Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1333304 Visualizações
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2130 em: Fevereiro 22, 2010, 07:31:50 pm »
Olá, eu liguei para o centro de recrutamento de Lisboa em Belém, e disseram me que as inscrições para o 2ºcurso CFS abre em Abril. Se alguem quiser saber, lol já sabe. adeusinho

*

Thronar

• 5
  • +0/-0
« Responder #2131 em: Fevereiro 24, 2010, 04:37:05 am »
Alguém sabe me dizer se com a Licenciatura de Gestão Turística e Hoteleira dá para me candidatar a oficial ( não interessa a especialidade) da Força Aérea, exercito ou Marinha? Em regime de contracto.
Acabei o curso o ano passado e ando tentado em seguir carreira ( o tempo do contracto hehe) na Força Aérea, exercito ou Marinha como Oficial mas a minha grande duvida será que com o meu curso haverá alguma especialidade que aceite a minha licenciatura?

*

flasob

• 2
  • +0/-0
« Responder #2132 em: Fevereiro 24, 2010, 10:05:33 am »
Bom dia pessoal;sou novo aqui.Desde já aproveito para cumprimentar todos.

Alguém sabe o que faz um 2º furriel da especialidade de Alimentação?É ele que coordena as coisas na cozinha ou faz trabalho de cozinheiro também?

cumprimentos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #2133 em: Fevereiro 24, 2010, 11:41:16 am »
Citação de: "Thronar"
Alguém sabe me dizer se com a Licenciatura de Gestão Turística e Hoteleira dá para me candidatar a oficial ( não interessa a especialidade) da Força Aérea, exercito ou Marinha? Em regime de contracto.
Acabei o curso o ano passado e ando tentado em seguir carreira ( o tempo do contracto hehe) na Força Aérea, exercito ou Marinha como Oficial mas a minha grande duvida será que com o meu curso haverá alguma especialidade que aceite a minha licenciatura?

Como já tenho explicado à especialidades que aceitam qualquer licenciatura:

AF01 — Infantaria mecanizada motorizada e AF02 — Infantaria
igeira
Qualquer Licenciatura ou bacharelato, com prioridade para as Licencia-
uras em Educação Física, Ciências do Desporto e Motricidade Humana
AF03 — Artilharia de Campanha e AF04 — Artilharia antiaérea
uras em Engenharia Geográfica, Geofísica, Cartografia e Meteorologia
AF05 — Cavalaria
uras em Educação Física, Ciências do Desporto e Motricidade Humana

http://dre.pt/pdf2sdip/2009/04/084000000/1728717288.pdf

*

flasob

• 2
  • +0/-0
« Responder #2134 em: Fevereiro 24, 2010, 10:19:38 pm »
Citação de: "flasob"
Bom dia pessoal;sou novo aqui.Desde já aproveito para cumprimentar todos.

Alguém sabe o que faz um 2º furriel da especialidade de Alimentação?É ele que coordena as coisas na cozinha ou faz trabalho de cozinheiro também?

cumprimentos

ninguém sabe responder?não tenho urgência em saber mas se por acaso alguém que tenha pertencido a esta especialidade puder responder agradecia.

cumprimentos

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #2135 em: Fevereiro 24, 2010, 10:53:50 pm »
Os cozinheiros são praças ou civis.
Um 2FUR tera uma função de coordenação seja na cozinha, refeitorios, messes, deposito de generos ou uma qualquer outra área  ligada à alimentação.

« Responder #2136 em: Fevereiro 25, 2010, 02:23:10 pm »
Boas pessoal!
Tenho algumas dúvidas e gostaria que me esclarecessem se conseguirem. É o seguinte:
Estou agora a acabar o meu curso de Licenciatura em Enfermagem e deparei-me recentemente com a possibilidade de ingresso no Exército através de um rapaz que me aliciou a entrar.
Este mesmo rapaz disse-me que sendo eu licenciado depois de fazer a recruta passaria a oficial.
1º ponto, a recruta para oficiais e para sargentos etc é a mesma coisa? Lamento mas não entendo muito disto.
2º Sendo eu Enfermeiro, se depois entrar para o Exército continuo a exercer como Enfermeiro ou exerço outras funçoes (tipo treinos militares etc..)?
3º Li no site do Exército que podemos estar em contrato ou entrar para o quadro. Esse mesmo rapaz do inicio disse-me que depois dos 6 anos passamos ao quadro. Isso é certo? Ou podemos vir para a rua depois dos 6 anos?
Tenho mais algumas dúvidas mas para matar este bixinho inicial agradecia que me respondessem a estas perguntas por favor.
Cumprimentos a todos.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #2137 em: Fevereiro 25, 2010, 03:17:32 pm »
Citação de: "Nurse_Captain"
Este mesmo rapaz disse-me que sendo eu licenciado depois de fazer a recruta passaria a oficial.

Falso. Tal como na "vida civil" os enfermeiros são "licenciados de segunda classe" pertencem à classe de Sargentos e não à classe de Oficiais.

1º ponto, a recruta para oficiais e para sargentos etc é a mesma coisa? Lamento mas não entendo muito disto.

As diferenças mais significativas devem ser na messe (i.e. refeitório) :mrgreen: .

