Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1336201 Visualizações
Re: Ingresso no Exército
« Responder #3705 em: Agosto 04, 2011, 07:21:07 pm »
Obrigado pela reposta malina!

Mas se for fazer os psicoténicos novamente já sei eu que falhei.

É que as perguntas fizeram um pouco de confusão e na entrevista nem sempre respondi correctamente.

As repostas do "Sim e não" e as outras "verdadeiro e falso" e tambem "nenhuma vez, poucas, algumas, muitas e muitissimas" foram as decisivas na entrevista.

E triste chegar a ultima fase e reprovar.

Muitos foram espertos que não reponderam como na relidade mas passaram.

Eu fui demasiado realista e acho que isso lixou-me  :?

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3706 em: Agosto 04, 2011, 09:44:55 pm »
Será que foram espertos? Será que mentiram?
Não sei, eu quando fiz os testes para o Exército (CFS) eram 1000 perguntas nos de personalidade, muitas repetidas ou interligadas, ao mentir, acabas sempre por deslizar e a "máquina" descobre as incoerências.
O problema é quando as pessoas tentam dar a entender que são perfeitos ou o que supostamente acham que o Exército procura... e lixam-se. Posso adiantar que o Exército não procura só malta "porreira, fixe, social, certinho, etc". Se forem por aí, vão-se espetar... garantido! ;) Tocam nos extremos e depois aí, é catrapuz.

Não vou dizer que os de personalidade do Exército estão bem feitos, pessoalmente não acho, há perguntas que meteram (pelo menos para nós do CFS) no "Sim" e "Não" e não eram perguntas de "preto e branco"... mas pronto, também não é culpa dos testes os resultados que dão, porque há milhares de pessoas que passam por lá durante todo o ano.

Tenta de novo, se é o que queres. Se não tens nada a perder, porque não? Vai ao centro de recrutamento.

*

peixemorto

• 1
  • +0/-0
« Responder #3707 em: Agosto 05, 2011, 05:52:23 pm »
Boa tarde a todos.

Acabei de enviar o respectivo formulário para o centro de recrutamento. Ontem, fiz a pré-candidatura online no site da ETP e hoje segui com a papelada nos ctt. Para a semana devem receber a minha candidatura no Centro de Recrutamento (Lisboa). Pelas datas de incorporação, vejo que a próxima para pára-quedista é a 19 de Setembro. Acham que tenho possibilidades de ser chamado para as provas, e caso consiga fazer tudo direito, ingressar nesta próxima?

Outra questão... Pratico atletismo desde puto (provas oficiais, treinos, etc) e sou neste momento federado. Como tiramos tempos por Km, estou com uma média de 3.30/km nos Km iniciais (o valor varia consoante a distância da prova). Ora 2500m, é quase o aquecimento que fazemos antes de uma prova. A meu ver acho que faço bem a prova na casa dos 6 minutos num passo ritmado e sem acelerações ou sprints. Sei que não vou correr sozinho e a minha questão prende-se aí. Devo mostrar que consigo, e tentar um bom tempo, ou acompanhar o grupo?

Sobre as provas para a especialidade de pára, fiquei curioso em relação aos 8km, equipado, armado e com mais 5Kg. Espectacular :wink:  

Tenho um bocado de receio, pois não quero ser bom, mas não me quero enganar a mim próprio e basear a vida militar numa mentira. Quero levar isto a sério e assumir desde o inicio sinceridade, humildade e orgulho. Nem que tenha de me arrastar em campo. Desistir é que nunca! Que nunca por vencidos se conheçam.

Estou pronto para levar nas orelhas. Venham de lá essas vassouradas. :D

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3708 em: Agosto 06, 2011, 04:31:03 pm »
Para incorporar a 19 de Setembro é impossível. Esse é o tempo que levam até prestar provas, se calhar agora até mais, porque ao que parece andam a chamar malta para fazer uma pré-selecção antes da selecção.

E corres como quiseres. Não tens que acompanhar o grupo... é uma prova individual. E não são 2500m, são 2000m, mas corres os 12 minutos e fazes o melhor que consegues nesses 12 minutos.

As provas específicas para os paraquedistas fazes depois da formação inicial, pelo menos é assim que parecem estar a proceder agora.

*

mary.20

• 5
  • +0/-0
« Responder #3709 em: Agosto 06, 2011, 11:16:16 pm »
boa noite a todos!

