Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1332271 Visualizações
*

Dmilito22

• 6
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2280 em: Maio 08, 2010, 09:06:42 pm »
Citação de: "Malina"
Citação de: "Dmilito22"
Boas! Eu queria saber se algum de vocês me poderia dar uma informação.
Eu tenho 17 anos para o ano acabo o 12º ano e queria ingressar nas Operações Especiais, para posteriormente ir para a academia militar.
Eu tenho uma duvida que é se nao posso ingressar nas OE pois eu uso óculos.. a minha graduação é baixa mas eu queria mesmo saber se posso. Desde puto que sonho com isto.. era um verdadeiro "parte-coraçoes" se nao pudesse pois uso oculos...  :(

Obrigado cumps a todos!

http://www.exercito.pt/recrutamento/tab ... ao1999.pdf

Exército: tropas especiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Força Aérea: os constantes da tabela A, não incluídos em qualquer das tabelas especiais.

Acuidade Visual:
10/10 num olho e não inferior a 7/10 no outro, devendo atingir com correcção 10/10.

Agora só tu é que sabes se cumpres com o mínimo ou não. Mas este é o requisito.

Peço desculpa pela minha ignorância, mas não percebi muito bem a resposta. O que queria mesmo saber é, que mesmo que cumpra esses parâmetros de acuidade visual, mas use óculos na mesma, se posso ingressar nas Operações Especiais?

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #2281 em: Maio 08, 2010, 10:46:40 pm »
Claro que se cumprires esses parâmetros, podes entrar. Mas não te deve dar jeito usares óculos durante missões (digo eu? Nunca usei óculos), usas lentes...
Eu já vi N militares, em várias forças armadas, a usar óculos, muitos deles de infantaria.

Lembro-me até de um militar de infantaria em França a testar o modelo de "soldado do futuro" FELIN e lembro-me que ele usava óculos, e perguntei a mim mesma como raio dava jeito... mas a verdade é que já vi muitos militares usarem. Agora de operações especiais, comandos, etc, por acaso não me recordo, mas talvez usem lentes ou apostem numa operação?
Podes sempre enviar um e-mail ao centro de recrutamento a perguntar.

militarydream

Com o 12º e se és bom aluno e queres fazer carreira, só tenho uma resposta para ti: Academia Militar. Tens boa carreira garantida. Ramo Infantaria.
Se queres mais "acção" e queres também carreira, só há também uma resposta para ti: Escola de Sargentos.

A verdade é que se arriscares e entrares como Praça em RC, ou Sargento RC, podes não vir a ter sorte, e garanto-te que não é fácil. O melhor, e se queres mesmo fazer carreira lá, é indo pela Academia ou Escola de Sargentos do Exército. Sem rodeios.

Queres área de combatente? Vai para Infantaria, Atirador. É o "básico dos básicos". Suponho que é isso que queres dizer. Mas se queres mesmo mais acção e missões no estrangeiro, e tens vontade e força para isso, ingressa uma das três tropas especiais: Operações Especiais, Comandos ou Paraquedistas.

Quanto até onde podes fazer carreira... depende de mil e uma coisas.

Basicamente:

12º, integrando a Academia Militar, vais para os Quadros Permanentes e tens carreira até à reforma. Serás Oficial a vida toda.
12º, integrando a Escola de Sargentos para Sargento dos QP, vais para os Quadros Permanentes e tens carreira até à reforma. És Sargento a vida toda. Podes vir a ter sorte de conseguir subir a Oficial, mas não te fies muito nisso.
12º, integrando a classe de Sargentos ou Praça RC, ficas lá 6 anos de contrato. Depois desses 6 anos, ou ingressas na ESE e consegues um espacinho nos QP como Sargento, ou vens-te embora. Sejas já Sargento RC ou sejas Praça RC.

Financeiramente, como perguntas, o Exército é e sempre será uma boa opção. Tens ordenados acima da média e és sempre pago a horas, queres melhor hoje em dia?

