corapa
Não sei no Exército, mas sei que por exemplo na Força Aérea, o pessoal (salvo erro) do armamento só (ou maioritariamente) trabalha de noite. Se não é do armamento, sei que há uma especialidade que quase só opera de noite, lembro-me de terem falado disso. Bem como os Treinadores Tratadores de Cães Militares da Polícia Aérea (sub-especialidade) também fazem maioritariamente horário tarde-noite. Isto foi-me dito pelos próprios.
E claro como referiu, há sempre necessidade de pessoas a trabalhar de noite nas mais variadas especialidades. É algo corrente, pelo que não seria completamente estúpido o rapaz vir a fazer horário maioritariamente nocturno até se assim o quisesse.
Suponho que no Exército também deva haver coisas do género...
Rubenbras
Quantas vezes está-se de serviço nocturno? Ui isso depende muito de base para base e de especialidade para especialidade... há pessoas que fazem isso uma vez por ano, outras uma vez a cada seis meses e outras uma vez ou mais por mês... é consoante as necessidades.
Se é assim tão mau como dizem? Em parte sim. Se é uma perda de tempo? Se é algo que realmente queres mesmo, se tens força de vontade, se tens vocação, nunca será uma perda de tempo nem que aquilo se torne terrivelmente mau. Se não tiveres vocação, se vais lá só largar a pujança da juventude, se vais lá pelo dinheiro, possivelmente será uma perda de tempo... uma coisa é certa, se fores lá, aconselho-te a continuares os estudos custe o que custar.
Eu falando por mim, se vier a entrar (estou a pensar entrar na Força Aérea) vou estudar muito para tirar ou mais uma licenciatura, ou entrar para a Academia da Força Aérea. Estudos, nunca são a mais. E vai requerer muito sacrifício: cortar saídas, ser responsável, saber que tem que se estudar depois de um dia estafante de trabalho...mas vai valer a pena, se conseguir, vai mesmo!