Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 642672 Visualizações
*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #360 em: Maio 21, 2009, 11:07:39 am »
Caro PereiraMarques,
tenho algumas dúvidas quanto aos concursos que abriram para ETM:
1º Só abrem vagas para Psicólogos ou para outra especialidade também?
2º Um civil tem alguma hipótese de conseguir entrar, dado que este concurso também é destinado a candidatos militares?

Obrigado desde já pela ajuda

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
(sem assunto)
« Responder #361 em: Maio 21, 2009, 10:40:53 pm »
Citação de: "bdragon"
1º Só abrem vagas para Psicólogos ou para outra especialidade também?

Isto é um regulamento, não é um aviso de abertura de concurso, não são aqui referidas especialidades em concreto(1). As referências a "psicologia" dizem respeito aos testes psicológicos e psicotécnicos a serem aplicados aos candidatos, não a nenhuma especialidade.

(1) Por questões de diferentes limites de idade, há uma breve referência a Medicina.

2º Um civil tem alguma hipótese de conseguir entrar, dado que este concurso também é destinado a candidatos militares?

O Ponto do Artigo 4.º fala precisamente das condições de admissão para os candidatos civis (onde me parece que se incluem os candidatos civis que nunca foram militares, assim como os candidatos civis "ex-"militares).

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #362 em: Maio 22, 2009, 10:22:07 am »
Obrigado pelo esclarecimento... e desculpa a insistência mas aqui vai mais algumas dúvidas/desabafos.
Tendo eu uma licenciatura em matemática posso concorrer ao ETM? Se não é referido as especialidades a concurso como é que eu sei se tenho a licenciatura adequada para o concurso?
Na minha mensagem anterior referi o concurso para psicólogos porque o aviso de abertura que está na página da FAP, fala em duas vagas para psicólogos....

Obrigado pela ajuda

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • +5277/-242
(sem assunto)
« Responder #363 em: Maio 22, 2009, 10:21:56 pm »
Com certeza absoluta só irá saber quando for publicado o aviso de abertura do concurso.

De qualquer forma a página do recrutamento da FAP já dá algumas "indicações prévias" "interessantes".

:arrow: http://www.emfa.pt/www/po/crfa/concursosVagas.php

O ETM, este ano, em princípio, apenas abrirá para: Médicos, Psicólogos e Juristas.

De qualquer maneira convém pensar para que especialidades, quer seja nos QP, quer em RC, pode servir a Licenciatura em Matemática, assim à primeira vista a mais óbvia é a da Navegador.

Depois há várias especialidades, que pedem Licenciaturas que têm uma forte componente em Matemática, mas podemos dizer que é uma Matemática "aplicada", normalmente engenharias. Nestes casos, o que pode acontecer é a Licenciatura em Matemática poder ser aceite, mas como 2.ª ou 3.ª prioridade. É uma questão de ver cada especialidade...

Depois há ainda a especialidade de Piloto, que não pede nenhuma Licenciatura específica, mas em que passar e atingir os requisitos mínimos no conjunto dos testes médicos, psicotécnicos e psicológicos é (quase) tão dificil como acertar no Euromilhões...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #364 em: Maio 22, 2009, 11:40:01 pm »
O ETM é para especialidades que não se tiram na Força Aérea, isto é, os médicos, juristas e psicólogos são formados nas universidades civis e depois concorrem para serem médicos, juristas e psicólogos na Força Aérea, visto que o ETM é menos de um ano, essas pessoas só vão ter instrução de caracter militar pois do caracter profissional já aprenderam nas universidades.

Penso que para PILAV não existe ETM, a unica hipotese é 5 anos na Academia e pronto.

Para o curso de oficial navegador QP que dura 3 anos, até à pouco (na altura do bacharel) apenas os oficiais navegador RC podiam concorrer, desconheço de existe ETM.
« Última modificação: Maio 25, 2009, 06:40:49 pm por Lightning »

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • +5277/-242
(sem assunto)
« Responder #365 em: Maio 22, 2009, 11:48:18 pm »
"baxarel"

É para ver se o "voador" está atento?

Quando falei em Pilotos, falava, obviamente, na especialidade PIL do RC e não na especialidade PILAV dos QP.

Abraços
BPM

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #366 em: Maio 22, 2009, 11:52:03 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
"baxarel"

É para ver se o "voador" está atento?

Escrevi mal? É que ouvi várias vezes esse palavra...

Quando falei em Pilotos, falava, obviamente, na especialidade PIL do RC e não na especialidade PILAV dos QP.

Boa questão, efectivamente existe na Força Aérea oficiais PIL do QP, mas já são velhotes, os novos sai tudo (estes nem tem que pagar :lol: ), além de nunca ter lido nem ouvido falar em abertura de curso de QP para os PIL.