Tou a tirar serviço social mas gostava imenso de poder ir para o exercito. será q alguem me pode dizer se é possivel exercer serviço social no exercito?

cumprimentos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #3710 em: Agosto 06, 2011, 11:19:29 pm »

*

mary.20

• 5
  • +0/-0
« Responder #3711 em: Agosto 06, 2011, 11:26:05 pm »
Muito obrigada pela prontidão a responder. É uma pena não ter serviço social. Sinceramente, acho q se há historia e sociologia também poderia haver serviço social. Enfim, independentemente disso gostaria de tentar fazer pelo menos a recruta porque já ando a pensar nisso à pelo menos dois anos, queria viver mesmo esta experiência. Tenho é um bocado de medo de não passar nos testes [textos] físicos.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3712 em: Agosto 10, 2011, 05:21:15 pm »
Não pode fazer "pelo menos a recruta". Se fizer a recruta é porque assinou um contrato. Se for como Praça, no mínimo de um ano. Se for como Sargento ou Oficial, no mínimo dois anos.

*

mary.20

• 5
  • +0/-0
« Responder #3713 em: Agosto 12, 2011, 09:35:39 pm »
Malina, desculpe a minha ignorância. não sabia que teria de ficar pelo menos um ano. pensava que podia fazer os três meses e depois optar por continuar ou não. Obrigada pelo esclarecimento.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #3714 em: Agosto 12, 2011, 10:08:58 pm »
Decreto-Lei n.º 289/2000, de 14 de Novembro
Regulamento da Lei do Serviço Militar

Artigo 48.º
Período experimental

1 — Considera-se experimental o período correspondente
à instrução básica e instrução complementar.
2 — Durante o período experimental e sem prejuízo
do disposto no número seguinte, pode qualquer das partes
rescindir unilateralmente o contrato, mediante
comunicação escrita apresentada com a antecedência
mínima de cinco dias.
3 — A comunicação da rescisão a que se refere o
número anterior, quando da iniciativa dos ramos das
Forças Armadas, deve ser fundamentada.

http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/86C9 ... 0/RLSM.pdf
http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ntoLSM.pdf

A Formação Inicial para Praças tem a duração de 12 semanas, sendo composta pela Instrução Básica (5 semanas), que culmina com o Juramento de Bandeira, e pela Instrução Complementar (7 semanas). O CFP é complementado pela Instrução da Especialidade cujo tempo de instrução varia consoante a especialidade atribuída.

Os Cursos de Formação de Oficiais e Sargentos têm a duração total de 16 semanas. É constituído pela Instrução Básica, durante 5 semanas, a qual culmina com o Juramento de Bandeira. Concluída a Instrução Básica, tem a início a Instrução Complementar Parte I, com a duração de 7 semanas, seguida da Instrução Complementar Parte II, com a duração de 4 semanas. Para além da formação referida, frequentam ainda a Especialidade, nas Escolas Práticas, de duração variável, consoante a Especialidade atribuída.

http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... nicial.pdf

*

pdcarvalho

• 30
  • +0/-0
« Responder #3715 em: Agosto 16, 2011, 12:31:34 pm »
Boas pessoal
Alguém me sabe dizer se a incorporação de Setembro está comprometida de alguma forma?
Eu fiz as PCS no Ra5 em Junho, e na semana passada ligarão-me do semtro de recrutamento da minha área a perguntar se ainda estava interessado em ingressar no exercito, lógico q respondi q sim, quero isto ais q tudo!
Mas com as noticias q se tem vindo a ver estou com medo que me cortem as bases, agora q estou tão perto!
Nada me garante q eu seja seleccionado, eu sei, mas to com grandes espectativas 
abraço
 :G-beer2:

*

MarikoYoshida

• 24
  • +0/-0
« Responder #3716 em: Agosto 18, 2011, 08:52:30 pm »
Boa Tarde
Não sei se existia um thread mais próprio para esta pergunta, mas não encontrei. Daqui a cerca de dois anos, quando terminar o meu curso, pretendo inscrever-me no exército. No entanto, tenho "medo" dos testes médicos, devido à minha má visão e a uma doença crónica do joelho.
- Terei de passar a usar lentes de contacto, ao invés de óculos, por ser mais seguro? Nunca usei lentes de contacto e sei que elas caem facilmente durante o exercício físico e dão-se mal com pó (ocorreu-me por exemplo em exercícios em que é preciso rastejar), podem inclusivamente cegar-me.
- Tenho um síndrome crónico no joelho direito, causado por ter praticado karaté quando era muito nova e os meus gémeos cresceram demasiado, é uma lesão típica dos futebolistas, aliás. Há cerca de dois anos fui operada e, apesar de já não ter dores crónicas e não me causar problema na actividade física, tenho um inchaço (que não desapareceu) na zona da rótula e PODE causar-me algumas dificuldades a ajoelhar-me, embora nem sempre. Acham que pode ser uma questão impeditiva de passar nos testes médicos? Se alguém me souber dizer de certeza que sim, não posso ter impedimento físico algum, eu irei ponderar submeter-me a cirurgia novamente, para ver se desta vez fico boa para poder passar nas provas. Eu julgo que existe um certo "limite" para as doenças crónicas, do género impedirem 5% da nossa actividade, mas não sei como isso está definido.
Virando costas ao Mundo orgulhosamente sós... Glória Antiga, volta para Nós... Alma Mater!
---
Morte ou gloria/Gritaram os bravos/Escrevendo na história/A bravura dos seus actos
Serão os actos de outrora/Esquecidos na memória/Será o passado duma vitória/ Da morte ou glória!