« Responder #2282 em: Maio 09, 2010, 12:19:03 am »
militarydream

Com o 12º e se és bom aluno e queres fazer carreira, só tenho uma resposta para ti: Academia Militar. Tens boa carreira garantida. Ramo Infantaria.
Se queres mais "acção" e queres também carreira, só há também uma resposta para ti: Escola de Sargentos.

A verdade é que se arriscares e entrares como Praça em RC, ou Sargento RC, podes não vir a ter sorte, e garanto-te que não é fácil. O melhor, e se queres mesmo fazer carreira lá, é indo pela Academia ou Escola de Sargentos do Exército. Sem rodeios.

Queres área de combatente? Vai para Infantaria, Atirador. É o "básico dos básicos". Suponho que é isso que queres dizer. Mas se queres mesmo mais acção e missões no estrangeiro, e tens vontade e força para isso, ingressa uma das três tropas especiais: Operações Especiais, Comandos ou Paraquedistas.

Quanto até onde podes fazer carreira... depende de mil e uma coisas.

Basicamente:

12º, integrando a Academia Militar, vais para os Quadros Permanentes e tens carreira até à reforma. Serás Oficial a vida toda.
12º, integrando a Escola de Sargentos para Sargento dos QP, vais para os Quadros Permanentes e tens carreira até à reforma. És Sargento a vida toda. Podes vir a ter sorte de conseguir subir a Oficial, mas não te fies muito nisso.
12º, integrando a classe de Sargentos ou Praça RC, ficas lá 6 anos de contrato. Depois desses 6 anos, ou ingressas na ESE e consegues um espacinho nos QP como Sargento, ou vens-te embora. Sejas já Sargento RC ou sejas Praça RC.

Financeiramente, como perguntas, o Exército é e sempre será uma boa opção. Tens ordenados acima da média e és sempre pago a horas, queres melhor hoje em dia?

agradeço pela resposta completa desde já mas ainda fiquei com algumas questoes

Para integrar a Escola de Sargentos preciso de fazer primeiro a recruta básica? ou necessito apenas do 12º ano?
E quais sao as diferenças entre a E.S. e a Academia Militar? para te ser sincero, (modestias a parte) apesar de ser inteligente e ser bom aluno, continuar a aprofundar os estudos na A.M. nao me cativa muito! o que quero perguntar é se a E.S. e a A.M. sao semelhantes academicamente

quanto as eventuais provas fisicas creio estar apto na altura; tenho mais receio das outras provas que desconheço, poderas informar me sobre elas?

E uma ultima questao, acabando a E.S. poderei servir Portugal no estrangeiro? (é o meu principal objectivo)

Mt obrigado

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #2283 em: Maio 09, 2010, 01:37:58 pm »
Citação de: "militarydream"

agradeço pela resposta completa desde já mas ainda fiquei com algumas questoes

Para integrar a Escola de Sargentos preciso de fazer primeiro a recruta básica? ou necessito apenas do 12º ano?

Isto é uma pergunta que fizeram e não tenho bem a certeza.
Para entrares como Sargento dos QP através da Escola de Sargentos precisas apenas do 12º ano completo. No entanto, pelo conhecimento que tenho, tens que ter um ano completo de serviço no Exército como Praça ou Sargento. Ou seja, candidatavas-te agora como Praça, fazias um ano de serviço completo e depois candidatavas-te à Escola de Sargentos para o QP.
Mas (isto é apenas um mas) também já ouvi falar de pessoas que se candidatam como civis. Nesse aspecto aconselho-te a enviares um e-mail ao centro de recrutamento a perguntar melhor, porque foi só um "ouvi dizer" e não consigo encontrar essa informação concretamente.

