua capacidade para a prática da área a que se candidata.
Os testes são todos alicerçados numa lógica matemática... Por isso não me admira se qualquer dia todos os quadros da FAP forem compostos por indivíduos de Matemática Aplicada... Até mesmo os médicos e enfermeiros.

...Não se perimitam criar sonhos, as asas quebram com facilidade... E a queda é complicada...

Saudações e Boa Sorte a quem irá concorrer!

Cheguei hoje após reprovar nos psicotécnicos.

Não diria melhor «fcp-girl».

*

lupe999

• 17
  • +0/-0
« Responder #469 em: Outubro 29, 2009, 12:22:13 am »
Peço desculpa mas não concordo...

São testes para ver ( e "medir") a tua capacidade de raciocínio, raciocínio esse necessário para desempenhar qualquer actividade... sim não são fáceis os testes, mas também não são impossíveis...

off topic:
.. E a queda é complicada...
eu que o diga, na primeira vez que fiz a vala lol.......

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #470 em: Outubro 31, 2009, 04:45:04 am »
Pessoal tenho umas dúvidas que já tentei perguntar várias vezes ao centro de recrutamento por e-mail e parece que andam sempre a responder a tudo menos ao que pretendo, pelo que venho aqui perguntar a ver se alguém me sabe responder...

1. Queria saber se, ao candidatar-me, posso "misturar" candidaturas entre categorias de Oficiais e Praças. Sempre quis pertencer à FA, com grande preferência para a PA que sempre correspondeu ao que quis ser (desde a mais remota idade), mas decidi tirar antes uma licenciatura cá no lado civil (mais por pressão da familia que por outra coisa). Agora que tenho licenciatura, posso-me candidatar a Oficial ou a Praça. No entanto já que as vagas parecem apertadas, também teria gosto em pertencer a Conduta e Intercepção, ou Controlo de Tráfego Aéreo ou até Comunicações. Mas a minha prioridade é sempre a PA. Agora a minha pergunta é: posso escolher nas prioridades por exemplo 1º Oficial PA, 2º Praça PA, 3º Oficial Conduta e Intercepção, 4º Oficial Comunicações, 5º Oficial Controlo Tráfego Aéreo?

2. Já reparei que nas especialidades de Conduta e Intercepção e Controlo de Tráfego Aéreo as provas médicas têm uma duração bem maior que as outras especialidades, sendo equivalente às prestadas pelos Pilotos e Navegadores. Queria saber porquê e quais os testes específicos? É que já ouvi até falar por parte de candidatos a pilotos de "espetar agulhas nos olhos" (teste médico à visão). Isso até mete medo, mas pronto, é mais curiosidade que outra coisa, quem quer sujeita-se.

3. Para finalizar, após a minha candidatura, se por acaso decidir anular uma especialidade ou outra por algum motivo, posso fazê-lo, ou uma vez a candidatura àquele posto feita não há volta a dar? Creio que não irá acontecer, mas mais vale esclarecer as coisas logo do que depois apanhar surpresas. Ou quem sabe alterar a ordem de preferência?

4. No que toca a concurso para Sargento, existe algum benefício para quem tem grau licenciatura ou é irrelevante, contando apenas o 12º ano?

Desde já agradecia qualquer ajuda que possam dar.

Quanto a criticarem os testes psicotécnicos... muita gente esquece que está a candidatar-se a ser militar e que ser militar não é coisa pouca e não devia ser para qualquer um (se bem que infelizmente há certos casos que parece que metem qualquer um...), e parece-me normal sujeitar candidatos a testes exaustivos. Gostava de ver uma pessoa sujeita a stress que dá em doido ou começa a tomar decisões erradas só porque tem que saber gerir o tempo e manter a calma. Militar é alguém que um dia pode estar sujeito a enfiar-se numa guerra, nunca se esqueçam disso em que decisões rápidas, capacidade de raciocínio e rapidez de acção de modo correcto significa a linha entre a vida e a morte. Queixam-se de 8 horas de stress de testes? Só podem estar a gozar. Gostava de vê-los 8 horas debaixo de fogo e bombardeamentos.
Hoje em dia parece que ser ou vir a ser militar não tem significado, parece que DEVE ser coisa qualquer como um trabalhito na função pública a arrumar papelada, meter a conversa em dia e que nunca sofre nem sofrerá perigo nenhum. Hoje em dia muita gente pensa "Eu cá quero ir para as Forças Armadas não encontro emprego em mais lado nenhum... aquilo até é porreiro, tem farda gira e bom vencimento", mas esquecem-se do essencial...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #471 em: Outubro 31, 2009, 11:29:21 am »
Citação de: "Malina"
4. No que toca a concurso para Sargento, existe algum benefício para quem tem grau licenciatura ou é irrelevante, contando apenas o 12º ano?

Tenho quase a certeza que é indiferente possuir licenciatura, mas existe uma condição importante, é que só os praças é que podem concorrer a sargento.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #472 em: Outubro 31, 2009, 06:59:13 pm »
Sim isso já sabia, era só no caso de entrar como praça. Se entrar como Oficial e quiser ir para os QP tento entrar na academia.
Se alguém puder ajudar nas outras questões agradecia.

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
« Responder #473 em: Outubro 31, 2009, 11:36:51 pm »
Citação de: "Malina"
Sim isso já sabia, era só no caso de entrar como praça. Se entrar como Oficial e quiser ir para os QP tento entrar na academia.
Se alguém puder ajudar nas outras questões agradecia.

