Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 642872 Visualizações
*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #405 em: Agosto 13, 2009, 07:47:41 pm »
Sei que uma das especialidades que mais vagas e saída dentro da Força Aérea são os MARME. Dado ser uma área que me interessa bastante, deve ser a 1º onde vou concorrer.

No entanto também estou interessado em OPCOM, como é a nível de vagas dentro da FA? Existe tanta necessidade de pessoal como de MARME?

Podem-me dar umas luzes das especialidades mais pedidas?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #406 em: Agosto 14, 2009, 01:07:49 am »
Citação de: "allskin"
Podem-me dar umas luzes das especialidades mais pedidas?

PA é das mais pedidas...

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #407 em: Agosto 14, 2009, 02:47:13 am »
humm acho que o que o allskin quer será talvez o melhor compromisso entre as que são mais pedidas, mas que digamos dêem uma melhor saída profissional... e que por outro lado seja favorável para eventual acesso ao QP... e PA...é sem comentários mesmo!!!
Um abraço
Raphael

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #408 em: Agosto 14, 2009, 11:16:43 am »
Citação de: "raphael"
e que por outro lado seja favorável para eventual acesso ao QP... e PA...é sem comentários mesmo!!!

Sim eu estava a ser um bocado mauzinho, mas eu ia completar o meu post anterior, porque as especialidades mais pedidas para praças não é obrigatório que o mesmo aconteça para sargento.

Eu pessoalmente aconselho sempre a escolher especialdades da área de operações ou de manutenção de tiverem ideia de concorrer ao QP, e especialidades da áres de apoio (SAS, abastecimento, SS, SHS... PA não :roll: ) se só quiserem fazer uns anos enquanto estudam ou algo assim.

*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #409 em: Agosto 14, 2009, 02:57:41 pm »
Boas,

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Realmente a minha ideia é tirar a especialização e assim que possivel concorrer aos QP (via Curso de Sargentos).

No entanto e como nunca se sabe o que é o dia de amanhã, tenho consciência que MARME é muito pouco viável cá fora, e por isso, apesar de ser a área que mais me interessa, mete-me um pouco reticente.

E por isso, dado que gosto bastante de tudo o que é relacionado com telecomunicações, olhei com interessa para os OPCOM mas não tenho qualquer informação de como é a nível de vagas (atenção, quando me refiro a vagas refiro-me a vagas para QP e bases enquanto se está no regime de RC).

Sei que os MARME são bastante solicitados, no entanto não tenho conhecimento de como são as outras especialidades.

Confesso que Saude, Abastecimentos, etc não é onde me desperta mais o interesse, estava mais interessado em áreas mais práticas, mas fico já com esse apontamento ;)

Cumps

*

s0lb3rg

• 22
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #410 em: Agosto 16, 2009, 11:24:08 pm »
Com saida lá fora, e com relativa facilidade pa entrar nos quadros:OPRDET,OPCART,OPMET, talvez sejam das mais dificeis,mas com certeza que são as melhores,para aquilo que pretendes.

*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #411 em: Agosto 17, 2009, 07:00:26 pm »
Citação de: "s0lb3rg"
Com saida lá fora, e com relativa facilidade pa entrar nos quadros:OPRDET,OPCART,OPMET, talvez sejam das mais dificeis,mas com certeza que são as melhores,para aquilo que pretendes.

E a nível das especialidades de manutenção?

Obrigado

*

AF16

• 4
  • +0/-0
Cursos
« Responder #412 em: Agosto 21, 2009, 10:04:44 am »
Bom dia esta a a pensar em ingressar no curso de Engenharia Aeronáutica, mas gostava de posteriormente tirar o curso de piloto e seguir a via a pilotagem, isto é possivel?

*

AF16

• 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #413 em: Agosto 21, 2009, 03:21:08 pm »
Gostava tambem de saber se posso tirar engenharia aeronautica mesmo sem fazer o exame a fisica e quimica, porque na area em que fiz o 12º não tive essas duas disiciplinas, se não puder como tenho que proceder?

*

flavio

• 117
  • +0/-0
Re: Cursos
« Responder #414 em: Agosto 21, 2009, 03:36:58 pm »
Citação de: "AF16"
Bom dia esta a a pensar em ingressar no curso de Engenharia Aeronáutica, mas gostava de posteriormente tirar o curso de piloto e seguir a via a pilotagem, isto é possivel?

Está a pensar em entrar na academia da força aérea, tirar um mestrado e de seguida tirar outro?