E quais sao as diferenças entre a E.S. e a Academia Militar? para te ser sincero, (modestias a parte) apesar de ser inteligente e ser bom aluno, continuar a aprofundar os estudos na A.M. nao me cativa muito! o que quero perguntar é se a E.S. e a A.M. sao semelhantes academicamente

Não são. A Academia Militar dá-te uma licenciatura, a qual também te dá equivalência a um curso do civil. Ou seja, sais da A.M. és licenciado. No caso da E.S. não (penso que excepto os Enfermeiros, e coisas do género), pelo menos é essa a ideia que tenho. Quem sai da Academia Militar é Oficial, quem sai da Escola de Sargentos é Sargento. Em termos Hierárquicos um Oficial é superior a um Sargento, pelo que tem outras responsabilidades, e como é óbvio, um Oficial irá ganhar bem mais que um Sargento.

quanto as eventuais provas fisicas creio estar apto na altura; tenho mais receio das outras provas que desconheço, poderas informar me sobre elas?

Ora bem, para Praças:
http://www.exercito.pt/recrutamento/provas_fisicas.html

Para Sargentos:
http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.p ... isicas.htm

Para a Academia Militar:
http://www.academiamilitar.pt/prova-de- ... isica.html

Para além das provas físicas, há as provas psicotécnicas (provas de lógica, matemática, português, tipo aquelas provas de testes de QI, provas de coordenação, psicologia de grupos, etc) e as provas médicas (para ver se não tens problemas de saúde que possam impedir-te de seres militar).

E uma ultima questao, acabando a E.S. poderei servir Portugal no estrangeiro? (é o meu principal objectivo)

Mt obrigado

É assim... isso depende muito do que eles precisam. Na sua base, claro que sim. Eles precisam de Sargentos no exterior a servir nas missões. No entanto há sempre um número limitado, e nem todas as especialidades vão. As que têm maior probabilidade são, como eu disse, os que são das Tropas Especiais (Comandos, Operações Especiais e Paraquedistas, com mais probabilidade os dois primeiros).
Honestamente estes são os que se ouvem mais. Depois claro está, médicos, enfermeiros. Depois, suponho que tenham também alguns elementos de cavalaria e alguns de infantaria, mas esses ouve-se falar menos e possivelmente são em menor número.

A questão é que tens que pensar bem no que queres fazer, para depois escolheres e não saires desiludido de lá.

Seja qual a tua opção, treina muito bem as provas físicas, sobretudo aquelas que envolvem a componente de decisão, como o pórtico, a vala e o muro. Muitos vão lá com a mania que são grandes atletas (e até o são), depois no momento errado têm uma quebra de confiança ou medo ou indecisão e falham (basta um segundo no momento em que vais saltar ou que estás em cima do pórtico para estragar tudo).

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • Recebeu: 2584 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
« Responder #2284 em: Maio 09, 2010, 02:33:42 pm »
Citação de: "militarydream"
com 19/20 anos é uma boa idade para entrar no exercito nacional?

É.

fazer parte do exercito a longo prazo é uma boa escolha de carreira? (financeiramente, ETC)

Isso é uma opinião e cada pessoa tem que ter a sua, há quem diga que não, financeiramente não fique à espera de ficar rico, mas que tem um ordenado certo ao fim do mês isso tem.

que postos posso atingir com 12º ano concluído e com o passar dos anos?

Com o passar dos anos... aquilõ não é para tar sentado à espera do passar dos anos, há que concorrer a cursos para progredir na carreira, quer seja oficial QP ou sargento QP, um oficial QP pode chegar a General, um sargento QP pode chegar a Sargento-Mor.

existe algum posto tipo "combatente" ? o que eu oiço falar é transportes e cenas assim... mas o meu objectivo é ser combatente, ha algo assim? (desculpem me a ignorancia)

Isso não são postos, são especialidades, a que lhe deve interessar deve ser infantaria, há vários tipos de infantaria, temos desde a infantaria mecanizada/motorizada que é mais "normal", e temos os Pára-quedistas, Comandos e Operações Especiais que são unidades de infantaria mais "especiais".

quanto as provas fisicas faço 1h30m de ginasio 6 dias por semana acho que chegara para quando for a altura da recruta, nao sei...

Cuidado com o ginásio, veja lã se não fica muito "inchado" e depois não consegue correr, interessa ter força mas interessa talves mais é ter resistência.