Não tens que entrar na academia para ir para o QP, se tiveres o 12º ano, podes candidatar-te internamente(após 2 anos completos de RC acho eu) ao CLTMA que é feito na academia e dura 3 anos. No entanto, isso tem andado uma palhaçada, tem aberto entre 1 e 2 vagas para cada especialidade, excepto as que envolvem controlo aéreo e afins. Se já tiveres licenciatura podes também candidatar-te aos QP através do ETM(estágio técnico-militar) externamente.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #474 em: Novembro 01, 2009, 04:43:38 am »
Isso do estágio técnico-militar pelo que percebi só dá para licenciaturas tipo Direito e afins. No meu caso tenho turismo, só se aproveitaria se eventualmente precisassem de Marketing (não sei se na Força Aérea precisam, mas com o meu curso tenho habilitação para Técnico de Marketing). Mas é muito específico, certo?

Isso de poder candidatar-me internamente ao QP sei que é possível, mas tal como tu dizes, e pelo que me disseram várias outras pessoas é tudo uma palhaçada, tanto pelas vagas como até em termos de selecção. Daí a minha ideia de entrar na Academia caso queira ficar e não conseguir por essa via. Infelizmente não é prática comum aqui em Portugal manter-se quem tem experiência mesmo que seja um bom militar... Deviam querer agarrar mesmo aqueles que são bons... digo eu, eu não estou dentro do assunto, apenas falo do que ouço falar por parte de pessoas que estiveram ou estão lá.

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
« Responder #475 em: Novembro 01, 2009, 03:55:44 pm »
Olha, eu conheço o director da DGPRM, e só te digo que tem havido barraca atrás de barraca, para ja porque há falta de pessoal e gastam muito mais dinheiro com os dias da defesa nacional do que gastavam com os SEN, depois porque tem havido um decréscimo de voluntários e aumento de reporvados, para além disso mandam embora os RC demasiado cedo, eu pessoalmente só ao fim de 5 anos é que consegui adaptar-me totalmente e perceber como funciona tudo nos 3 ramos, ou seja não precisava de mais ajuda nenhuma para esclarecimentos mesmo a nível de visitas da NATO, e ainda tive que receber entidades porque o tenente que ia comigo e o sargento(que supostamente estavam a coordenar os transportes)não sabiam falar inglês :roll: . O que quero dizer com isto é que cá perdem muito dinheiro por fazerem o RC por apenas 6 anos, mais valia ser ilimitado e dar a opção de escolha, porque nem sempre há vagas suficientes nos QP, e para além disso, já há demasiados oficiais, então generais nem se fala, e eu sinceramente não estou nada a ver os sargentos "limparem as paradas". No final disto tudo, INFELIZMENTE tens razão quando dizes que não é prática em Portugal manter-se os bons militares(neste caso, que dêem boa imagem das forças armadas portuguesas com sentido de missão)com experiência, porque assim está ditado pelo MDN. Eu saí com 6 referencias(louvores e citaçoes elogiosas),1 medalha e 0 repressões...para quê??????Cá fora não me serve de NADA!!!!!Só tenho a dizer P***que os p****, a nação não merece certos esforços, à 1ª oportunidade saio deste país porque sinto que o meu esforço foi em vão...

*

lupe999

• 17
  • +0/-0
« Responder #476 em: Novembro 01, 2009, 05:46:11 pm »
Podem explicar sff, o que é o CLTMA??

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #477 em: Novembro 01, 2009, 05:51:14 pm »
Curso de Licenciatura em Tecnologias Militares Aeronáuticas

3 — As áreas de formação em que a Academia da Força Aérea confere o grau de licenciado do ensino superior público
politécnico militar, ao abrigo do n.º 1 do artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 37/2008, de 5 de Março, são as seguintes:
a) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Navegador;
b) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Circulação Aérea e Radar de Tráfego;
c) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Detecção e Conduta de Intercepção;
d) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Comunicações e Criptografia;
e) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Meteorologia;
f) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Electrotécnico;
g) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Aéreo;
h) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Armamento e Equipamento;
i) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Terrestre;
j) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Informática;
l) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Pessoal e Apoio Administrativo;
m) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Abastecimento;
n) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Polícia Aérea.

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
« Responder #478 em: Novembro 02, 2009, 10:33:05 am »
Bom dia!
Alguém já recebeu carta ou telefonema para ingressar na incorporação de 16 de novembro??
Alguém sabe alguma coisa???

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #479 em: Novembro 02, 2009, 04:38:31 pm »
BLZ_xFAP

Compreendo-te e nem sequer és o primeiro que diz isso... mas se tiveste assim tanta medalha e tão bom rendimento, porque não te meteram nos QP (se te candidataste a isso claro)? Devias ter bastante mais louvores do que outros candidatos, julgo eu? Ainda por mais se precisam?

Há coisas que não compreendo.

Eu cá tenho dupla nacionalidade, portuguesa e francesa. Mas não sinto por França o mesmo sentimento que tenho por Portugal, acho que não iria ser a mesma coisa... mas que lá iria ter muitas mais regalias e condições que cá, não tenho dúvida nenhuma. Não só a nível de salário como por essa questão de poder renovar o contrato e manterem lá quem merece.
Já ponderei nisso, mas é o tal sentimento que digo... gosto muito de França mas não me sinto patriota por ela como me sinto por Portugal...

Como aposto que por razões óbvias ninguém pode ser militar num país e depois militar noutro país, tenho que escolher um deles.