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #415 em: Agosto 21, 2009, 03:50:03 pm »
Se for isso, conhece aquela musica do Tony Carreira: "Sonhador, sonhador mas ao menos a sonhar".  :lol:

Não leve mal. Não acredito que possa nem que consiga; aliás vocês não satisfaz as condições para Engenharia Aeronáutica:

1. Candidatos civis:

a) Ter nacionalidade portuguesa originária ou adquirida nos termos da lei;

b) Ser solteiro (a);

c) Ter altura compreendida entre os seguintes limites: Candidatos do sexo Feminino: 1,60m - 1,90m; Candidatos do sexo Masculino: 1,64m - 1,90m;

d) Ter menos de 22 anos de idade em 31 de Dezembro do ano de concurso;

e) Estar autorizado a concorrer, pelos pais ou por quem exerça o poder paternal, no caso de o candidato ser menor de idade;

f) Não ter antecedentes criminais;

g) Estar em situação militar regular, quando aplicável;

h) Satisfazer as condições de admissão aos concursos de acesso ao ensino superior;

i) Não é aplicável o disposto no artigo 20.º-A do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 90/2008, de 30 de Maio, na presente candidatura;

j) Não ter sido eliminado da frequência de curso ou estágio para ingresso nos QP das Forças Armadas;

k) Não ter sido eliminado em qualquer curso de pilotagem da Força Aérea (só aplicável ao concurso para PILAV);

l) Não ter sido eliminado em concurso à AFA no ano imediatamente anterior no estágio de selecção de voo (só aplicável ao concurso para PILAV);

m) Ter realizado em 2007 e ou 2008 e ou 2009, os exames das provas de ingresso ao ensino superior, exigidas para cada curso, e obter a nota mínima que é indicada entre parênteses para cada uma delas:

- Piloto Aviador (PILAV) — (16) Matemática (95 pontos);
- Engenharias (ENGAER, ENGEL) — (07) Física e Química (F) (95 pontos) e (16) Matemática (95 pontos);
- Administração Aeronáutica (ADMAER) — (16) Matemática (95 pontos) e (04) Economia (95 pontos), ou só (16) Matemática (95 pontos);
- Medicina (MED) — (02) Biologia e Geologia (B) e (07) Física e Química (F) e (07) Física e Química (Q) e (16) Matemática (sendo as notas definidas para vigorar no ano 2009/2010 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa);

n) É possiblitado aos candidatos que efectuaram provas no(s) ano(s) anterior(es)  a repetição de exames nacionais do ensino secundário, com vista à sua utilização como provas de ingresso, sendo utilizada a melhor das classificações obtidas para efeitos de acesso ao ensino superior e de acordo com as regras de acesso ao mesmo;

o) Regimes especiais, regimes de mudança de curso, transferência e reingresso bem como, concursos especiais no âmbito do ensino superior não são aplicáveis a estabelecimentos de ensino superior militar.

Cumprimentos!
Flávio Trindade

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #416 em: Agosto 21, 2009, 05:32:24 pm »
Citação de: "flavio"
Não leve mal. Não acredito que possa nem que consiga; aliás vocês não satisfaz as condições para Engenharia Aeronáutica:

d) Ter menos de 22 anos de idade em 31 de Dezembro do ano de concurso;

Nem idade, é que ter menos de 22, quer dizer ter 21, e para acabar o primeiro curso com 21 teria que entrar na AFA com 16 anos o que acho que não seja possivel...

Além de que a Força Aérea não é a santa casa da midericordia para "oferecer" licenciaturas umas atrás das outras, quando você acabar o primeiro curso vai é trabalhar para a Força Aérea, que é para a Força Aérea ter o retorno do investimento feito em si todos aqueles anos em que esteve a estudar.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #417 em: Agosto 21, 2009, 05:34:40 pm »
se não puder como tenho que proceder?

Tem que ir a uma escola secundária e inscrever-se nos exames nacionais que lhe interessam.

*

AF16

• 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #418 em: Agosto 21, 2009, 06:04:23 pm »
Obrigado pelas respostas e pela referência ao tony  :D

mas é impossivel eu passar aos exames tendo em conta que nunca tive essas disiciplinas desde o 9º ano, vou ter que ir para um centro de estudo certo?

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #419 em: Agosto 21, 2009, 06:47:38 pm »
Obrigado pelas respostas e pela referência ao tony  :lol:
é na boa! Foquei-me nas tuas perguntas e estava-me a esquecer do factor idade como o Lightning referiu.
Pois.Acredito que não vá ser pêra doce, só mesmo como explicação intensiva  e muita força de vontade.
Disse que não teve física e química. E quanto a matemática? Sempre pode optar por Administração Aeronáutica ou Piloto Aviador.
Cumprimentos