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #367 em: Maio 25, 2009, 11:25:04 am »
Obrigado a todos pelo esclarecimento. Sendo assim a única hipótese que tenho de entrar na FAP será através de CFO/RC. Já agora gostaria de colocar mais uma questão: estive a ver as vagas abertas para a próxima incorporação (Outubro) e julgo que a unica especialidade a que me posso candidatar é a de Operações. Alguém me sabe esclarecer o que se faz nesta especialidade? Há alguma hipótese de posteriormente entrar para o QP?

desde já muito obrigado

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • +5277/-242
(sem assunto)
« Responder #368 em: Junho 02, 2009, 08:52:28 am »
FORÇA AÉREA
Academia da Força Aérea
Aviso n.º 10319/2009
2.º concurso para candidatura aos estágios técnico -militares
do ensino politécnico — 2009-2010

:arrow: http://dre.pt/pdf2sdip/2009/06/105000000/2185521860.pdf

*

Gabriel83

• 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #369 em: Junho 08, 2009, 09:37:52 pm »
Obrigado a todos pelo esclarecimento. Sendo assim a única hipótese que tenho de entrar na FAP será através de CFO/RC. Já agora gostaria de colocar mais uma questão: estive a ver as vagas abertas para a próxima incorporação (Outubro) e julgo que a unica especialidade a que me posso candidatar é a de Operações. Alguém me sabe esclarecer o que se faz nesta especialidade? Há alguma hipótese de posteriormente entrar para o QP?

desde já muito obrigado

As tuas duvidas são as minhas! Isto é tens receio de dares e servires a bandeira durante o tempo de RC e no final não teres segurança para continuar. Eu tirei licenciatura de Eng. Quimica pelo processo de bolonha. isto é equivale ao antigo Bacharel, julgo que não me posso candidatar a ETM para seguir pos quadros e nem tenho mestrado nas áreas pedidas.

*

Silent_Storm

• 143
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #370 em: Junho 09, 2009, 12:59:55 pm »
Desculpem lá mas o pessoal anda só a procura de tacho...
Eu quando concorri à FAP no ano de 2000, fui para lá como soldado-recruta, sem saber se algum dia iria ficar nos quadros ou não. Fui apenas porque era um sonho e mais um dos muitos objectivos que tenho na vida. Servir a Pátria e poder pertencer a essa nobre Instituição, era um desses objectivos.
Estive lá sete anos, passei por excelentes momentos, outros menos bons, fiz grandes amizades, tornei-me num militar e num melhor homem lá.
Quis o destino que eu traçasse novo objectivo na vida e fosse servir a Nação de outra maneira, razão pela qual não fiquei nos QP da FAP.
Fico triste ao ler estas páginas, pois só oiço doutores e engenheiros à procura de tacho, à procura de um sítio onde se encostarem, quando de certeza que há uns anos atrás, fizeram de tudo para fugir à tropa.
"Esta é a ditosa Pátria minha amada"

*

Gabriel83

• 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #371 em: Junho 09, 2009, 02:03:58 pm »
Citação de: "Silent_Storm"
Desculpem lá mas o pessoal anda só a procura de tacho...
Eu quando concorri à FAP no ano de 2000, fui para lá como soldado-recruta, sem saber se algum dia iria ficar nos quadros ou não. Fui apenas porque era um sonho e mais um dos muitos objectivos que tenho na vida. Servir a Pátria e poder pertencer a essa nobre Instituição, era um desses objectivos.
Estive lá sete anos, passei por excelentes momentos, outros menos bons, fiz grandes amizades, tornei-me num militar e num melhor homem lá.
Quis o destino que eu traçasse novo objectivo na vida e fosse servir a Nação de outra maneira, razão pela qual não fiquei nos QP da FAP.
Fico triste ao ler estas páginas, pois só oiço doutores e engenheiros à procura de tacho, à procura de um sítio onde se encostarem, quando de certeza que há uns anos atrás, fizeram de tudo para fugir à tropa.

Não é encostarem a um posto é ficar no posto e continuar no posto.

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #372 em: Junho 09, 2009, 03:49:55 pm »
Desculpe Silent_Storm mas está enganado, pelo menos no meu caso.
A vida militar foi sempre um sonho para mim. Infelizmente, quando acabei o 12º ano nao tive oportunidade de concorrer à academia por motivos de ordem pessoal e familiar. Agora que tenho oportunidade de concretizar o meu sonho naturalmente que gostaria de ficar por lá o resto da minha vida (ao contrário de muita gente que foge quanto pode à vida militar, para mim é a vida que sinto que me realizará enquanto pessoa). Muita gente não entende, mas para mim sinto que a vida militar está no meu sangue... pode ser que um dia chegue à conclusão que estou enganado mas para já é a única coisa em que me vejo ser realmente realizado enquanto pessoa.

*

pisco93

• 1
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #373 em: Junho 17, 2009, 12:27:31 am »
ola pessoal....este fórum está espetacular, passei os olhos em todas as 25 páginas, mas nao tocaram no assunto,no qual tenho uma duvida!!!
eu tenho o sonho de vir a ser pilav,mas tenho asma alérgica e como tal gostaria de saber se nas provas de ingresso serei chumbado por ter esta doença?
se alguem souber que responda sffv, é que nao achei resposta a esta questão em lado nenhum

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #374 em: Junho 17, 2009, 02:08:34 am »
Citação de: "pisco93"
ola pessoal....este fórum está espetacular, passei os olhos em todas as 25 páginas, mas nao tocaram no assunto,no qual tenho uma duvida!!!
eu tenho o sonho de vir a ser pilav,mas tenho asma alérgica e como tal gostaria de saber se nas provas de ingresso serei chumbado por ter esta doença?
se alguem souber que responda sffv, é que nao achei resposta a esta questão em lado nenhum

olha eu não sou tido nem achado no assunto, mas pensa assim, estás num avião digamos tipo c-295 carregado de páraquedistas, prestes a aterrar, o teu co-piloto enfim não te pode apoiar, e tu enfim, por qualquer razão tens um ataque de asma...resultado prático??? Ou seja, se temos pessoal a chumbar c desvios milimétricos na coluna que nem no TAC aparecem... será que nas provas médicas esse teu problema não vai ser factor eliminatório?? eu penso que sim...mas eu não sou nem médico nem piloto...por isso alguém de direito que se pronuncie...
Um abraço
Raphael