*

Dmilito22

• 6
  • +0/-0
« Responder #2285 em: Maio 09, 2010, 04:09:12 pm »
Claro que se cumprires esses parâmetros, podes entrar. Mas não te deve dar jeito usares óculos durante missões (digo eu? Nunca usei óculos), usas lentes...
Eu já vi N militares, em várias forças armadas, a usar óculos, muitos deles de infantaria.

Lembro-me até de um militar de infantaria em França a testar o modelo de "soldado do futuro" FELIN e lembro-me que ele usava óculos, e perguntei a mim mesma como raio dava jeito... mas a verdade é que já vi muitos militares usarem. Agora de operações especiais, comandos, etc, por acaso não me recordo, mas talvez usem lentes ou apostem numa operação?
Podes sempre enviar um e-mail ao centro de recrutamento a perguntar.

Obrigado, já enviei, estou á espera da resposta, é que sempre me interessou a especialização de Atirador... não há outra forma de tirar essa especializção sem ser nas Operações Especiais?

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #2286 em: Maio 09, 2010, 05:39:01 pm »
Obrigado, já enviei, estou á espera da resposta, é que sempre me interessou a especialização de Atirador... não há outra forma de tirar essa especializção sem ser nas Operações Especiais?
Dentro da própria Infantaria, tens o curso de atirador, sem ser necessário o Curso de OpEsp...

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
« Responder #2287 em: Maio 09, 2010, 07:05:15 pm »
Dmilito22 se tens problemas visuais por mais baixo que sejam, esquece, mas esquece mesmo qualquer tipo de tropa especial que não lá entras.

*

papereira

• 1
  • +0/-0
« Responder #2288 em: Maio 09, 2010, 08:20:22 pm »
Boa noite camaradas,
é o seguinte eu concorri para o 2º CFO 2010, aquele que terá início a 19 de Julho se não me engano e gostava de perguntar se algum ou alguns dos participantes tem ideia do que consiste a especialidade Transmissões - Armas -. A UUTM sei o que é, agora a "Armas" realmente é uma incógnita.

Se alguém me pudesse ajudar, agradecia pois tenho as provas dia 13 e 14 deste mês ali na Ajuda e gostaria de ir para lá já com uma ideia mais bem definida das especialidades que irei pôr como opção.

Obrigado e cumps

*

Dmilito22

• 6
  • +0/-0
« Responder #2289 em: Maio 09, 2010, 11:11:56 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Dentro da própria Infantaria, tens o curso de atirador, sem ser necessário o Curso de OpEsp...
Mas é o mesmo curso que se tira nas Operações Especiais? então porque que o há na infantaria e nas OE?
Obrigado

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #2290 em: Maio 09, 2010, 11:55:30 pm »
Mas é o mesmo curso que se tira nas Operações Especiais? então porque que o há na infantaria e nas OE?
Obrigado

"Atirador" é uma especialidade de Infantaria Ligeira.
Dentro de Infantaria Ligeira há várias sub-especialidades, sendo que "Atirador" é uma delas.

Não tem nada a ver com os cursos das Operações Especiais. É um curso de Tropa Normal.

http://www.exercito.pt/recrutamento/inf ... geira.html

Podes ver aqui.

papereira  

Ainda há umas páginas atrás tentei dar essa mesma resposta a alguém que perguntou isso.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #2291 em: Maio 10, 2010, 01:19:28 am »
Dentro de Infantaria Ligeira há várias sub-especialidades, sendo que "Atirador" é uma delas.

Não está correcto. As especialidades de Infantaria Ligeira são: Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas (Paraquedistas ainda se podem dividir em sub-especialidades). Atirador é uma das especialidades da Infantaria Mecanizada/Motorizada.

Para que toda a gente perceba, Atirador é a especilidade mais básica e numerosa de qualquer exército, é o "normal soldado de Infantaria". Portanto, militares de Operações Especiais, Comandos, etc., são, obviamente, atiradores e ainda "mais qualquer coisa".

