Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1333014 Visualizações
*

smtd26

• 2
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #4590 em: Outubro 29, 2013, 01:58:14 pm »
Citação de: "rguerreiro"
Boa noite, eu fui convocado para o curso de sargentos que vai começar no dia 18 de novembro e sendo esta uma experiencia nova para mim gostaria de pedir alguns conselhos sobre o que levar no meu 1º dia e também o que esperar do curso.
Cumprimentos.

Foste as PCS em que dia?

Cumps

Eu já tinha ido em Janeiro para o curso de Abril mas como foi cancelado eles chamaram-me para o de agora em Novembro.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #4591 em: Outubro 29, 2013, 04:01:25 pm »
Requisitos gerais
(1) Ser Sargento ou Praça de qualquer Ramo das Forças Armadas, na efetividade de serviço ou na situação de reserva de disponibilidade, tendo prestado pelo menos 01 (um) ano de serviço efetivo, até 30 de setembro do ano do concurso, inclusive.

http://www.exercito.pt/sites/ESE/Formac ... ea_A_B.pdf

Snipers no Exército é só nas Operações Especiais --> http://www.exercito.pt/sites/CTOE/Forma ... NIPER.aspx

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23471
  • Recebeu: 4327 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3302/-4594
« Responder #4592 em: Outubro 29, 2013, 04:05:30 pm »
E nos Páras.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

« Responder #4593 em: Outubro 29, 2013, 04:28:33 pm »
Eu liguei de volta umas 5x, mas ninguém atendia e já procurei o numero aqui na internet e não apareceu nada, mas vou aproveitar e amanha ir ao centro de recrutamento para ver se afinal foram eles.
Obrigado pessosl

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #4594 em: Outubro 29, 2013, 06:48:36 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
E nos Páras.

Nos Precs, certo? Mas o curso é tirado no CTOE, certo?

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23471
  • +3302/-4594
« Responder #4595 em: Outubro 29, 2013, 06:52:25 pm »
no meu tempo dizia-se que eles tiravam no GOE/PSP. Já li aqui neste fórum que eles agora fazem o dito curso no CTOE e que para além dos Precs agora há uma secção de snipers em cada BIPara. Eu dúvido que haja armas para todo este pessoal, mas eu estou MUITO por fora.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #4596 em: Outubro 29, 2013, 06:56:47 pm »
Precs agora há uma secção de snipers em cada BIPara

:?:   :?:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11494
  • Recebeu: 2586 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
« Responder #4597 em: Outubro 30, 2013, 12:13:57 am »
Citação de: "PereiraMarques"

Era as FND ou era a QRF? É que as FND (no Afeganistão) são todas as forças militares portuguesas que por lá andam, e a QRF foi uma delas. A QRF também tinha um TACP da Força Aérea e agora já não há TACP.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23471
  • +3302/-4594
« Responder #4598 em: Outubro 30, 2013, 03:28:03 pm »
Citação de: "PereiraMarques"

Se fazem curso de snipers... são snipers. Mas na realidade eu não tenho a certeza de nada, a única forma de saber de certeza absoluta se há ou não Pára-quedistas com o dito curso era se houvesse algo do género na ETP. Como os cursos são tirados em Lamego, fica dificil saber isso.

Salvo erro no Afeganistão a QRF era constituida por uma Companhia de Comandos/Atiradores Pára-quedistas, mais a TACP da FAP e mais uma secção de Snipers (acho que nunca houve um DOE no Afeganistão). Houve sempre um DOE nas missões na Bósnia, Kosovo e Timor.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3334 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1225/-2042
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #4599 em: Outubro 30, 2013, 07:04:11 pm »
Salvo erro no Afeganistão a QRF era constituida por uma Companhia de Comandos/Atiradores Pára-quedistas, mais a TACP da FAP e mais uma secção de Snipers (acho que nunca houve um DOE no Afeganistão). Houve sempre um DOE nas missões na Bósnia, Kosovo e Timor.