2º Sendo eu Enfermeiro, se depois entrar para o Exército continuo a exercer como Enfermeiro ou exerço outras funçoes (tipo treinos militares etc..)?

Se está a concorrer para a especialidade de enfermeiro obviamente que fica em enfermeiro. Há é especialidades em que podem concorrer licenciados em qualquer área, nomeadamente especialidades ligadas às Armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia, e ai obviamente que exercem funções ligadas a essa área e não como enfermeiros...Não se devem é que esquecer que se estão no Exército são Militares e não são "simplemente enfermeiros" ou outros "técnicos" quaisquer e, se por acaso, ordenarem que têm de fazer tal exercício físico ou tal exercício de tiro têm de o fazer...ainda que não seja muito expectável que o façam!

3º Li no site do Exército que podemos estar em contrato ou entrar para o quadro. Esse mesmo rapaz do inicio disse-me que depois dos 6 anos passamos ao quadro. Isso é certo? Ou podemos vir para a rua depois dos 6 anos?

Obviamente que não é certo, que não é automático. Depende dos concursos que abrirem para os Quadros Permanentes, se abrirem 10 vagas e concorrem 30 candidatos ficam os 10 candidatos melhor classificados e os outros vão para a rua!

« Responder #2138 em: Fevereiro 25, 2010, 03:54:04 pm »
Desculpe mas não entendi essa do licenciados de segunda classe? Que eu sabia uma licenciatura é uma licenciatura..não há licenciaturas de primeira ou de segunda..pelo menos na "vida civil". Pode explicar?
Cumprimentos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #2139 em: Fevereiro 25, 2010, 03:56:54 pm »
Os enfermeiros não ganham muito menos que os médicos ou outros licenciados em categorias profissionais equivalentes? Pelo menos é que dizem os vossos sindicatos :mrgreen: ...mas se não é assim...

« Responder #2140 em: Fevereiro 26, 2010, 02:38:40 pm »
O amigo continua sem me explicar as "classes" de licenciados. Sim deveras ganhamos menos que alguns licenciados do público, alias, de todos somos os que ganhamos menos, mas isso deve-se á ignorância de quem manda, porque quando se vêm sem nós...ai jesus meu deus vinde cá rapido né? Mas isso são outros 500...
O amigo pode-me mostrar algum documento que descreva as classes e que determine que um Enfermeiro é um licenciado de 2ª?

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #2141 em: Fevereiro 26, 2010, 02:49:15 pm »
Infelizmente essa situação passa-se tanto na sociedade civil, como no Exército. Imagine que de entre as licenciaturas possíveis o pessoal ingressa como Oficial, e a de enfermagem, apenas lhe dará acesso à classe de Sargentos, e nem conheço sequer algum enfermeiro que seja ou tenha sido alguma vez Oficial do Exército. Como vê, a "tropa" é somente o espelho desta sociedade actual.

Cumprimentos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #2142 em: Fevereiro 26, 2010, 03:27:25 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Infelizmente essa situação passa-se tanto na sociedade civil, como no Exército. Imagine que de entre as licenciaturas possíveis o pessoal ingressa como Oficial, e a de enfermagem, apenas lhe dará acesso à classe de Sargentos, e nem conheço sequer algum enfermeiro que seja ou tenha sido alguma vez Oficial do Exército. Como vê, a "tropa" é somente o espelho desta sociedade actual.

Cumprimentos

"Nurse_Captain" é preciso explicar mais alguma coisa ou percebeu do que é que estou a falar :?:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23469
  • Recebeu: 4327 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3303/-4594
« Responder #2143 em: Fevereiro 26, 2010, 03:41:10 pm »
Actulamente quem vai para Enfermeiro vai para a Classe de Sargentos, tive uma colega de escola que é 1º Sargento QP e é enfermeira. Ouvi dizer que tinha havido militares (enfermeiros) que tinham levado o caso a tribunal, já que como licenciados deviam ser Oficiais. Nunca mais ouvi nada em relação a isso, por isso não sei a quantas anda o processo.

Esta história faz-me lembrar-me a história que uma minha conhecida contou-me que tinha tido um colega de liceu que era burro que nem uma porta, ela não teve média para medicina ficou em enfermagem, ele não teve média para enfermagem foi para medicina (em Espanha). :twisted:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #2144 em: Fevereiro 26, 2010, 07:15:42 pm »
O caso dos sargentos enfermeiros no exército tem feito correr muita tinta e há-de demorar até ser esclarecido, passando estes ou não para a classe de oficiais.
Os enfermeiros militares, do quadro permanente (pois tambem os há em RC) são sargentos formados na Escola do Serviço de Saude Militar e até 1994  com passagem pela Escola de Sargentos do Exército ( um ano lá de parte geral e os restantes 3 na ESSM - parte especifica); actualmente apenas lá passam cerca de 2 a 4 semanas
E são sargentos porque apenas a Academia Militar e Escola Superior Politécnica do Exército (curso que actualmente está parado), formam oficiais do QP.
Há no entanto enfermeiros que são oficiais, que são aqueles que oriundos da classe de sargentos, frequentaram a ESPE e mantiveram a formação técnica.
Nos hospitais militares há vários.
É um problema do nosso exército que não se põe por exemplo em Espanha, em que os enfermeiros são oficiais.

Cumprimentos