No Exército as especialidades e as próprias unidades organizam-se por Armas e Serviços, sendo que as Armas são: Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia e Transmissões.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #2292 em: Maio 10, 2010, 01:57:00 am »
Citação de: "PereiraMarques"

Não está correcto. As especialidades de Infantaria Ligeira são: Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas (Paraquedistas ainda se podem dividir em sub-especialidades). Atirador é uma das especialidades da Infantaria Mecanizada/Motorizada.

Olhe não sei mas no que toca a Praças pelo menos no site do Exército vem assim.
Por acaso lembro-me do meu namorado ter perguntado isso no Centro de Recrutamento e lá o Sargento disse que nesse aspecto não faziam distinção nos Praças no que toca a Ligeira ou Mecanizada, era tudo o mesmo. A única diferença eram os que eram de campanha e os que eram tropas especiais. Coisa assim...
Ou então fui eu que não percebi tudo o que o homem explicou, também não estava a prestar 100% atenção, estava a ler os folhetos e as folhas com as aberturas de concurso, porque não era uma dúvida que me interessasse e já estava fora do horário do Centro. Peço então desculpa se meti ali algum erro.

*

Dmilito22

• 6
  • +0/-0
« Responder #2293 em: Maio 10, 2010, 12:38:53 pm »
Obrigado

Não tem nada a ver com os cursos das Operações Especiais. É um curso de Tropa Normal.

http://www.exercito.pt/recrutamento/inf ... geira.html

Podes ver aqui.

Ah obrigado agora ja percebi! pensava que era atirador furtivo, aquele que se faz depois de fazer a especialização das Operações Especiais.
Bem parece que tenho de escolher outra especialidade visto que nao posso ingressar nas operaçoes especiais... parece me um pouco discriminatório, pelo facto de usar oculos, mesmo de baixa graduaçao, não poder ingressar em qualqer tropa especial. Até porque já vi várias vezes imagens de Marines Americanos no Iraque e no Afeganistão a usarem óculos e Rangers e os Airborne Americanos. Só penso que é um pouco injusto...

*

jakobitto

• 14
  • +0/-0
« Responder #2294 em: Maio 10, 2010, 01:48:20 pm »
Citação de: "jakobitto"
Boa tarde...

Concorri o curso de formação de sargentos em regime de contrato fui agora chamado às provas...estou um pouco indeciso o que fazer da minha vida pois to a concorrer tambem para agente  GNR...todos os meus amigos ex-militares e agora guardas quer gnr quer psp me dizem que me vou arrepender se for pro CFS pois é uma situação a contrato pois os vencimentos liquidos durante e após o curso nada tem a ver com a tabela de remunerações do site do exercito...
Sera que eu posso sair durante o curso??tenho de indemnizar o exercito etc??
Qual a vossa opinião???

abraço Jakob

Estás assim tão preocupado por causa do salário? Não te preocupes que ganhas mais do que cá fora... nunca ouvi falar que não cumpriam com os salários e que não correspondem à tabela de remunerações no Exército. Claro que sobre as tabelas tens os descontos, mas sempre ouvi dizer que depois também tens direito a um subsídio qualquer de condição militar que quase anula os descontos normais (SS, IRS, etc).

Sair durante o curso, podes, mas sinceramente acho que isso depois vai influenciar a tua ida à GNR porque também pertence às Forças Armadas... Se já tiveres contrato assinado (não sei em que parte se assina o contrato, se antes, se depois), tens que indemnizar como em qualquer emprego excepto se saires consoante as condições como em qualquer trabalho. Pelo menos foi isto que um Sargento me disse uma vez no Centro de Recrutamento.

Já agora também tenho uma dúvida.
Se uma pessoa se candidatar a CFO, e for Oficial, quando acabar o contrato pode candidatar-se à GNR? Não, pois não? Porque Oficiais só através da Academia Militar e Guarda já não pode ser senão é o mesmo que descer de posto? E em relação à PSP? Já que a PSP já não tem a ver com as Forças Armadas.

Quando dizes "tenho de indemnizar como em qualquer emprego excepto se saires consoante as condições como em qualquer trabalho"
Em qualquer trabalho desde que avises com um mes de antecedencia não ha qualquer indemnização...