Correcto Martelo.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

LuizVieira

• 6
  • +0/-0
« Responder #4600 em: Novembro 04, 2013, 05:10:51 pm »
Olá boa tarde,

Hoje infelizmente recebi um e-mail a dizer que fui "EXCLUIDO EM VIRTUDE DE NÃO REUNIR AS CONDIÇOES EXIGIDAS NO CONCURSO." para concorrer à sargentos, mas também não disseram concretamente o que faltou.

Eu tenho o 12º e um Curso de Especialização Tecnológica.. e foi esse curso que preenchi na parte de frequência universitária e eu gostaria de saber se é mesmo possível concorrer com um Curso de Especialização Tecnológica, é porque de resto eu enviei mesmo tudo certinho com a excepção da microrradiografia ao tórax em que supostamente eu poderia apresentar nas PCS como descrito no diário da república.

h) Microrradiografia ou raio X ao tórax, com o respetivo relatório:
i) Realizado nos 60 dias anteriores à data de entrega da candidatura;
ou
ii) Realizado nos 60 dias anteriores à data em que realizar as Provas
de Classificação e Seleção no Gabinete de Classificação e Seleção, no
caso de o candidato optar por aí os apresentar.

No entanto telefonei para eles e disseram-me para enviar um comprovativo de que eu realizei a microrradiografia e foi o que fiz, por isso penso que nessa parte não falhou..

Só estou mesmo intrigado em relação ao meu curso, porque de resto garanto que preenchi tudo certinho e enviei toda documentação necessária.
Se alguém souber, agradecia uma resposta, pois se for realmente possível.. tentarei novamente para o próximo concurso e rever o que poderá ter falhado.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #4601 em: Novembro 04, 2013, 05:23:39 pm »
Não sei qual o teu entendimento do que está em DR:
"c) Ter idade igual ou inferior a 27 anos, na data da formalização da candidatura, para candidatos habilitados com licenciatura e 24 anos para candidatos com frequência no ensino superior;"
http://dre.pt/pdf2sdip/2013/09/187000000/2963929641.pdf

mas para mim frequência de ensino superior é apresentar um comprovativo em como se está matriculado num estabelecimento de ensino superior, tendo realizado para isso as provas de ingresso. Correto?

O que é que um CET tem a ver com isso? É frequentado numa universidade? para entrares no mesmo fizeste as provas de ingresso no ensino superior?
Um abraço
Raphael

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #4602 em: Novembro 04, 2013, 09:20:29 pm »
Pois  :roll:

O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação do nível 5, de acordo com a Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho, que define os níveis de qualificação de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Oferta ... perior.htm

*

LuizVieira

• 6
  • +0/-0
« Responder #4603 em: Novembro 04, 2013, 10:19:21 pm »
@PereiraMarques, hmmm, realmente.. mas visto que um CET dá-nos equivalências universitárias eu julguei que fosse possível.. até porque a instituição que me foi dada a formação é particular e tem parceria com a universidade aqui da Madeira...

@raphael, a selecção dos alunos não foram bem através de "provas de ingresso", mas sim exercícios psicotécnicos e uma entrevista individual... como dito acima, não foi numa universidade, no entanto, existem sim CET's nas universidades.

É que muito infelizmente eu também não consegui entrar na recruta de praças que haverá agora em Novembro.. eram cerca de 200 candidatos para 30 vagas pelo que me foi dito, e eu acabei por ficar na reserva... e faço 21 anos agora em Dezembro, acho que irei arrepender-me para o resto da vida se não conseguir entrar no exército até aos 24... é algo que gosto bastante e gostaria de servir pelo menos os tais 6 anos de contracto e possivelmente tentar o QP.

Mas então, hipoteticamente falando.. se eu inscrever-me na universidade para o próximo ano lectivo 2014/15, poderei concorrer aos concursos de sargentos?

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #4604 em: Novembro 05, 2013, 12:46:43 am »
se abrirem novo concurso poderás obviamente. Tem atenção no seguinte são e serão sempre poucas vagas para sargento RC. Se a ideia é tentar o QP, podes sempre ingressar como Praça (mais vagas e hipoteticamente mais concursos) e depois tentar o QP para sargento. Vê os prós e contras e decide da melhor forma.
Um abraço
Raphael