*

MarikoYoshida

• 24
  • +0/-0
« Responder #3717 em: Agosto 19, 2011, 04:51:14 pm »
Ah, tinha mais uma pergunta...
Imaginando que a minha licenciatura acaba em Julho, mas que as incorporações são em Setembro. Para ter tempo de fazer as provas, teria de enviar os papeis do recrutamento quando? E poderia enviar por exemplo em Maio, ainda não tendo acabado o curso, sendo que à altura das incorporações teria o curso acabado? Ou isso não é possível, tenho de ter o curso terminado, para poder ser incorporada como Aspirante a Oficial?
Virando costas ao Mundo orgulhosamente sós... Glória Antiga, volta para Nós... Alma Mater!
---
Morte ou gloria/Gritaram os bravos/Escrevendo na história/A bravura dos seus actos
Serão os actos de outrora/Esquecidos na memória/Será o passado duma vitória/ Da morte ou glória!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23482
  • Recebeu: 4334 vez(es)
  • Enviou: 3059 vez(es)
  • +3332/-4596
« Responder #3718 em: Agosto 19, 2011, 05:50:15 pm »
Citação de: "MarikoYoshida"
Boa Tarde
Não sei se existia um thread mais próprio para esta pergunta, mas não encontrei. Daqui a cerca de dois anos, quando terminar o meu curso, pretendo inscrever-me no exército. No entanto, tenho "medo" dos testes médicos, devido à minha má visão e a uma doença crónica do joelho.
- Terei de passar a usar lentes de contacto, ao invés de óculos, por ser mais seguro? Nunca usei lentes de contacto e sei que elas caem facilmente durante o exercício físico e dão-se mal com pó (ocorreu-me por exemplo em exercícios em que é preciso rastejar), podem inclusivamente cegar-me.

Não há problema usar óculos, afinal eu vi vários camaradas que usavam óculos. A questão é saber se não ultrapassas as dioptrias que o Exército autoriza.

:arrow: http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... ao1999.pdf

- Tenho um síndrome crónico no joelho direito, causado por ter praticado karaté quando era muito nova e os meus gémeos cresceram demasiado, é uma lesão típica dos futebolistas, aliás. Há cerca de dois anos fui operada e, apesar de já não ter dores crónicas e não me causar problema na actividade física, tenho um inchaço (que não desapareceu) na zona da rótula e PODE causar-me algumas dificuldades a ajoelhar-me, embora nem sempre. Acham que pode ser uma questão impeditiva de passar nos testes médicos? Se alguém me souber dizer de certeza que sim, não posso ter impedimento físico algum, eu irei ponderar submeter-me a cirurgia novamente, para ver se desta vez fico boa para poder passar nas provas. Eu julgo que existe um certo "limite" para as doenças crónicas, do género impedirem 5% da nossa actividade, mas não sei como isso está definido.

Pela minha experiência qualquer lesão que tenhas na vida civil, vai atrapalhar-te durante a instrução militar. Vi muito pessoal completamente estourado por causa de lesões antigas que voltaram a dar sinal de vida por causa da instrução.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

MarikoYoshida

• 24
  • +0/-0
« Responder #3719 em: Agosto 19, 2011, 06:39:06 pm »
Quanto aos olhos, eu já tinha lido essa tabela anteriormente... Não entendo é qual a que se aplica ao meu caso. E quando diz: Correcção máxima: 4 dioptrias esféricas e 1,50 cilíndricas é em ambos os olhos? É que num deles tenho exactamente isso. No outro tenho menos.

No que diz respeito à lesão... eu sei que me vou lixar toda, caso entre. A minha dúvida é se me deixam passar, da forma que está actualmente. Mas quando se quer, bem... já vou ter de treinar imenso e estafar-me a perder quilos e quilos para entrar. Também não morro por isso, mesmo que custe muito. O meu medo é falhar nas provas médicas por isto, que considerem impeditivo... Muito medo mesmo.
---