Obrigada por me terem tirado as dúvidas. Mas acho isso estranho de deixarem os Sargentos descer de posto, mas os Oficiais não? Sendo assim devia eu candidatar-me a Sargento em vez de Oficial e ficava melhor...
Pois bem me parecia que para a PSP já podia, também não era mal pensado, se bem que a vantagem por ter-se sido militar não é evidente, mas já é uma escapatória.
PedrOliveira
Pensava que com 27 anos completos não se podia já ingressar? Mas olha acho que tens que avisar, pelo menos não custa nada avisares, e tens que chegar lá antes das 23h, acho que é isso.
sarita_mota
Bem realmente essa segunda vez foi burrice mesmo, espero que tenhas aprendido a lição!
Quanto aos QP, pela Academia Militar já não podes. Pela Escola de Sargentos, para aceder aos QP acho que tem que se ser primeiro Praça ou Sargento durante um ano e não ter mais de 24 anos 31 de Dezembro do ano do concurso. Já ouvi falar de civis concorrerem directamente à ESE para os QP mas não tenho a certeza da idade limite, mas já ouvi falar 25 anos.
Claro que há sempre concursos internos para entrada nos quadros permanentes, e não devem ser tão rigorosos no que toca à idade, mas é sempre mais complicado e com maior concorrência.
Através do Exército não podes tirar um Curso, dão-te é estatuto de trabalhador-estudante e podes tirar o curso enquanto trabalhas, mas estás sempre sujeita ao trabalho de militar, ter que fazer serviços, exercícios, etc. É sempre difícil estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas com vontade consegue-se! Se entrares numa especialidade mais de escritório talvez seja mais fácil conciliares as coisas.
Quanto a missões, depende ao que se refere. Já ouvi que PEs até fazem coisitas de vez em quando, mas nada de especial. As tropas especiais é que em geral têm mais missões nos exterior.